Contente
Embora novos híbridos estejam constantemente aparecendo no mercado, variedades mais antigas de cerejas continuam sendo procuradas pelos jardineiros. Uma das variedades comprovadas é a cereja Shpanka, conhecida por sua frutificação precoce e alto rendimento.
História de criação
O nome Shpanka reúne diversas variedades que crescem em diferentes regiões. Eles foram mencionados pela primeira vez há 200 anos. Inicialmente, a variedade apareceu no território da Ucrânia como resultado da polinização cruzada natural de cerejas e cerejas.
A nova variedade se espalhou. Suas mudas foram trazidas para a Moldávia e as regiões do sul da Rússia. As espécies modernas de Shpanki crescem na região do Volga, região de Moscou, Urais e Sibéria.
Principais variedades
Existem vários tipos de cerejas Spunk. Na escolha de uma determinada variedade, eles são guiados pelos indicadores de robustez invernal, rendimento e características dos frutos.
Shpanka Bryanskaya
A variedade faz parte do Cadastro Estadual em 2009 e é recomendada para plantio na Região Centro. A árvore é de tamanho médio, com copa arredondada e ramos retos. Shpanka Bryanskaya tem boa autofertilidade e é resistente a doenças fúngicas.
Os frutos são redondos, pesam 4 g, têm cor vermelha clara e pele delicada. A polpa tem sabor doce e azedo, dá muito suco. As propriedades de degustação são avaliadas em 3,7 pontos em 5.
Palmada precoce
A árvore tem cerca de 6 m de altura e a cereja, com 4-5 g, amadurece precocemente. A palmada precoce é melhor do que outras variedades e resiste a longos períodos de transporte.
A resistência à doença é média. A resistência ao gelo é de cerca de -25 ° С.
Grande palmada
Os frutos são grandes, atingindo o peso de 6 g, a principal finalidade é a sobremesa. As sementes podem ser facilmente separadas da polpa. Os frutos não são adequados para transporte, recomenda-se encontrar o seu uso imediatamente após a colheita.
Shpanka Kurskaya
Cereja até 4 m de altura, tolera geadas até -20 ° С. Frutos de 2-3 g, de cor vermelha viva, com polpa rosa. O sabor é doce, não há acidez.
Shpanka Shimskaya
Uma variedade de seleção amadora, freqüentemente encontrada nos jardins da região Noroeste. A variedade mais resistente ao inverno, Shpanki.
Uma árvore de até 3 m de altura. Para obter um alto rendimento, deve-se plantar polinizadores. Mesmo os frutos maduros são de cor rosa e polpa amarelo claro. A massa da cereja é de 4-5 g. Até 50 kg de frutos são removidos da árvore.
Shpanka Donetsk
Difere em frutos de cor escarlate pesando 10-12 g. A produtividade de cada árvore é de cerca de 45 kg. A variedade é resistente às oscilações de temperatura, recuperando-se facilmente após um inverno frio.
Surra de anão
Árvore baixa, atingindo 2,5 m de altura, Cereja pesando 5 g, escarlate. O rendimento médio é de 35 kg.
A variedade é resistente a doenças e ao frio até -30 ° C. O shpanka anão é dividido em zonas na região central da Rússia.
Shpanka Krasnokutskaya
Ele se espalhou no norte do Cáucaso. A variedade começa a frutificar de 6 a 7 anos após o plantio.
Shpanka Kranokutskaya é autofértil e não suscetível a doenças fúngicas.Frutos com peso até 4 g. Os frutos não podem ser transportados.
Características
As variedades de cereja Shpunk têm características semelhantes. Todos eles trazem alto rendimento, são resistentes a doenças e pragas.
Resistência à seca, robustez do inverno
A cereja spunk é tolerante à seca e capaz de tolerar a falta de umidade. No entanto, a resistência invernal das variedades é diferente. O mais resistente ao frio do inverno é a variedade Shpanka Shimskaya, que pode suportar temperaturas de até -35 graus.
Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento
A autofertilidade da variedade Shpanki é estimada abaixo da média. Para aumentar a produtividade, recomenda-se plantar polinizadores: variedades Griot Ostgeimsky ou Ucraniano, Resistente.
As cerejas são apreciadas pelo seu amadurecimento precoce. Os períodos de floração e colheita dependem da região de cultivo. No sul, a floração ocorre em maio e a colheita amadurece no final de junho. Na faixa do meio, as frutas são colhidas nos últimos dias de julho.
A frutificação das variedades Shpunk se estende por 2 a 3 semanas. Os frutos são formados nos ramos do bouquet. Recomenda-se colher as cerejas imediatamente após o amadurecimento, pois começam a cair.
Produtividade, frutificação
A primeira colheita da árvore é removida 5-7 anos após o plantio. Em média, o rendimento é de 35-40 kg. O rendimento máximo (até 60 kg) é colhido de árvores com 15 a 18 anos.
Escopo de frutas vermelhas
As cerejas da variedade Shpanka têm sabor adocicado, por isso são utilizadas frescas. A variedade é adequada para congelar, fazer geleias, compotas e outras preparações. Os frutos não toleram transporte a longo prazo.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Shpanka é resistente às principais doenças e pragas da cultura. Para proteger as plantações, recomenda-se a realização de tratamentos preventivos.
Vantagens e desvantagens
Vantagens de Cherry Spunk:
- boa resistência à seca;
- gosto de frutas;
- frutificação estável;
- alta resistência a doenças;
- maturação precoce;
- frutificação de longo prazo.
As principais desvantagens das variedades Shpunk:
- baixa transportabilidade de frutas;
- baixa maturidade precoce;
- os galhos freqüentemente se quebram com o peso da fruta.
Características de pouso
As cerejas são plantadas em um local escolhido que atende a uma série de condições. Leve em consideração a iluminação, a qualidade do solo e as plantações que crescem nas proximidades.
Tempo recomendado
Para o plantio, escolha o período de outono no final de setembro ou início de outubro. Os termos do trabalho dependem das condições climáticas da área. É importante plantar uma árvore após a queda das folhas, antes da onda de frio do inverno.
O trabalho de plantio pode ser adiado até a primavera. Primeiro você precisa esperar até que a neve derreta e o solo aqueça. No entanto, o plantio é realizado antes do início do fluxo de seiva.
Escolhendo o lugar certo
O local para a variedade Shpanka é escolhido levando-se em consideração uma série de condições:
- luz natural ao longo do dia;
- falta de vento forte;
- solo drenado fértil.
As cerejas são plantadas em uma área aberta, longe de cercas e edifícios que criam sombra. Nas terras baixas, a árvore fica exposta à umidade. Para cultura, escolha um lugar em uma colina ou área plana.
A cereja prefere solos leves, ricos em nutrientes. A árvore se desenvolve bem em terra preta, solo argiloso e argiloso. Se o solo for argiloso, você precisará adicionar areia grossa a ele.
Quais safras podem e não podem ser plantadas ao lado das cerejas
Quaisquer variedades de cerejas ou cerejas doces são plantadas ao lado de Shpanka. Cerejas sem problemas perto de outros arbustos e fruteiras:
- Rowan;
- mais velho;
- madressilva;
- ameixa;
- Damasco.
A árvore é removida de outros arbustos por 1,5 m ou mais. Ervas que amam a sombra podem ser plantadas sob ele.
Não é recomendado colocar cerejas ao lado das seguintes culturas:
- Maçã;
- pera;
- bétula, tília;
- árvore de peles, pinheiro;
- framboesas, espinheiro-mar, groselhas;
- tomates, pimentões, batatas.
A macieira e outras árvores retiram muitas substâncias do solo e criam sombra. As cerejas são plantadas a uma distância de 5-6 m delas.
Seleção e preparação do material de plantio
No viveiro, são escolhidas mudas de um ou dois anos da variedade Shpanka. É melhor escolher plantas saudáveis com um sistema radicular desenvolvido, sem rachaduras ou outros danos.
Antes do plantio, as raízes da muda são mergulhadas em água limpa por 3 horas. Para melhorar a sobrevivência da muda, adiciona-se à água um preparado que estimula o crescimento das raízes.
Algoritmo de aterrissagem
Procedimento de plantio:
- É pré-cavado um buraco com 50 cm de diâmetro e 60 cm de profundidade.
- 1 litro de cinza de madeira e 100 g de fertilizante potássio-fósforo são adicionados ao solo.
- Parte da terra é despejada na cova.
- Quando o solo se estabiliza, eles começam o trabalho de plantio. A muda é baixada para um buraco, suas raízes são esticadas e cobertas com terra.
- O solo é compactado. A planta é regada abundantemente com água morna.
Acompanhamento da cultura
Uma cerejeira só precisa ser regada na hora de florescer, se houver estiagem na região. 4-5 litros de água quente são despejados no círculo do tronco.
As cerejas são alimentadas no início da primavera, após o derretimento da neve. Para regar, é preparada uma infusão de esterco de galinha ou chorume. Antes e depois da floração, a rega é feita com uma solução contendo 30 g de fertilizantes potássicos e fosfatados.
Para que a árvore sobreviva ao inverno, ela é abundantemente regada no final do outono. Eles picam a cereja e cobrem o solo com húmus. Para proteger o tronco de roedores, são usados ramos de abeto, tela ou material de cobertura.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
As cerejas são suscetíveis a uma série de doenças mostradas na tabela:
Doença | Sintomas | Medidas de controle | Profilaxia |
Podridão de fruta | O aparecimento de manchas escuras na fruta. Com o tempo, os frutos são mumificados. | Tratamento de árvores com fungicida Topaz. |
|
Sarna | Manchas amarelas nas folhas que se espalham rapidamente e escurecem. Os frutos não se desenvolvem e secam. | Pulverizar árvores com líquido de Bordéus. | |
Antracnose | Pontos brancos nas frutas, evoluindo gradualmente para manchas escuras. Os frutos afetados são mumificados e caem. | Pulverização com fungicida Poliram. |
Na tabela, estão indicadas as principais pragas da cereja:
Praga | Sinais de derrota | Medidas de controle | Profilaxia |
Pulgão preto | Folhas retorcidas aparecem nos brotos. As larvas do afídeo sugam o suco das folhas e enfraquecem a imunidade da cereja. | Tratamento de plantações com solução Fitoverm. |
|
Mosca cereja | A praga lança as larvas, que se alimentam da polpa da cereja. | Pulverizar árvores com solução Kemifos. | |
Gorgulho | Besouros amarelo-avermelhados com 5 mm de comprimento, alimentam-se de botões, flores e folhas. | Os besouros são sacudidos das árvores e colhidos manualmente. As árvores são pulverizadas com uma solução da droga Fufanon. |
Conclusão
A cereja Shpanka é uma variedade de maturação precoce com frutas deliciosas. Suas variedades são cultivadas em várias regiões da Rússia, valorizadas por seu rendimento e resistência a doenças.
Testemunhos