Contente
É impossível plantar muitas árvores em uma pequena área. Portanto, o layout do jardim deve ser cuidadosamente pensado e as colheitas que os membros da família mais gostam. Mas seja qual for o site, sempre há lugar para cerejas nele. Aqui já é importante não se confundir com a abundância de variedades. Se você precisa de uma árvore que ocupe pouco espaço e possa fornecer frutas caseiras que podem ser utilizadas na colheita e comidas frescas, a Fairy Cherry é perfeita.
História de criação
A variedade Fairy foi criada por O.S. Zhukov. Cherry foi registrada em 1993 e, em 2010, foi incluída no Registro Estadual. A origem foi a Instituição Científica do Orçamento do Estado Federal em homenagem a V.I. Michurin. Fairy é um híbrido cereja-cereja obtido pelo cruzamento das variedades Coral e Premiere resistentes à geada e à coccomicose.
Descrição da cultura
Cherry Fairy forma uma árvore baixa que cresce até 2-3 m. Ramos de espessura e densidade médias formam uma copa esférica elevada. Folhas elípticas verde-escuras não diferem em tamanho grande, elas estão presas aos brotos com pecíolos avermelhados.
Grandes flores brancas se transformam em frutos rosa unidimensionais. Seu tamanho é médio - apenas 3,3-3,5 g, raramente - até 4 g, a forma é arredondada, ligeiramente alongada. A carne da Fada cereja é amarelo-rosada, tenra, com muito suco. Avaliação da degustação de frutas agridoces - 4,3 pontos. O pedúnculo é curto, de espessura média.
A variedade cereja Feya é recomendada para cultivo na região central da Terra Negra.
Características
Todas as seguintes características da variedade cereja Feya aparecem em solos nutritivos ou bem fertilizados. É cultivado na Região Central da Terra Negra. Claro, a variedade vai crescer em solo pobre, em regiões frescas, mas não atingirá seu potencial e exigirá muita atenção.
Resistência à seca, robustez do inverno
Cherry Fairy tem uma tolerância média à seca. Não é recomendável negligenciar a rega, especialmente em verões quentes e secos.
Para a Região Central da Terra Negra, a variedade tem boa resistência de inverno, botões e madeira podem resistir a geadas de até -27⁰ C. Se a temperatura cair abaixo, a Fairy cherry pode sofrer danos irreversíveis.
Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento
Durante a floração, a fada das cerejeiras nas regiões do norte não será capaz de escapar das geadas de retorno. Seu rendimento depende apenas parcialmente de insetos polinizadores - é uma variedade autofértil. Conseqüentemente, mesmo uma única árvore pode render até 50% da quantidade possível de frutos silvestres. Mas a melhor colheita será se você plantar as variedades Lyubskaya, Vladimirskaya, Turgenevka ao lado da cereja Fairy.
Na Região Central da Terra Negra, os frutos amadurecem no final de junho.
Produtividade, frutificação
A maturidade precoce da cereja Fairy é média - apenas 3-4 anos após o plantio dá a primeira colheita. Mas então ele dá frutos de forma constante e, em média, dá cerca de 83 centners por hectare. Uma árvore adulta produz anualmente de 10 a 12 kg de bagas.
Apesar de seu tamanho compacto, auto-fertilidade, frutas saborosas e um rendimento consistentemente alto, Fairy cherry não se tornou uma variedade comercial. Isso se deve principalmente à pouca transportabilidade da fruta e à separação semi-seca do caule.
Quantidade de frutas vermelhas
A variedade Fairy tem um propósito universal. É notável por estar entre as cerejas com maior teor de ácido ascórbico (17,2 mg por 100 g de polpa). As bagas podem ser consumidas frescas, compotas feitas, sumos, compotas e vinho. Só é preciso processar os frutos rapidamente - eles não ficam armazenados por muito tempo, a polpa é danificada durante a coleta.
Resistência a doenças e pragas
Cherry Fairy é afetado por pragas da mesma forma que outras variedades. Mas tem alta resistência a doenças fúngicas, em particular, a coccomicose. Foi repassado para a Fada a partir da variedade parental Coral.
Vantagens e desvantagens
Cherry Fairy tem muitas virtudes:
- Alta resistência à coccomicose.
- O propósito universal da fruta.
- A região indicada para cultivo apresenta alta robustez no inverno.
- Deliciosas frutas silvestres.
- Dimensões compactas.
- Autofertilidade.
- Frutificação anual.
A principal desvantagem da variedade é a dificuldade de cultivo em regiões de clima frio e solos pobres. Deve-se observar:
- Tamanho pequeno de bagas.
- Separação semi-seca do caule.
- Fraca transportabilidade de bagas.
Características de pouso
A principal característica da Fairy cherry são os seus elevados requisitos de fertilidade do solo. Isso pode ser facilmente alcançado se a cova de plantio estiver cheia de muita matéria orgânica.
Tempo recomendado
A Cherry Fairy é recomendada para ser plantada na primavera, antes do início da floração. Em áreas onde a geada não ocorre por muito tempo, você pode colocá-lo no local após a queda das folhas. Se a muda foi comprada tarde e você não tem certeza se terá tempo de criar raízes antes do início do inverno, é melhor cavar na árvore. E começar a plantar no ano que vem.
Escolhendo o lugar certo
As cerejas são plantadas em local ensolarado, protegido do vento frio. A água subterrânea não deve se aproximar da superfície a menos de 2 m. Uma elevação com um declive suave é bem adequada para a cultura.
Para a variedade Fairy, a fertilidade do solo é de grande importância. Pode ser melhorado com a introdução de uma grande quantidade de matéria orgânica. Uma reação neutra pode ser alcançada adicionando farinha de dolomita ou cal ao solo ácido.
Quais safras podem e não podem ser plantadas ao lado das cerejas
Ao lado da Fada, é melhor plantar variedades polinizadoras - Turgenevka, Lyubskaya, Vladimirskaya. Apesar de a cereja ser autofértil, com tais vizinhos dará a melhor colheita. Outras culturas de frutas com caroço podem ser colocadas lado a lado.
É impossível colocar nogueira, carvalho, bétula, bordo, arbustos com raízes rastejantes e em rápida expansão ao lado das cerejas. A própria groselha preta se desenvolverá mal e deprimirá a cultura.
Seleção e preparação de material de plantio
As mudas com 1 a 2 anos de idade criam raízes, as melhores de todas. Sua raiz deve ser bem desenvolvida, sem sinais de doenças ou danos. Uma árvore de um ano bem crescida não excede 90 cm, uma de dois anos - 110 cm.
Os ramos devem ser firmes com casca intacta.
Algoritmo de aterrissagem
É melhor cavar a cova de plantio no outono. Seu diâmetro deve ser aproximadamente igual a 80 cm, profundidade - não inferior a 40-50 cm. Uma mistura fértil para encher a cova de plantio é preparada a partir da camada superior do solo, um balde de fertilizantes iniciais de húmus, fósforo e potássio (50 g cada). Areia é adicionada ao solo denso, a acidez é neutralizada com cal, farinha de dolomita. Então:
- Afastando-se um pouco do centro do poço, eles avançam em um suporte ao qual a cereja será amarrada.
- A muda é colocada no meio e coberta com uma mistura fértil, compactando-a constantemente para evitar o aparecimento de vazios. O colar da raiz deve subir pelo menos 5 cm acima do solo.
- As cerejas são amarradas a um suporte.
- Em torno do perímetro da cova de plantio, um rolo de terra é formado para reter a umidade.
- A muda é regada com 2-3 baldes de água.
- O solo é coberto com uma espessa camada de húmus.
Acompanhamento da cultura
Se a Fairy cherry crescer na região central da Terra Negra, cuidar dela não será um fardo. Apenas uma árvore recém-plantada precisa de rega regular e afrouxamento do solo. No futuro, o solo é umedecido apenas na ausência de chuva por muito tempo. É necessário carregar a umidade do outono.
As cerejas precisam de grandes quantidades de nitrogênio e potássio. Ela consome fósforo em quantidades modestas. Tudo isso pode fornecer esterco e cinzas à cultura. Com o curativo mineral, deve-se lembrar que o nitrogênio é administrado na primavera, o potássio e o fósforo - no outono. O melhor é usar fertilizantes especiais, como usá-los corretamente está escrito na embalagem ou nas instruções.
As cerejas devem ser podadas regularmente. Por isso, vai frutificar melhor e ser menos afetado por pragas. A poda formativa é realizada durante o período de dormência, sanitário - conforme necessário.
As cerejas são protegidas de lebres com ramos de abeto, serapilheira ou uma rede especial.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
As variedades de cereja Feya são resistentes a doenças fúngicas, em particular à coccomicose. Para proteger a planta dos infortúnios, basta tratá-la com um fungicida à base de cobre ao longo do cone verde, e após a queda das folhas - com vitríolo de ferro.
Das pragas, vale a pena morar separadamente nos pulgões, que quase sempre acompanham os formigueiros que surgiram no jardim. Eles devem ser destruídos implacavelmente. Com uma derrota fraca dos pulgões, as cerejas podem ser tratadas com uma solução de sabão em pó. Se você perdeu o momento e as pragas se multiplicaram fortemente, você terá que usar inseticidas.
Conclusão
Cherry Fairy é uma excelente variedade para pequenos jardins na região central da Terra Negra. Seus frutos são bons frescos e processados, e também contêm uma grande quantidade de vitamina C.
Testemunhos