Cereja feltrada

De acordo com a classificação científica, a Cereja (Prunus tomentosa) pertence ao gênero Ameixa, é parente próxima de todos os representantes do subgênero Cerejas, pêssegos e damascos. A pátria da planta é China, Mongólia, Coréia. No sul do Quirguistão, também há um shie ou chiya de feltro de cultivo selvagem, como os habitantes locais o chamam.

A planta chegou ao território da Rússia no final do século 19 vindo da Manchúria, se enraizou no Extremo Oriente, e de lá se mudou para outras regiões frias do país, a parte europeia, Bielo-Rússia e Ucrânia. Dos criadores, Michurin foi o primeiro a prestar atenção à cereja de feltro chinesa. Ele ficou interessado em sua resistência à geada sem precedentes e estabilidade de frutificação. Isso fez com que a espécie se destacasse de outras cerejas e permitisse que ela fosse cultivada em climas adversos.

descrição geral

A cereja do feltro é uma pequena árvore ou arbusto com vários troncos que variam em altura de 150 a 250 cm. Algumas variedades podem crescer até 300 cm em cultura de alto cultivo. A planta deve o seu nome a rebentos, folhas e frequentemente frutos púberes. Externamente, a cereja de feltro é muito diferente da cereja comum. As suas folhas são pequenas, fortemente onduladas e cobertas de penugem macia, os rebentos jovens são castanho-esverdeados.

As flores podem ser brancas ou todos os tons de rosa. Na primavera, aparecem mais cedo ou simultaneamente com as folhas e cobrem o arbusto com tanta abundância que parece um enorme buquê. Os frutos da cereja em feltro são pequenos, com um diâmetro de 0,8 a 1,5 cm, ocasionalmente 3 cm (híbridos com uma cereja). Eles estão presos a caules curtos e parecem contas rosa, vermelhas, em algumas variedades, quase pretas.

O sabor das bagas é doce, suave, absolutamente sem amargor ou adstringência. Acidez pode estar presente, geralmente leve, com menos frequência pronunciada. O osso pontiagudo oblongo não se separa da polpa. É quase impossível colher as cerejas de feltro sem danificar os frutos suculentos, por isso a sua transportabilidade é baixa. Nos últimos anos, foram criadas variedades com carne elástica e cartilaginosa. O rendimento varia muito dependendo da variedade, condições climáticas, cuidados e varia de 3 a 14 kg por arbusto.

As cerejas de feltro começam a dar frutos cedo:

  • crescido de um osso - por 3-4 anos;
  • obtido a partir das estacas - 2-3 anos após o plantio;
  • vacinado - no próximo ano.

Bagas amadurecem cerca de uma semana antes das outras espécies - estepe, areia, comum.

Comente! Especialmente as crianças adoram cerejas de feltro.

Recursos crescentes

A maioria das variedades de cerejeiras chinesas requer polinização cruzada. Portanto, é necessário plantar diversas variedades, ou colocar uma ameixa ou damasco ao lado. Existem também variedades autopolinizadas de cerejas de feltro.

A planta pode resistir a geadas de até 40 graus, prefere lugares ensolarados e absolutamente não suporta a estagnação de água nas raízes. Após a maturação completa, os bagos permanecem no arbusto, sem perder a atratividade e o sabor por muito tempo. A cereja-do-feltro é resistente ao flagelo de outras espécies - a coccomicose. Frutifica bem todos os anos, mas requer podas higiênicas e modeladoras regulares.

Mais dicas para o cultivo dessa cultura darão um vídeo sobre a cereja de feltro:

Principais problemas

O cultivo da cereja chinesa apresenta algumas dificuldades. Nos últimos anos, ela sofreu muito com queimaduras moniliais. Nessa doença destrutiva, as flores e folhas primeiro murcham, depois os ramos começam a morrer. Se você não remover os brotos afetados, capturando 15-20 cm de madeira saudável, todo o arbusto pode desaparecer.

Onde há uma alta probabilidade de retorno de geadas, variedades médias e tardias devem ser cultivadas. A mulher chinesa começa a florescer cedo, os botões podem sofrer não só com as baixas temperaturas, mas também devido à falta de abelhas ou zangões polinizando a planta.

Embora a cereja de feltro tolere facilmente geadas de até 40 graus, em invernos especialmente rigorosos, o câmbio (parte do rebento entre a madeira e a casca) e o miolo podem congelar em galhos velhos. Eles têm que ser cortados sem piedade, capturando um pedaço de tecido saudável.

O próximo problema é o ressecamento do colo da raiz, que ocorre pelo alagamento do solo no final do verão ou outono, quando as plantações ficam inundadas quando a neve derrete. Para evitar problemas, as cerejas são colocadas em colinas ou outras áreas onde a neve não permanece. Se isso não puder ser feito, não uma árvore enraizada ou crescida a partir de uma semente é plantada, mas enxertada em um caule que é resistente a encharcamento.

Recomendações para a seleção de variedades

Na hora de escolher uma variedade para o jardim, não basta olhar a foto de uma cereja de feltro e comprar a que você gosta. A planta deve ser designada para plantio em sua área. Também é necessário prestar atenção às revisões de jardineiros sobre cerejas de feltro exclusivamente em uma base territorial. Se uma variedade dá uma sensação boa e frutifica abundantemente na região de Moscou, é bem possível que cultivá-la na região de Leningrado traga decepção.

Preste atenção ao tempo de amadurecimento das cerejas - plantar apenas alguns arbustos pode estender a coleta de frutas por mais de um mês. Além disso, as variedades precoces não devem ser compradas por residentes de regiões onde a probabilidade de retorno de geadas é alta.

O hábito do mato também importa - por mais que nos consolemos, essa cereja é pequena, pode crescer até 2,5 metros, e é preciso plantar vários arbustos. Além disso, a planta é muito exigente na escolha de um local - será aceita em quase todos os lugares, mas em terras baixas ou sob uma espessa cobertura de neve pode morrer no primeiro degelo. Em áreas de pequena área, faz sentido plantar cereja de feltro do arbusto, ramificando-se diretamente da base do tronco.

Comente! A planta é tão atraente que costuma ser usada para fins decorativos.

Variedades de cereja de feltro para a região de Moscou

O mais difícil é encontrar as melhores variedades de cerejas de feltro para a região de Moscou. A partir das fotos de várias lojas online, arbustos elegantes com bagas vermelhas olham para o consumidor, e a publicidade afirma que as plantas vão criar raízes bem. Claro, a cereja chinesa é despretensiosa, mas apenas no Extremo Oriente.

Nos subúrbios de Moscou e em outras regiões de Middle Lane, problemas como geadas recorrentes e amortecimento do pescoço o aguardam. A planta não gosta do solo denso ácido - precisa ser melhorado com a adição de cal, uma grande quantidade de matéria orgânica e cinzas.

Na verdade, quaisquer variedades permitidas para o cultivo em todas as regiões são adequadas para a região de Moscou, se você escolher um local elevado para plantar e cultivar o solo. Em nenhum caso é importante comprar mudas trazidas das regiões do sul, Moldávia ou Ucrânia. É quase 100% improvável que sobrevivam ao inverno.

Entre outras variedades adequadas para o plantio na região de Moscou, gostaria de destacar:

  • Alice;
  • Natalie;
  • Conto de fadas;
  • Triana;
  • Aniversário;
  • Altan;
  • Damanka;
  • Beleza;
  • Verão;
  • Sonho.

Não há motivo para se preocupar com variedades autoférteis de cerejas de feltro para a região de Moscou. É difícil encontrar uma área que não tenha ameixas ou damascos. E em locais onde essas árvores não estão em um raio de 40 m, não há cerejas de feltro.

Comente! Nos subúrbios de Moscou, a mulher chinesa não deve se tornar a safra principal, ela é apenas um bom complemento para sua mesa, e não um substituto para as cerejas comuns.

Variedades de cereja de feltro para a Sibéria e os Urais

Não faz sentido listar as variedades cultivadas nos Urais e na Sibéria. Quase todas as cultivares de cerejas de feltro foram cultivadas no Extremo Oriente, a esmagadora maioria - pela estação experimental do N.I. N.I. Vavilov. As condições climáticas permitem plantar uma chinesa não só em jardins, mas também como sebe ou reforço de encostas.

Nas regiões mais setentrionais, onde a temperatura no inverno desce abaixo de 40 graus e existe o perigo de congelamento do câmbio, recomenda-se cultivar o chinês como uma lavoura rasteira. Para fazer isso, o arbusto é plantado em um ângulo de 45 graus e coberto com ramos de abeto para o inverno.

Como escolher uma cereja de feltro para a região de Leningrado

No noroeste, o clima é instável. O degelo da primavera é substituído por geadas - essa é a geada de retorno, perigosa para as cerejas de feltro. As plantas hibernam bem, mas o colo da raiz freqüentemente explode. Devido à saída prematura das abelhas, as primeiras variedades chinesas florescerão abundantemente, mas não serão capazes de dar frutos anualmente. Melhor plantar de maturação tardia a média.

As seguintes variedades têm se mostrado bem:

  • Alice;
  • Sonho;
  • Natalie;
  • História;
  • Triana;
  • Altana;
  • Branco;
  • Damanka.

As melhores variedades de cerejas de feltro

Agora, a seleção dos chineses é ativamente realizada não só no Extremo Oriente, onde há muito substituiu a cereja de costume, mas também em outras regiões. Isso se deve em parte a uma epidemia de coccomicose que destruiu a maior parte dos pomares, mas o aumento do interesse por novas variedades também desempenhou um papel. Eles diferem não apenas em termos de maturação, mas também em tamanho, cor da fruta, sabor. Recentemente, foram criadas variedades com polpa cartilaginosa, que permitem que os bagos sejam armazenados por até 5 dias.

Maduro precoce

As cerejas chinesas amadurecem mais cedo do que o normal em quase 10 dias. As primeiras contas vermelhas são aguardadas com ansiedade pelas crianças - o tamanho do arbusto permite que elas colham as frutas sozinhas, e elas gostam do sabor doce-fresco muito mais do que dos frutos azedos da estepe. Variedades de maturação precoce podem ser plantadas em todas as regiões, exceto naquelas onde ocorrem geadas recorrentes.

Deleite

A variedade de cereja chinesa Vostorg foi criada pela Estação Experimental do Extremo Oriente em 1999. O arbusto é enraizado, com brotos retos e grossos formando uma coroa oval densa, com pequenas folhas enrugadas. Os bagos são de cor vermelha brilhante, ovais, com peso médio de 3,2 g, avaliação de degustação de 4 pontos. A variedade Delight é autofértil, resistente a geadas e doenças fúngicas, rende cerca de 9 kg de frutas por arbusto anualmente. Esta cereja é aprovada para cultivo em todas as regiões, mas se desenvolve melhor no Extremo Oriente.

Crianças

A variedade Detskaya foi cultivada no Extremo Oriente e adotada pelo Registro do Estado em 1999. Um arbusto de tamanho médio, com ramos pubescentes marrom-acastanhados, uma fina coroa oval larga. Frutificando cedo, chega no 4º ano. As bagas são de um vermelho vivo, redondo, doce e azedo, com polpa cartilaginosa. Pontuação de degustação - 3,8 pontos, peso - 3,5 g, rendimento médio - 10 kg. Esta variedade é autofértil, pode ser cultivada em todas as regiões, mas se apresenta melhor no Extremo Oriente.

O desejado

A variedade Zhelannaya tem um arbusto multicaulento, de densidade média, até 2,5 m de altura. Os bagos são densos, vermelho escuro, ligeiramente achatados, o peso médio é de 3,4 g. O sabor da polpa é doce e azedo, o rendimento é 6,7-12 kg com arbusto.

Cintilação

Ogonyok é uma das primeiras variedades do Extremo Oriente, criada em 1965. Cresce como um arbusto compacto com pouco mais de 2 m de altura, 2,8 m de largura com folhas púberes e flores rosa claro. Os bagos são de cor vermelha clara, com sumo rosado, púberes, o seu peso médio é de 2,5 G. O sabor é doce, com acidez, a avaliação da degustação é de 4,5 pontos.

Saudação

A variedade Salyut é autofértil, seu arbusto cresce até 2 m, os frutos são suculentos, doces com acidez, pesando de 2 a 4 g. O caroço é pequeno, não fica atrás da polpa.

Manhã

Cherry Morning é autofértil, com uma copa compacta, cresce rapidamente.Os bagos são pequenos (até 3 g), maturação médio-precoce, suculentos, vermelhos, com casca quase lisa. O rendimento de um arbusto adulto é de 9 kg. Variety Morning é resistente a doenças fúngicas.

cigano

A primeira variedade Tsyganka forma um arbusto de tamanho médio. Os frutos são grandes, cereja escura, doces, muito saborosos, amadurecem ao mesmo tempo. O rendimento médio de um arbusto adulto é de 8-10 kg. Mudas de cigano feltro cereja não toleram o alagamento. A variedade é resistente à seca, geadas recorrentes e doenças.

Meia temporada

O grupo mais numeroso de cerejas de feltro é formado pelas variedades de meia temporada. Eles sofrem menos com geadas recorrentes do que as primeiras.

Amurka

Esta variedade é zoneada nos Territórios de Primorsky e Khabarovsk, criada no Far Research Institute of Agriculture. Os arbustos são altos, com ramificações esparsas. Os rebentos são de espessura média, fortemente pubescentes, os ramos velhos são curvos. Os frutos que costumam pesar 2,7 g são vermelho-clarete, lustrosos, doces e azedos, com polpa líquida. Cupido é enxertado em cereja de feltro de crescimento selvagem ou ameixa Ussuri.

Alice

A variedade Alisa, criada pela Estação Experimental do Extremo Oriente, foi adotada pelo Registro Estadual em 1997. Um arbusto com brotos castanhos púberes forma uma coroa de densidade média. As bagas de borgonha escura com polpa suculenta são unidimensionais, seu peso chega a 3,3 g, a avaliação dos provadores é de 4,5 pontos. Alice é uma variedade autofértil e resistente a doenças.

Okeanskaya Virovskaya

Esta variedade foi criada no Extremo Oriente em 1987, o ano de adoção pelo Registro do Estado é 1996. Okeanskaya Virovskaya é aprovada para cultivo em toda a Rússia, mas dá os melhores frutos em sua região nativa. Arbusto de raiz própria, tamanho médio, copa - paniculado. A variedade começa a frutificar a partir do 3º ano. Os bagos são claretes, com polpa cartilaginosa vermelho-escura. Marca de degustação - 4 pontos, sabor de fruta - doce e azedo.

Natalie

Natalie cereja chinesa foi adotada pelo Registro do Estado em 1997, a origem é a Estação Experimental do Extremo Oriente. A variedade é universal, cultivada em todas as regiões da Federação Russa. Um arbusto alto com densidade média de ramos castanhos, durante 3 ou 4 anos entra em frutificação plena. Bagas com separação semi-seca, cor vermelho escuro, unidimensional, pesando 4 G. Natalie tem uma alta classificação de sabor - 4,5 pontos, a polpa é cartilaginosa, vermelha, agridoce.

Pioneiro

A variedade Pionerka é uma das primeiras variedades criadas pela V.I. Vavilov. Forma um arbusto de 1,5-2 m de altura, com galhos finos e elásticos. Frutos vermelhos brilhantes pesando 2,8 g são achatados, desiguais. A variedade Pionerka requer polinização.

Fruta rosa

A variedade Rozovaya Urozhainaya, criada no Extremo Oriente, está no State Grade Testing. Forma um arbusto extenso de altura média com brotos e folhas pubescentes. As bagas com cerca de 3 g são cor-de-rosa, arredondadas e achatadas. A polpa é agradável ao paladar, doce, com acidez, o escore de degustação é de 4 pontos. As primeiras bagas no rebento aparecem no segundo ano. O rendimento do mato é de até 9 kg. Recomendado para cultivo no Extremo Oriente.

Leste de cabelos escuros

Essa variedade foi registrada no Registro Estadual em 1999, criado pelo Instituto. Vavilov, pode crescer em todas as regiões, mas se desenvolve melhor em casa. Vostochnaya de pele escura é autofértil, forma um pequeno arbusto com uma copa densa e larga, brotos e folhas fortemente pubescentes. Bagas cor de vinho escuro de formato oval largo, pesando 2,5 g. O sabor da polpa agridoce foi classificado como 4. O rendimento da variedade é de 7 kg por planta.

História

Esta variedade auto-infértil foi registrada pelo Registro do Estado em 1999 e aprovada para cultivo em todas as regiões da Federação Russa. Um arbusto auto-enraizado de tamanho médio com uma coroa oval começa a dar frutos no 4º ano. As bagas são castanhas, ovais, pesando 3,3 g. A polpa cartilaginosa é agridoce, avaliação dos provadores - 3,8 pontos. Bagas de até 10 kg são colhidas do mato.

Triana

A Triana foi criada no Extremo Oriente, registrada em 1999 no Registro Estadual e aprovada para cultivo em todas as regiões. Forma um arbusto de tamanho médio com uma coroa oval alongada. Os frutos rosa escuro com sabor de 3,8 pontos são ovais, pesando 3,7 g.O sabor das bagas é doce e azedo e a polpa é firme, como uma cereja doce. A variedade é autofértil, resistente a doenças fúngicas, rende 10 kg.

Princesa

Variedade auto-infértil Princesa de propósito universal, criada pelo Instituto. Vavilov e foi registado em 1999. Um pequeno arbusto com uma copa expansiva pode ser cultivado em todas as regiões, forma uma boa colheita por volta do 4º ano. Bagas pesando 3,6 g são de cor rosa brilhante, com polpa vermelha apertada. O sabor da fruta é doce e azedo, avaliado pelos provadores com 3,8 pontos. O rendimento médio por arbusto é de 10 kg.

Aniversário

A variedade Yubileinaya do Extremo Oriente, adotada em 1999 pelo Registro Estadual, pode crescer em todas as regiões. Um arbusto de tamanho médio com uma coroa oval começa a ceder no 4º ano. Os frutos ovais são cor de vinho, pesando cerca de 3,5 g, com uma classificação de sabor de 4,3 pontos, doce e azedo. O rendimento médio de um arbusto adulto é de 9 kg.

Khabarovsk

A variedade Khabarovsk tem uma maior resistência ao inverno. Arbusto de tamanho médio com rebentos e folhas púberes, dá frutos rosados ​​com cerca de 3 G. O sabor dos frutos é doce, a forma é ligeiramente achatada.

Maturação tardia

As variedades de maturação tardia são cultivadas com ousadia em qualquer região - são as que menos sofrem com o amortecimento do pescoço e geadas recorrentes. Embora, quando as bagas amadurecem, as cerejas comuns e da estepe frequentemente se tornam frutíferas, as cerejas de feltro não serão deixadas sozinhas - as crianças as amam muito.

Altana

A variedade Atlanta foi criada pelo Buryat Research Institute of Agriculture em 2000. Em 2005, foi adotado pelo Registro do Estado e aprovado para cultivo em toda a Rússia. Altana é uma cereja de feltro de copa densa e arredondada que começa a frutificar a partir do 4º ano após o plantio. Os rebentos retos e finos e as folhas são fortemente púberes. Bagas vermelhas escuras unidimensionais ganham peso em 2 g. As frutas são suculentas, macias, agridoces, seu sabor é estimado em 5 pontos. A variedade é caracterizada como resistente a doenças fúngicas.

Branco

A variedade cereja de feltro Belaya, registrada em 2009, pertence à seleção do Extremo Oriente e é recomendada para cultivo em todas as regiões. Forma uma árvore com copa extensa, rebentos pubescentes e folhas curvas enrugadas. Os frutos largamente ovais com 1,6 g são brancos e agradáveis ​​ao paladar. A pontuação da degustação é de 3,6 pontos. A variedade Belaya de 2011 a 2041 está protegida por uma patente protetora.

Damanka

Muitos consideram Damanka a variedade mais deliciosa de comida chinesa. Foi criado com a participação da cereja cereja, entre outros destaca-se pela cor quase preta da fruta. Bagas com peso superior a 3 g cada, brilhantes e muito bonitas. A variedade Damanka distingue-se pela maturidade precoce e crescimento rápido, mesmo as plantas com raízes próprias dão uma colheita decente já no terceiro ano. Esta cereja é autofértil, com rendimento de 8 kg por arbusto.

Maravilhoso

A variedade Divnaya cresce em um arbusto de cerca de 2 m de altura, com copa densa, brotos e folhas abundantemente cobertas de cerdas. Bagas redondas com pele fina e polpa agridoce são vermelho-escarlate. Frutificação abundante dos 3-4 anos de idade.

Beleza

A variedade Krasavitsa foi cultivada pelo Instituto. Vavilov, ano de carregamento no Registro do Estado - 1999. Um arbusto com uma copa larga cresce até o tamanho médio e começa a dar frutos 3-4 anos após a colocação no jardim. Bagas redondas e largas de cor rosa escuro com polpa vermelha distinguem-se por uma massa de 3 g, sabor agridoce é estimado em 4 pontos. A beldade é uma variedade autofértil, resistente a doenças, com rendimento de até 10 kg por arbusto.

Verão

Mudas Felt Cherry Summer criado pelo Far Eastern Research Institute of Agriculture em 1957. Em 1965, a variedade foi registrada e aprovada para uso em todo o território da Federação Russa. O verão é uma cereja universal com frutos rosa claro pesando 3,3 ge uma grande semente. O sabor é fresco, doce e azedo. O melhor de tudo é que a variedade Leto é cultivada no Território de Khabarovsk.

Sonho

O sonho pertence a variedades promissoras que crescem bem em todas as regiões. Foi criado pelo V.I. Vavilov em 1986O sonho forma um arbusto com uma densa copa redonda, bagas marrons pesando 3-3,3 ge uma casca fina.

Comente! A separação dos bagos da variedade é semi-seca.

Autofértil

Quase todas as variedades de cerejas de feltro são autoférteis. Isso significa que sem polinizadores, eles darão uma colheita insuficiente. Muitos plantam um arbusto chinês, empanturram-se de frutas vermelhas e consideram a variedade autofértil. Vamos dar uma olhada neste problema. Um arbusto de 1,5 m de altura deve dar um rendimento médio de 7 kg. Isso significa que é simplesmente coberto com bagas durante a maturação completa.

É esta a sua colheita ou a chinesa deu apenas os 4% prescritos do possível? Para que os frutos sejam suficientes, você precisa plantar 2-3 variedades ou uma ameixa ou damasco deve crescer a uma distância de no máximo 40 m. Portanto, a autofertilidade declarada de algumas variedades de cerejas de feltro permanece uma grande questão. Mais frequentemente do que outras, tais cultivares são consideradas sem necessidade de polinização:

  • Oriental;
  • Infantil;
  • Verão;
  • Sonho;
  • Claro;
  • Saudação;
  • Manhã.

Nas regiões do norte, principalmente no Extremo Oriente, a cereja de feltro pode ser uma excelente alternativa ao comum. Nas regiões do Sul, diversificará a alimentação e possibilitará alimentar as crianças com vitaminas sem coerção.

Testemunhos

Angelina Sergeevna Loskutova, 41 anos, Yekaterinburg
Quando trazíamos cerejas chinesas, nossos vizinhos vinham até nós como se estivessem em uma excursão - provaram as primeiras bagas, admiraram-nas. Agora está em cada quintal. As sementes germinam onde caíram, não passamos mais a muda com cuidado de mão em mão, mas lutamos contra brotos desnecessários. Todo outono prometo destruir todos os arbustos, mas chega a primavera, as cerejas florescem - a beleza é tanta que a mão não se levanta. Em seguida, as bagas amadurecem. Os filhos já cresceram, mas ainda adoram festejar com frutas vermelhas doces, e meu marido e eu não estamos muito atrás. Delicioso. Assim, crescem as cerejas chinesas de uma variedade desconhecida, na primavera são agradáveis ​​à vista, no verão - o estômago.
Viktor Andreevich Serpukhov, 63 anos, Mytishchi
Senti cerejas Natalie e Alice. Estou muito satisfeito com as variedades, não entendo por que a mulher chinesa é considerada difícil de cultivar na região de Moscou. É verdade, originalmente plantei como recomendado: escolhi uma colina, enchi os poços de plantio com húmus e cinzas. No primeiro ano as mudas criaram raízes, no segundo elas floresceram e deram tantos frutos que toda a família comeu o suficiente. No terceiro, já tratavam vizinhos e amigos.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção