Contente
Felt cereja Alice é uma variedade amplamente conhecida por suas características versáteis. Com o plantio correto e os devidos cuidados, os poucos pontos fracos da cereja Alice não impedem que você cultive um arbusto saudável no local, ano a ano, deliciando-se com frutas doces.
História de criação
Variedade cereja de feltro Alice foi trazida por V.P. e N.A.Tsarenko em 1979 na Estação Experimental de Extremo Oriente de VNIIR. Apareceu como resultado da polinização da variedade Leto com pólen misto flores de cerejeira, Peschanovoylochnaya e Damanka.
O registro do registro da variedade foi inscrito no Registro Estadual em 1997.
Descrição da cultura
A altura do arbusto de Alice, via de regra, não ultrapassa 1,5 m, é densa, tem formato oval e tem uma taxa média de crescimento. A casca dos ramos perenes é cinza, coberta de muitos pequenos tubérculos horizontais claros - "lentilhas". Os ramos da variedade Alice cereja são grossos e retos. Os rebentos jovens são castanhos, cobertos de orlas.
Os botões são pequenos, pubescentes, pontiagudos, ligeiramente desviados do rebento.
As folhas são verde-escuras, pequenas, em forma de ovais alongados com ponta pontiaguda. A superfície da lâmina foliar é irregular, dobrada, com borda serrilhada, pubescente em ambos os lados. O pecíolo é curto (0,5 cm), também pubescente, de espessura média.
A flor é média (o diâmetro da corola tem cerca de 2,6 cm), rosa claro, em forma de pires, tem 5 pétalas livremente espaçadas.
Alice é uma variedade de frutos grandes de cereja de feltro. Os bagos pesam 3,3–3,6 g (dos quais 0,2 g são uma pedra), e têm a forma de uma forma oval alongada com o topo ligeiramente inclinado. A pele é castanha, fina, ligeiramente pubescente. A polpa é vermelha, suculenta, densa, fibrosa. O osso é quase inseparável dele.
O período de frutificação de uma planta pode ser de até 17 anos.
Inicialmente, a variedade Alisa foi recomendada para criação no Extremo Oriente (em particular, no Território de Primorsky). No entanto, mais tarde, tornou-se popular em outras regiões com climas mais amenos. Bons resultados foram mostrados pela variedade no cultivo da cereja de feltro Alisa na região de Moscou, na região de Leningrado, bem como nas regiões centrais da Rússia.
Características
As características da variedade são de grande importância na escolha da variedade certa de cereja para cultivo em diferentes regiões e diferentes condições climáticas.
Resistência à seca, robustez do inverno
Alice pertence às variedades de cerejas que se distinguem pela alta resistência à geada. Arbustos, ramos esqueléticos e brotos jovens resistem bem ao frio do inverno e flores - geadas de primavera.
Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento
As cerejeiras de Alice florescem em meados de maio. Em termos de maturação, é considerada meia-temporada. As bagas amadurecem em meados de julho.
A maturidade precoce é outra característica significativa da cereja de feltro Alice. Uma muda auto-enraizada dá uma colheita de 3-4 anos, enxertada - mais cedo, já a partir do segundo ano após o plantio em campo aberto.
A variedade Alice é autofértil.Para que a cereja desta variedade agrade anualmente com abundantes colheitas, é necessário plantar junto a ela no local que lhe sejam adequadas como polinizadoras. Podem ser 4-5 arbustos de cerejas de feltro de uma ou de variedades diferentes, cujos períodos de floração coincidem com os de Alice.
Algumas árvores frutíferas de caroço pertencentes a outras espécies também podem atuar com sucesso como polinizadores da variedade Alice de feltro cereja:
- pêssego;
- ameixa;
- amêndoa;
- Damasco;
- pluma de cereja.
Produtividade, frutificação
Cereja de feltro Alice tem um alto rendimento. De um arbusto podem ser colhidos de 6 a 8,5 kg de frutas silvestres.
Os frutos da casta Alisa distinguem-se por um sabor agridoce harmonioso e agradável. A avaliação que lhes é feita pelos provadores é de 4 valores em 5.
Sua polpa contém:
- 10,8% de matéria seca;
- quase 9% de açúcar;
- 0,68% de ácidos.
Embora a separação dos bagos do caule seja semi-seca, é difícil transportá-los em longas distâncias. A colheita de cerejas Alice mecanicamente não é possível.
Quantidade de frutas vermelhas
Para fins econômicos, os frutos da variedade Alice cereja são universais devido ao seu muito bom gosto. Eles produzem sucos e todo tipo de bebidas, preparam marshmallows e marmeladas, fazem conservas, compotas, geléias, geléias e também comem in natura.
Resistência a doenças e pragas
As variedades de cereja de feltro Alisa distinguem-se favoravelmente por um alto grau de resistência à coccomicose.
Sua resistência ao clasterosporium é média.
A moniliose pode prejudicar significativamente a variedade Alice. O alagamento pode causar danos às flores e frutos com esta doença perigosa.
Vantagens e desvantagens da variedade
Benefícios | desvantagens |
Boa resistência a altas e baixas temperaturas | Auto infertilidade |
Alto rendimento da variedade, aliado à compacidade | Fraca transportabilidade de bagas |
Resistência à coccomicose | Exposição à moniliose com alagamento |
Bagas grandes |
|
Maturidade precoce | |
Sabor agradável e finalidade universal da fruta |
Características de pouso
O cumprimento das regras para o plantio de cerejas Alice é a chave para obter colheitas ricas. É muito importante não só seguir as recomendações quanto à época, mas também ao local de plantio, bem como à composição do solo.
Tempo recomendado
Você pode plantar mudas jovens de cereja Alice no solo na primavera e no outono. O início da primavera (geralmente abril) é considerado preferível, pois as mudas têm tempo suficiente para ganhar força e crescer mais forte antes do frio.
No entanto, um plantio de outono (principalmente em setembro) também é bastante aceitável. É importante terminar o trabalho de plantio 3-4 semanas antes do início da primeira geada.
Escolhendo o lugar certo
Características de um terreno adequado para o cultivo de Felted Cherry Alice:
- boa exposição solar;
- solo leve em composição;
- solo neutro (não ácido).
Não adequado para esta variedade:
- solo pesado e argiloso;
- um local com baixo relevo;
- solo saturado de umidade.
Quais safras podem e não podem ser plantadas ao lado das cerejas
Bons vizinhos para Alice serão outras variedades de cerejas de feltro, cerejas doces, algumas árvores frutíferas com caroço que podem se tornar polinizadores para ela.
O sabugueiro se dá bem com as cerejas, protegendo-as dos pulgões.
As uvas crescem notavelmente na vizinhança não só com cerejas, mas também com muitas outras árvores.
Begônias, floxes, rosas e outras flores que amam a umidade não podem crescer perto da cereja de feltro de Alice, pois o encharcamento do solo criará sérios problemas para ela.
As raízes da groselha e da framboesa retiram nutrientes da camada superficial do solo, inibindo assim o desenvolvimento das cerejas Alice.
As plantações de solanáceas (pimenta, tomate, tabaco) podem se tornar uma fonte de doenças perigosas para as cerejas.
As folhas da noz secretam substâncias que inibem o crescimento de muitas outras plantas, incluindo a cereja Alice.
As coníferas acidificam fortemente o solo, portanto, para as cerejas de feltro, que preferem solos com acidez neutra, elas são más vizinhas.
Seleção e preparação de material de plantio
Mudas de cereja da variedade Alice devem ser adquiridas de vendedores de confiança, pois comprar à mão pode acabar sendo um fracasso e não trazer o resultado desejado.
O material de plantio deve ser assim:
- sistema radicular de aparência saudável e sem danos, cujo comprimento deve ser de pelo menos 20-25 cm;
- brotos poderosos e bem desenvolvidos;
- a presença de rins bem desenvolvidos.
Antes do plantio, as raízes das mudas devem ser ligeiramente aparadas e depois mergulhadas em argila com cinza de madeira misturada com água (você pode adicionar um estimulador de crescimento de raízes a essa mistura).
Algoritmo de aterrissagem
Ao plantar uma cereja de feltro Alice no local, você deve:
- certifique-se de que a distância entre as mudas seja de pelo menos 1,5 m, e a profundidade e largura da cova de plantio de cada uma delas seja cerca de meio metro;
- no fundo do poço deve haver solo misturado com fertilizantes orgânicos;
- a muda é baixada verticalmente no buraco, certificando-se de que o colo da raiz não seja muito profundo;
- após o plantio, o solo no círculo do tronco é cuidadosamente compactado, bem regado e coberto com turfa.
Acompanhamento da cultura
Cuidar da cereja de feltro Alice após o plantio envolve podar, regar, alimentar a planta, protegê-la de roedores e prepará-la para o inverno.
Corte os arbustos de cereja da variedade Alice no outono ou na primavera. Isso está feito:
- para formar uma coroa;
- a fim de rejuvenescer;
- com um forte crescimento de ramos.
Mais detalhes sobre como podar as cerejas corretamente podem ser encontrados no vídeo
Regue as cerejas de feltro em porções moderadas, tomando cuidado para não acumular umidade em excesso. A planta necessita de rega, em primeiro lugar, durante o período de seca, bem como na fase de brotação e frutificação.
O molho de cima é aplicado cuidadosamente, ao longo da borda do círculo do tronco, no momento em que a cereja já desbotou. A seguinte quantidade de fertilizantes é necessária por 1 metro quadrado:
- orgânicos - 5-7 kg;
- contendo fósforo - 70 g;
- nitrogênio - 30 g;
- potássio - 20 g.
Substâncias contendo nitrogênio e matéria orgânica devem ser aplicadas na primavera, e fósforo e potássio no outono.
Para evitar que ratos e outros roedores roam a casca das cerejas de feltro no inverno, os jardineiros são aconselhados a amarrar os troncos com material de cobertura artificial, junco, ramos de abeto, brotos de framboesa, depois de mover um pouco o solo do tronco.
No inverno, na base dos troncos, a neve deve ser pisoteada com força - então os ratos não conseguirão se mover sobre ela. No entanto, será necessário retirá-lo dos arbustos na primavera.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
Apesar da variedade de variedades, dificilmente existe uma cultura que tenha imunidade excepcional a doenças e pragas. Cada variedade tem seus próprios pontos fracos. Resumidamente sobre as pragas e doenças que podem ameaçar a cereja Alice, você pode descobrir na tabela.
Doença / praga | Manifestações e danos causados | Prevenção e controle |
Doença de Clasterosporium | Pequenos pontos - "buracos" nas folhas. O patógeno é capaz de penetrar nos ramos. "Úlceras" em frutas afetadas | 1. Cortar e queimar as partes afetadas da planta. 2. Pulverização com líquido Bordeaux (3%), produtos biológicos |
Moniliose | Murcha de flores, folhas, secagem de brotos | 1. Prevenção - tratamento com fungicidas. 2Combate - destruição das partes afetadas do mato, pulverizando com preparações contendo cobre |
Ácaro de bolso | "Verrugas" nas folhas no meio do verão - o inseto suga o suco delas | Regar de um regador com água quente antes que os botões se abram e depois que as folhas caem |
Métodos de propagação de cereja de feltro
A reprodução da cereja de feltro Alice, mantendo as valiosas qualidades inerentes à variedade, é bem gerida por estacas verdes. Para fazer isso, pegue estacas de vinte centímetros (ou mais) com pelo menos 4 entrenós. Antes do plantio, suas pontas são colocadas em uma solução que estimula o crescimento por 10-12 horas, depois as mudas são plantadas no solo, onde ficam enraizadas por um mês.
Além deste método, a variedade Alice cereja pode ser propagada:
- estacas lignificadas:
- estratificação a partir das raízes;
- por método de vacinação;
Conclusão
A cereja feltrada da variedade Alice há muito ganhou popularidade entre os jardineiros, devido aos seus muitos benefícios inerentes. Bagas grandes e saborosas, alto rendimento, resistência à seca e geadas diferenciam de forma vantajosa esta variedade de muitas outras. Entre as poucas deficiências estão a autoinfertilidade e a sensibilidade ao excesso de umidade, no entanto, as vantagens da variedade mais do que as compensam.