O feijão de aspargo começou a ser usado na alimentação muito mais tarde do que o feijão de descasque. Mas no século 18, italianos curiosos decidiram provar exatamente as vagens verdes imaturas. Gostaram da novidade e logo se enraizaram na culinária italiana. E apenas décadas depois, os europeus criaram uma variedade especial, que chamaram de feijão verde ou feijão de aspargo.
É a Itália que abriga a variedade de feijão Borlotto, popular na Europa. Lá ele foi criado e chamado - "Borlotti". Esta variedade é muito apreciada na Ucrânia, pois é ideal para o prato principal do borscht. Um tipo especial de "Borlotto" é que cozinha muito rapidamente. E isso é muito importante para o feijão, porque geralmente ele tem que ficar de molho durante a noite, e depois cozinhar por muito tempo até estar totalmente cozido.
Este feijão também é valorizado por suas propriedades benéficas. Ele contém uma grande quantidade de proteínas e é adequado até mesmo para alimentos dietéticos. Ele também contém potássio, iodo, ferro, zinco, sódio, magnésio e outros oligoelementos importantes. É importante notar que os grãos de espargos contêm várias vezes menos kcal, apenas 31 kcal por 100 ge grãos de grãos - 298 kcal.
Agora será lógico descobrir o que há de tão especial na variedade Borlotto e se vale a pena cultivar esses grãos em seu jardim.
Características da variedade
Existem informações bastante controversas sobre o feijão "Borlotto". Alguns dizem que é uma planta do mato, enquanto outros dizem que está trepando. Provavelmente, existem várias variedades. Além disso, uma característica da variedade é que esses grãos podem ser consumidos em diferentes graus de maturação.
Borlotto é usado na culinária como:
- feijão de corda;
- sementes semi-secas jovens;
- grãos totalmente maduros.
Na época de maturação, a variedade pertence ao estágio de maturação precoce. Demora até 60 dias desde a primeira germinação até o início do amadurecimento, embora os frutos verdes imaturos possam ser colhidos muito mais cedo. Para obter sementes secas totalmente maduras, você precisará esperar até 80 dias. A planta é despretensiosa às condições climáticas e não requer cuidados complexos.
Os feijões maduros são grandes e largos com listras cor de vinho. Grãos grandes com um padrão semelhante de vermelho e branco. No estágio inicial de maturação, as vagens são verdes, sem camada de pergaminho e fibras. Sabor adocicado delicado. Este feijão é considerado o mais saboroso na fase de maturação incompleta.
Os frutos podem ter até 15 cm de comprimento e até 19 mm de largura. Até 5 grãos amadurecem em um feijão. Em fase de maturação incompleta, apresentam um ligeiro sabor a noz. São utilizados para conservar, congelar e preparar diversos pratos. A variedade apresenta alta resistência a possíveis vírus e fungos. Ama o calor, cresce bem em solo úmido e solto.
Crescendo
A semeadura pode ser iniciada depois que a geada tiver passado completamente. O solo deve aquecer até + 15 ° C, caso contrário as sementes não germinarão. Final de maio - início de junho será a época ideal para o plantio ao ar livre. Antes da semeadura, o feijão deve ser imerso em água por pelo menos algumas horas. Quando as sementes estiverem um pouco amolecidas, você pode começar a plantar.
Colocamos os grãos no solo a uma profundidade de 3-4 cm. A distância entre os arbustos deve ser de cerca de 20 cm, e entre as fileiras deixamos 40-50 cm. O topo da cama pode ser coberto com um filme, isso irá reter a umidade no solo e ajudar a mantê-lo aquecido. Quando aparecem os brotos, os grãos devem ser desbastados, deixando os mais fortes.
Solo solto, bem como com misturas de areia, é perfeito para esta variedade. Ao mesmo tempo, o solo argiloso não é adequado para o cultivo do feijão, pois não permite que a umidade penetre nas raízes da planta.
Essa variedade também pode ser cultivada por meio de mudas. Então a semeadura deve começar no início de maio. As sementes são plantadas em vasos separados, e já no início de junho, as mudas podem ser plantadas em campo aberto.
Cuidado
Cuidar do feijão Borlotto é fácil. O principal é instalar suportes a tempo e soltar o solo de vez em quando. Se a temperatura do ar estiver muito alta, também não se esqueça de regar. Mas isso não deve ser feito mais do que 1-2 vezes por semana e, o melhor de tudo, de manhã ou à tarde. Para manter a umidade no solo por mais tempo, você pode aplicar cobertura morta, conforme mostrado na foto.
Testemunhos
Vamos resumir
Essa variedade há muito tempo atrai a atenção de muitos jardineiros. Ela é amada pela oportunidade de usar as próprias sementes e os frutos verdes. E o sabor ainda não deixou ninguém indiferente. Todos podem cultivar Borlotto. Portanto, se você ainda não tentou plantar essa variedade, certifique-se de fazê-lo!