Contente
A natureza é generosa com presentes incríveis, por isso a Cereja Generosa foi recebida dela pelos jardineiros como um presente, não sem a participação humana, as pessoas não deixaram este presente sem vigilância e deram a conhecer a muitos jardineiros amadores. Esta cereja justifica plenamente o seu nome, dando generosamente os seus frutos aos cuidadosos trabalhadores do jardim.
História de criação
Cherry Maksimovskaya (Generous) é o resultado da polinização natural de uma muda da famosa variedade Ideal de cereja e várias outras variedades. Em 1959, os criadores de Sverdlovsk S. Zhukov e N. Gvozdyukova isolaram a variedade resultante como uma cultura separada, que foi registrada no Registro do Estado em 1985 e zoneada na região da Sibéria Ocidental. No futuro, a cereja Maksimovskaya se espalhou pela Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia e países bálticos.
Morfologia vegetal
Para o cultivo bem-sucedido de cerejas, é necessário conhecer as características estruturais da cultura. A morfologia para todas as variedades desta planta é a mesma, existindo apenas pequenos desvios, nomeadamente na cereja da variedade Maksimovskaya:
- raízes de cereja são o sistema central. A sua raiz principal atinge uma profundidade de 1,5 a 2,5 metros, pelo que a planta não teme a falta de humidade. Os processos radiculares acessórios estão localizados em toda a haste, os mais próximos da superfície estão na profundidade de 10-20 cm, o que deve ser levado em consideração ao se soltar para não danificá-los;
- parte aérea - tem a forma de uma árvore com um tronco principal ou de um arbusto com vários brotos perenes;
- folhas - pecioladas, verdes saturadas, bordas recortadas;
- os frutos da Maksimovskaya são bagas redondas e brilhantes, que consistem em uma pedra coberta por uma casca de polpa suculenta; quanto maior o diâmetro da baga, mais fácil é a separação das sementes durante o descascamento. A cor da pele é vermelha.
Descrição da cultura
Há muitos anos esta planta maravilhosa dá seus frutos às pessoas, cada vez surpreendendo com sua generosidade. Jardineiros iniciantes também terão interesse em saber como essa cultura difere de outras variedades, por quais características a cereja Schedraya é famosa.
Cherry Maksimovskaya é uma árvore frutífera perene ou arbusto que há muito se instalou nos jardins individuais de muitos amantes de cereja e nos vastos territórios de empresas agrícolas de frutas e bagas. Devido ao seu alto rendimento e muitas outras de suas qualidades, ganhou o amor de jardineiros de diferentes países.
Foto de uma cerejeira em flor da variedade Generous:
Cereja Maksimovskaya (Generosa) chega a atingir 1,5 metros de altura, ramos de densidade média em volume, a copa é compacta, fácil de colher, o ciclo de vida médio é de até 35 anos com os devidos cuidados e atenção.
Os frutos da cereja Maksimovskaya são suaves e brilhantes, suculentos, de sabor doce e azedo (bons e excelentes). O peso de uma baga é em média 4,2 g.
Esta cultura é muito resistente ao inverno e resistente à seca. O cultivo de cerejas generosas é possível tanto nas regiões do sul como em climas mais frios: na Sibéria, nos Urais e na região do Volga.
Características
Vamos considerar com mais detalhes outras características da cereja Generosa (Maksimovskaya).
Tolerância à seca
Além da umidade natural na forma de chuva, a planta é regada 3 vezes por estação: na floração, no amadurecimento dos frutos e após a colheita. Em caso de seca persistente, rega-se adicionalmente, as mudas jovens requerem regas mais frequentes (até 5 vezes).
Resistência de inverno
As cerejas são capazes de suportar temperaturas tão baixas quanto -45 ° C sem qualquer dano ou cobertura adicional.
Polinização
Essa cultura, segundo o Cadastro Estadual, é parcialmente autofértil, ou seja, a árvore forma de forma independente de 7 a 20% dos ovários, mas para aumentar a produtividade e a qualidade dos frutos necessita de plantas polinizadoras. Para as cerejas Shchedroi, podem ser variedades que florescem ao mesmo tempo que a Maksimovskaya: Lyubskaya, Malinovka, Polevka e Subbotinskaya.
Período de floração
A cereja Maksimovskaya começa a florescer no final de maio ou início de junho, dependendo da região e das condições climáticas.
Termos de amadurecimento, rendimento
O amadurecimento dos frutos também depende das condições climáticas da região onde a cereja Maksimovskaya cresce, para a região de Moscou, Urais ou a região do Volga - isto é agosto-setembro. O rendimento médio da cereja Maksimovskaya é de 10-15 kg por planta adulta por temporada.
Período de frutificação
O período de maturação das cerejas Shchedroi é bastante prolongado, as bagas não amadurecem ao mesmo tempo, de julho a setembro. A colheita ocorre em 2-3 fases.
Escopo de frutas vermelhas
Os frutos da cereja são consumidos in natura e em diversos produtos processados: sumos, conservas, vinhos e compotas.
Resistência a pragas e doenças
A resistência das cerejas Shchedrai ou Maksimovskaya ao clasterosporium é observada. As principais pragas são os pulgões-cereja e as moscas-serra viscosas.
Vantagens e desvantagens
Por muito tempo de sua existência, a variedade de cereja Maksimovskaya (Stepnaya, Generous) mostrou-se não apenas pelo lado bom, mas algumas deficiências foram identificadas pelos jardineiros.
Prós:
- compacidade da copa - facilidade de cuidar e colher frutos silvestres;
- despretensão - bom estado na geada e satisfatório na seca;
- alto rendimento, excelente sabor a frutos silvestres, versatilidade de utilização.
Desvantagens:
- período prolongado de amadurecimento dos frutos;
- fraca resistência a doenças fúngicas.
Características de pouso
Mudas de um ou dois anos são adquiridas no outono e enterradas em trincheiras de até 30 cm de profundidade, deixando uma pequena parte superior de 10-15 cm na superfície. Em abril, as mudas são retiradas do abrigo e distribuídas para um lugar permanente.
Tempo recomendado
Para as culturas de frutas com caroço, às quais pertence a cereja Maksimovskaya, a melhor opção é o plantio na primavera. A época de plantio é abril, quando os botões ainda não floresceram.
Escolhendo o lugar certo
A cereja generosa (Maksimovskaya) adora áreas bem iluminadas pelo sol; deve ser plantada no lado sul ou sudoeste do jardim. Locais baixos, pantanosos e varridos pelo vento não são adequados para esta planta.
Quais safras podem e não podem ser plantadas nas proximidades
Na hora de escolher o local para as cerejas, é preciso levar em consideração os efeitos positivos e negativos das plantas vizinhas no período de cultivo desta cultura. Cerejeiras e arbustos não devem ser plantados ao lado de macieiras altas que irão sombrear a cereja. Bons vizinhos serão: cereja (ajuda na polinização), freixo, uva ou sabugueiro (protege contra pulgões). Sob as cerejeiras, não se pode semear e plantar vegetais da família das beladonas: tomates, batatas, pimentões e berinjelas.
Seleção e preparação do material de plantio
Para o plantio da Maksimovskaya, são escolhidas mudas de um ou dois anos com sistema radicular bem desenvolvido, com botões que ainda não começaram a crescer.
Algoritmo de aterrissagem
Ao plantar mudas de cereja Maksimovskaya, a principal atenção deve ser dada aos seguintes pontos:
- A cova de plantio é preparada com antecedência, 2-3 semanas antes do plantio da planta ou no outono.
- Tamanho do furo 40x40 cm, profundidade de até 50 cm.
- Distância das árvores mais próximas: alta (macieira) - pelo menos 5 metros, crescimento médio e baixo - cerca de 2-3 metros.
- A cova de plantio é preenchida com composto até ½ profundidade, os fertilizantes minerais necessários são adicionados, o solo é misturado e uma muda é colocada na cova.
- Polvilhe a planta com a camada superior de solo fértil e, em seguida, preencha o fundo, retirado do buraco ao cavar o solo. Regue as mudas, compacte ligeiramente o solo, cubra com turfa ou casca de árvore.
Acompanhamento da cultura
A poda da cereja é feita na primavera, quando os botões da árvore ainda não despertaram. É necessário aparar galhos em excesso e danificados para formar a copa, diminuir a densidade no interior do arbusto e aumentar a produtividade.
Para o inverno, o Generous resistente à geada (Maksimovskaya) não precisa ser abrigado, é apenas necessário providenciar a proteção dos ramos de lebres e outros roedores, se tais pragas estiverem presentes.
Nos primeiros 2-3 anos antes do início da frutificação ativa, a alimentação das plantas não é necessária. A partir do terceiro ano, a cultura deve ser alimentada regularmente com fertilizantes complexos e a matéria orgânica deve ser aplicada anualmente.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
A proteção contra doenças e pragas é a implementação de tratamentos preventivos de primavera obrigatórios de cerejas com fungicidas: mistura bordalesa, cobre e vitríolo de ferro.
Para pragas (pulgões, moscas-serras), as plantas são pulverizadas com soluções especiais: karbofos, Fitoverma, Nitra.
O número de novas variedades de cerejas está crescendo a cada ano, mas a Maksimovskaya resiste com sucesso à competição, constantemente confirmando seu nome - Generosa, não economiza em uma colheita anual abundante, não dá aos jardineiros problemas com doenças, dá às pessoas frutas saborosas e suculentas.