Contente
É muito difícil tratar a moniliose da cereja, especialmente nos estágios finais da doença. O perigo desta infecção fúngica também reside no fato de que se espalha rapidamente para as árvores frutíferas vizinhas. No final, você pode perder cerca de um terço da colheita total se o tratamento da cereja não for iniciado a tempo.
O que é essa doença da "moniliose" da cereja?
Moniliose (queimadura monilial) é uma das doenças mais perigosas dos frutos de caroço, causada pelo fungo Monilia cinerea. A infecção foi mais disseminada na parte europeia da Rússia e na Sibéria Ocidental.
A infecção ocorre na primavera, durante a floração, quando os esporos do fungo caem nas flores da cerejeira. Penetram no pistilo e ali germinam, afetando os vasos condutores e espalhando-se ao longo do caule, o que leva à secagem gradual da árvore. Se os esporos do fungo permanecerem na cereja no outono, eles hibernam em frutas mumificadas e galhos secos. Na primavera, o fungo da moniliose é novamente ativado e dará origem a um novo ciclo de infecção.
Sinais de danos às cerejas com moniliose
É muito importante iniciar o tratamento da queimadura da cereja monilial na hora certa - a maneira mais fácil é livrar-se do fungo nos estágios iniciais da doença. O início da lesão pode ser determinado pelos seguintes sinais:
- as folhas ficam amarelas e caem rapidamente;
- frutas param de se desenvolver, sua pele escurece;
- a polpa começa a ter um gosto amargo;
- uma flor acinzentada aparece nos brotos;
- as placas das folhas também são cobertas por crescimentos cinza claro;
- flores secam;
- as bagas começam a apodrecer e a desintegrar-se.
Por que as cerejas adoecem com moniliose
Na maioria das vezes, a moniliose afeta cerejas que são plantadas com graves violações da tecnologia agrícola:
- a árvore está localizada em uma planície onde o excesso de água se acumula;
- as plantações são muito densas;
- o nível do lençol freático é muito alto, etc.
Além disso, chuvas prolongadas com uma temperatura de ar suficientemente quente de 15-22 ° C contribuem para a propagação do fungo.
Além disso, a probabilidade de infecção com moniliose aumenta os danos mecânicos à árvore. Os esporos de fungos podem entrar no tecido da planta através de cortes de poda não tratados ou feridas de insetos.
A cereja de feltro pode adoecer com moniliose?
A cereja de feltro não é imune à moniliose e, portanto, costuma adoecer com esse fungo.Os extensos danos às plantações são facilitados pela termofilicidade das variedades de feltro - alta umidade em climas quentes é um ambiente ideal para a propagação da infecção. Ao longo de vários anos, a moniliose pode esgotar as cerejas de feltro a ponto de a árvore eventualmente morrer.
Como curar cerejas para moniliose
A moniliose da cereja se comporta de forma bastante agressiva e rapidamente captura novos territórios, portanto, o tratamento da doença é feito de forma integral. Os meios químicos e biológicos por si só não são suficientes - eles também realizam a poda sanitária das cerejeiras, amontoam o círculo do tronco, colhem a folhagem no outono, etc. Em outras palavras, a pulverização de plantações é combinada com várias técnicas agrícolas.
Como lidar com a moniliose da cereja com remédios populares
Os métodos tradicionais de combate à moniliose incluem aplicar cal no tronco da cereja no final do outono e borrifar com solução de iodo. A dosagem recomendada do produto é de 10 ml para cada 10 litros de água. A mistura resultante é bem misturada e a árvore é tratada com ela cerca de 20-25 dias antes da colheita. O processamento posterior das plantações é proibido, pois os frutos podem absorver grande concentração de iodo.
Mudas jovens de cereja são melhor tratadas para moniliose com esta solução na primavera.
Luta contra a moniliose cereja com produtos biológicos
As drogas biológicas são mais eficazes do que os remédios populares, mas ainda são inferiores em força aos produtos químicos industriais. Por outro lado, são muito mais seguros do que os últimos, pelo que são possíveis tratamentos mais longos.
Os mais eficazes são os seguintes:
- Fitosporin-M;
- Fitolavin;
- Alirin-B.
Como salvar cerejas da moniliose com produtos químicos
Produtos químicos sistêmicos lidam bem com a moniliose em cerejas, no entanto, eles podem prejudicar as plantações se a dosagem permitida do agente for excedida. Além disso, eles não devem ser usados menos de um mês antes da colheita dos frutos.
Os seguintes remédios são considerados os melhores medicamentos para moniliose:
- "Rovral";
- Topsin-M;
- Horus.
Como tratar a queimadura monilial de cereja de feltro
A moniliose na cereja do feltro é combatida de acordo com o seguinte esquema:
- Primeiro, a árvore é processada "Zircão"quando os botões se abrem.
- O procedimento é repetido após a floração. Os tratamentos de zircão podem ser alternados com pulverização com a preparação "Epin-Extra".
- Na primavera, todos os ramos doentes e secos são cortados da árvore. É necessário retirar os brotos antes do tecido vivo, mesmo com a captura de uma área sã.
- Depois disso, o plantio é pulverizado bordeaux líquido (1%).
- O tratamento é continuado com preparações contendo cobre. Para esses fins, ajuste perfeito "Nitrafen" na proporção de 200 g de substância por 10 litros de água. Você pode processar cerejas para moniliose na primavera e no outono.
Como profilaxia da moniliose em cerejas de feltro, fertilizantes com alto teor de boro, manganês e cobre são aplicados ao solo. Todas as frutas podres são colhidas e queimadas. Você pode colher a safra em um mês.
Regras para processar cerejas de moniliose
Antes de proceder diretamente ao tratamento das cerejas, é necessário podar os brotos infectados. Na primavera, o procedimento é realizado até a abertura dos rins. No outono, as árvores são podadas em outubro-novembro.
Para impedir a propagação da moniliose ao longo da árvore, o corte é feito 10-15 cm abaixo do local de secagem. Os brotos não são cortados exatamente ao longo da borda da área infectada.
Quando processar cerejas para moniliose
A luta contra a moniliose é realizada ao longo da temporada. Convencionalmente, existem três etapas principais para pulverizar o jardim:
- na primavera - antes da abertura dos botões das flores;
- no verão - após a floração, quando a árvore forma ovários;
- no outono - após a queda das folhas.
Na época da frutificação, todo o trabalho de pulverização das cerejeiras é interrompido.
Como escolher medicamentos para moniliose cereja
Os métodos tradicionais de combate à moniliose podem interromper temporariamente o desenvolvimento da doença apenas na fase inicial, assim como os métodos agrotécnicos. Em caso de dano moderado, recomenda-se o uso de medicamentos de base biológica - são bastante fortes, porém, ao mesmo tempo, têm efeito poupador na árvore. Se o fungo da moniliose cobriu grandes áreas, apenas agentes químicos potentes podem ajudar.
Medidas de proteção individual
Ao trabalhar com produtos químicos fortes e biológicos, é importante observar as seguintes regras de segurança:
- Ao pulverizar o jardim, não coma, beba, fume ou retire o equipamento de proteção, mesmo que por um curto período de tempo.
- Para proteger as mucosas e a pele de queimaduras químicas, recomenda-se o uso de luvas ou luvas de borracha, calçados de segurança e respirador. Se o último não estiver disponível, você pode usar ataduras de gaze de algodão. Como último recurso, o tecido de algodão dobrado em várias camadas é adequado.
- Após a conclusão de todo o trabalho, as luvas de borracha devem ser lavadas em solução de carbonato de sódio a 3-5%, sem removê-las. Você também pode usar leite de limão. Em seguida, as luvas são lavadas em água.
Como tratar cerejas para moniliose
A pulverização de árvores frutíferas é melhor realizada em clima seco e calmo. Após o processamento das cerejas, a chuva não deve durar pelo menos 2-3 horas para que todos os ingredientes ativos sejam absorvidos pelas fibras da planta.
A frequência dos tratamentos é diferente para cada agente - alguns medicamentos são usados apenas uma vez, enquanto outros são usados repetidamente. Em média, o intervalo entre duas pulverizações é de duas semanas.
Medidas de prevenção
O complexo de medidas preventivas contra a moniliose em cerejas inclui os seguintes procedimentos:
- Diluição oportuna da coroa. O espessamento dos ramos cria condições favoráveis para a reprodução de uma variedade de insetos, que muitas vezes são portadores do fungo.
- Evitando danos mecânicos. Mesmo assim, se a árvore foi ferida, todas as feridas são tratadas com verniz de jardim. O mesmo é feito com os locais dos cortes após o aparamento.
- Limpeza de outono do círculo do tronco. As folhas caídas são recolhidas e queimadas no jardim, e o tronco da cereja é coberto com cal.
- Tratamento regular do jardim com sulfato de cobre. O cobre evita a propagação do fungo.
- Poda sanitária. De vez em quando, vale a pena inspecionar as árvores frutíferas para verificar se há brotos secos e danificados. Aos primeiros sinais de dano, os galhos são removidos e queimados.
- Afrouxamento periódico de espaçamentos de linha e círculo próximo ao tronco. Para o inverno, é recomendável cavar no solo sob as cerejas.
Separadamente, vale destacar uma medida preventiva como a escolha competente de um local para o plantio de cerejas. As árvores devem ser colocadas em colinas e áreas planas, pois o excesso de umidade inevitavelmente se acumula nas terras baixas - um ambiente ideal para a propagação do fungo. O nível do lençol freático no local de pouso não deve estar a menos de 1,5 m da superfície da terra.
Além disso, a adesão ao esquema de plantio recomendado para uma determinada variedade ajuda a reduzir o risco de moniliose.Em média, o espaçamento entre duas árvores adjacentes no jardim deve ser de 3 m.
Variedades de cereja resistentes à queima monilial
A escolha de uma variedade adaptada às condições climáticas locais e resistente à moniliose ajudará a reduzir ao mínimo a probabilidade de doenças. Em particular, as seguintes variedades criam raízes bem na região de Moscou:
- Garota do chocolate;
- Turgenevka;
- Cossaco.
No sul da fábrica, recomenda-se plantar os seguintes tipos:
- Coragem;
- Kharitonovskaya.
Nas condições da Rússia central, as seguintes variedades provaram ser boas:
- Novodvorskaya;
- Seiva.
É claro que essas variedades não têm imunidade absoluta à moniliose, no entanto, adoecem com muito menos frequência do que outras variedades.
Conclusão
Não é fácil tratar a moniliose da cereja - é uma das doenças mais destrutivas para as culturas de frutas com caroço. Já no primeiro ano após a infecção das plantações, pelo menos um terço da safra pode ficar inutilizável, ou ainda mais se a doença começar. Além disso, se o tratamento não for iniciado a tempo, o fungo se moverá muito rapidamente para as árvores frutíferas mais próximas: pêssego, damasco, ameixa cereja, ameixa, etc.
Além disso, você pode aprender como borrifar cerejas para a moniliose no vídeo abaixo: