Contente
O cultivo da cereja nas últimas décadas tem sido muito difícil. E a questão aqui não é que esta seja uma cultura caprichosa. As doenças fúngicas destroem muitas árvores, anulando todos os esforços dos jardineiros para obter colheitas. Portanto, as variedades de cereja que têm pelo menos uma resistência relativa a elas são tão valiosas. Um deles é a cereja Zagorievskaya auto-fértil.
História de criação
Cherry Zagoryevskaya foi criada por funcionários do Instituto Russo de Seleção de Tecnologia para Horticultura e Viveiro. Está localizado em Biryulevo, no local onde ficava a aldeia de Zagorje. Daí o nome da cereja. Os pais eram Lyubskaya e Bens de consumo negros. A variedade Zagoryevskaya foi criada especialmente para o cultivo nas condições climáticas do noroeste da Rússia. A variedade não está incluída no Registro Estadual, o que não impede que os jardineiros a cultivem com sucesso.
Descrição da cultura
A variedade Zagorievskaya pertence às cerejas comuns. É uma árvore de vigor médio. Sua altura máxima pode chegar a 3,5 m. Densa copa de cerejeira se espalha, muitas vezes tem uma forma arredondada. Não é muito grosso, o que é bom: há menos risco de doenças fúngicas.
Os frutos desta variedade de cereja lembram mais as cerejas doces na cor e na aparência. Cada baga pode pesar até 4,4 g, o que é muito para uma cereja. Os frutos arredondados cereja escuros da cereja Zagorievskaya têm uma leve tonalidade marrom. A polpa é densa, de cor ocre. Esta cereja tem um sabor adocicado tradicional com acidez óbvia e sabor de chocolate. O osso pequeno é facilmente separado da polpa. As próprias cerejas saem do pedúnculo com algum esforço.
Características
A característica da variedade de cereja Zagorievskaya é importante para os jardineiros que vão plantar esta árvore em sua casa. Tentaremos responder a todas as perguntas que possam surgir.
Resistência à seca, robustez do inverno
A cereja Zagorievskaya é bastante resistente à seca, portanto pode ser cultivada com sucesso nas regiões do sul. Mas não tolera água estagnada, portanto não é plantada na várzea, o nível do lençol freático também não deve ser alto.
De acordo com as avaliações dos criadores da variedade, a resistência à geada da cereja Zagorievskaya é média. Mas em geadas severas, não congelam os brotos, mas os botões das flores. Para cerejas da variedade Zagorievskaya, o sistema radicular também precisa de um abrigo preventivo contra geadas: é aconselhável cobrir o círculo do tronco para o inverno com húmus ou qualquer outra matéria orgânica com uma camada de até 15 cm. Geadas de retorno também podem prejudicar flores desabrochando. Nesse caso, o rendimento será mínimo.
Portanto, com uma queda brusca de temperatura para 0 e abaixo durante a floração, medidas devem ser tomadas:
- polvilhe;
- organizar fumaça;
- ou apenas cobrir a árvore com spunbond, o baixo crescimento do arbusto permite que isso seja feito.
Todas essas medidas vão ajudar a preservar a colheita.
Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento
Ao contrário de muitas outras cerejas, que não produzem safras sem a vizinhança do polinizador, a variedade autofértil de cerejas Zagoryevskaya oferece um grande número de bagas sem elas. Esta árvore proporcionará ao jardineiro uma grande colheita, mesmo que seja singular no jardim.
Para as cerejas Zagoryevskaya, são Shubinka, Lyubskaya, Vladimirskaya.
Eles, como Zagorievskaya, florescem no final de maio. Os bagos desta casta cereja amadurecem a médio prazo. Dependendo do clima, é final de julho ou início de agosto.
Produtividade, frutificação
Começando a frutificar cedo - no terceiro ou quarto ano, a cereja Zagorievskaya está aumentando rapidamente a produção. Uma árvore adulta é perfeitamente capaz de produzir até 13 kg de cerejas. Este é um dos melhores indicadores entre todas as variedades com um hábito tão pequeno.
Quantidade de frutas vermelhas
Uma alta pontuação de 4,5 pontos na degustação caracteriza esta variedade como uma sobremesa. Os seus frutos silvestres são excelentes para compotas, conservas, compotas e licor de cereja.
Resistência a doenças e pragas
A Rússia é famosa por seus pomares de cerejas. Mas a mutação dos agentes causadores das doenças fúngicas levou à formação de novas raças agressivas. A existência da cereja na Rússia foi ameaçada. Não se pode dizer que a cereja Zagorievskaya seja totalmente resistente a este flagelo. Coccomicose e moniliose são moderadamente afetadas. Mas o uso de tratamentos fungicidas preventivos não vai se preocupar com isso.
Vantagens e desvantagens
Por conveniência, iremos resumi-los em uma tabela.
Dignidade | desvantagens |
Tamanho pequeno - frutas fáceis de colher | Frutas ácidas |
Boa resistência à geada | Resistência média a doenças fúngicas |
Frutas de alta qualidade comercial | Congelamento de botões de flores durante as geadas de primavera |
Tolerância à seca |
|
Alto rendimento |
|
Autofertilidade |
|
Maturidade precoce |
|
Características de pouso
Como qualquer outra cultura, a cereja possui características próprias de plantio, que devem ser levadas em consideração para que a árvore cresça e frutifique bem.
Tempo recomendado
Eles dependem da região em que as cerejas Zagorievskaya serão plantadas:
- nas regiões do sul é outono;
- na faixa do meio pode ser plantada na primavera e no outono;
- onde o clima é rigoroso, o plantio é adiado para a primavera.
Ao plantar no outono, não se deve esquecer que uma muda de cerejeira Zagorievskaya jovem precisa de um período sem geadas para enraizar.
Escolhendo o lugar certo
A cereja é uma planta que adora luz, seu habitat deve ser iluminado ao longo do dia. Para deixá-la confortável, as seguintes condições devem ser atendidas:
- pegue um local onde a água do degelo não estagnou na primavera e a água subterrânea é baixa (não mais alto que 2 m);
- a circulação do ar deve ser livre, mas sem ventos fortes de norte;
- os solos são preferíveis de textura leve - franco-arenoso ou franco-argiloso, com alto teor de húmus;
- a reação ótima do solo é de 5,5 a 7,0.
Não plante cereja Zagorievskaya em turfeiras ou áreas com predominância de argila.
Quais safras podem e não podem ser plantadas ao lado das cerejas
A cereja comum pertence à extensa família das rosas, que inclui a macieira, a framboesa e muitas outras árvores frutíferas e arbustos. Eles são todos propensos a ataques de fungos. Portanto, os vizinhos desta família são indesejáveis para as cerejas. Você não deve plantar Zagoryevskaya próximo a árvores frutíferas altas com sistema radicular desenvolvido. Uma pequena cerejeira simplesmente não sobreviverá ao lado deles, competindo por comida e umidade.
Seleção e preparação de material de plantio
A opção mais segura é comprar uma muda de cereja Zagorievskaya com sistema radicular fechado. É garantido que enraíze e pode ser plantado durante toda a estação de crescimento.Mas são caros e nem sempre é possível encontrá-los.
Portanto, prestemos atenção aos critérios para a escolha de uma cerejeira Zagorievskaya com raízes abertas:
- deve ter um ou dois anos;
- o sistema radicular está desenvolvido, não sobresecado e sem sinais de podridão;
- o tronco e os ramos não estão danificados ou secos.
Tal procedimento não será supérfluo para qualquer cerejeira Zagorievskaya com sistema de raízes aberto.
Algoritmo de aterrissagem
Preparamos com antecedência uma cova de plantio para as cerejas, de maneira ideal na época que antecede o plantio. O algoritmo de ação é o seguinte:
- cavamos o solo no local de plantio, escolhendo as raízes ervas daninhas;
- cavamos um buraco de 50x80 cm. Colocamos a camada superior do solo profundamente na baioneta de uma pá separadamente - vamos misturá-la com fertilizantes - 500 g cada de superfosfato e cinza de madeira, 90 g de sulfato de potássio e matéria orgânica - com dois baldes de húmus.
- instalamos uma estaca para uma liga de uma muda de cereja Zagorievskaya;
- despejamos um monte da mistura de plantio preparada, colocamos uma cerejeira Zagorievskaya sobre ele - as raízes devem ser endireitadas;
- encher as raízes com o resto da mistura de plantio de forma que o colo da raiz fique ao nível do solo;
- pisar levemente o solo;
- despeje um balde ou 2 de água no círculo do tronco;
- cobertura morta e amarrar a muda de cereja Zagorievskaya a uma estaca;
- encurtamos os ramos para equilibrar as partes subterrâneas e aéreas danificadas durante o transplante.
Após o plantio, a árvore jovem precisa de rega regular antes de enraizar.
Acompanhamento da cultura
O cuidado subsequente consiste em fertilizar, regar e formar copas.
Top curativo
Via de regra, no primeiro ano após o plantio, a planta não precisa ser alimentada.
A partir da próxima primavera, os fertilizantes de nitrogênio são aplicados de acordo com as normas da embalagem, mas em duas etapas: metade antes da floração, o restante 2 semanas depois. Durante o enchimento, as bagas são alimentadas com um fertilizante mineral completo. Em setembro, são aplicados fertilizantes à base de potássio e fósforo, o que contribui para um melhor preparo da cereja Zagorievskaya para o inverno.
Rega
Na rega, a cereja Zagorievskaya precisa principalmente do tempo de verter as frutas e durante a seca prolongada. Normalmente, um ou dois baldes são consumidos por árvore. Após a queda das folhas, é necessário realizar a rega com carga de água do círculo do tronco, o que é especialmente importante no outono seco.
Poda
A formação da copa começa imediatamente após o plantio, quando os brotos são encurtados em um terço de seu comprimento. A poda sanitária é feita no início da primavera. A cereja Zagoryevskaya não sofre de copa espessa, mas uma vez a cada poucos anos é necessário remover os galhos que crescem dentro do arbusto.
Mais sobre recorte de vídeo:
O círculo do tronco é mantido livre de ervas daninhas. Uma vez a cada 5 anos, o solo sob as cerejas é tratado com cal.
Se preparando para o inverno
Sobre a alimentação de outono e a irrigação com carregamento de água já foi escrito acima. Para melhor preservação do sistema radicular nas geadas, o círculo do tronco para o inverno é coberto com turfa ou húmus. Os troncos são caiados com uma solução de cal à qual foi adicionado um fungicida. Essa medida protegerá a árvore das queimaduras do início da primavera e de danos ao tronco por fungos. As cerejas jovens da variedade Zagorievskaya podem ser embrulhadas em spunbond para o inverno. No futuro, a parte inferior do tronco deve ser protegida de ratos e lebres envolvendo-a com uma rede.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
O principal flagelo de todas as cerejas são as doenças fúngicas. Zagorievskaya é moderadamente resistente a eles. Mas em um ano chuvoso, a derrota é muito provável. Qual é a doença da cereja Zagorievskaya:
Doença | Como isso se manifesta | Tratamento | Prevenção |
Moniliose | Os galhos parecem estar queimados, as folhas secas neles | Corte todas as partes danificadas da planta, capturando até 10 cm de tecido saudável, trate com fungicidas: Tsineb, Kuprozan, Ftalan | No outono, remova todas as folhas caídas e frutos mumificados restantes na árvore. Na primavera, a pulverização profilática com fungicidas contendo cobre é realizada antes da abertura do botão |
Coccomicose | Pontos vermelho-acastanhados nas folhas, de dentro para fora uma placa dos esporos do fungo, que tem uma cor branco-rosada. As folhas caem antes do tempo. Os frutos são mumificados | Remoção de partes doentes da planta, tratamento com Topázio, Skor, Horus ou Fundazol Remoção de partes doentes da planta, tratamento com Topázio, Skor, Horus ou Fundazol | Tratamento triplo com líquido Bordeaux, Topsin-M ou Skor: no cone verde, após a floração e no outono |
Antracnose | Flor rosada nas frutas, que são mumificadas | Tratamento de três vezes com Polyram: antes da floração, depois e 2 semanas depois | Coleta e destruição de frutos doentes |
Terapia de goma | Gotas transparentes de goma emergem de rachaduras no porta-malas | Cubra as feridas com verniz de jardim | Caiar troncos no outono e processá-los com sulfato de cobre |
As seguintes pragas podem atacar cerejas Zagorievskaya:
- pulgão cereja, eles são combatidos com a ajuda de Spark ou Inta-Vir;
- o gorgulho da cereja danifica os botões das flores e os ovários, Intavir, Kinmiks ou Karbofos ajudam;
- as larvas da mosca-serra mucosa são capazes de mastigar fortemente as folhas; a partir delas usa-se Spark ou Inta-Vir, mas após a colheita;
- as lagartas da mariposa caule danificam todas as partes vegetativas da cereja, são combatidas com Decis, Aktara, Inta-Vir.
Para não perder o aparecimento de pragas, a revisão das cerejeiras deve ser realizada regularmente.
Conclusão
Gradualmente, os pomares de cereja na Rússia estão revivendo e variedades maravilhosas como a cereja Zagorievskaya desempenham um papel significativo nisso.