Contente
As árvores frutíferas populares têm uma desvantagem - são extremamente sensíveis às condições de cultivo. Cereja de ameixa híbrido tornou-se um dos resultados mais úteis da seleção de diferentes espécies - combina as vantagens das ameixas e cerejas e é praticamente desprovido de desvantagens.
Descrição geral do híbrido de ameixa-cereja
Uma mistura de ameixas e cerejas chamada SVG é uma planta de jardim que traz sua primeira colheita aos 2 ou 3 anos de idade. O híbrido ameixa-cereja combina com sucesso as qualidades positivas das ameixas e cerejas - dá frutos grandes, frutos doces, mas ao mesmo tempo se distingue pela alta resistência à geada e ao amortecimento, bela aparência e boa imunidade a doenças.
História de criação
O híbrido de ameixa e cereja foi desenvolvido pela primeira vez nos Estados Unidos. Os progenitores das variedades Opata, Beta e Sapa foram a ameixa japonesa e a cereja Bessey americana.
Quanto à criação russa, o criador A.S. Tolmacheva em Krasnoyarsk foram criados SVG Chulyp, Pchelka e Zvezdochka, criador N.N. Tikhonov em Primorye - SVG Avangard, Utah e Novinka, cujos progenitores foram a mesma cereja Bessey e ameixa Ussuri. A variedade Lyubitelsky de cereja-ameixa foi obtida pelo criador V.S. Putov, do Siberian Research Institute of Horticulture, várias plantas frutíferas foram cultivadas na Crimeia.
Características de híbridos de ameixa
As árvores de híbridos de ameixa e cereja são notáveis por sua pequena altura. Na maioria das vezes, eles crescem até apenas 1,5 m, em casos raros podem chegar a 2 m, o que torna mais fácil cuidar das plantas e colher frutos. A coroa dos híbridos pode ter formatos diferentes - rastejantes e piramidais, mas as folhas são sempre grandes e verdes, com bordas recortadas.
Existem muitas variedades híbridas e cada uma tem suas características próprias. Mas alguns pontos são iguais para todos os SVGs e podem caracterizar uma cultura híbrida como um todo.
- SVG aumentou a resistência ao gelo - esta é a qualidade que eles extraem das cerejas. As raízes das cerejeiras são sempre ramificadas e poderosas, de modo que as baixas temperaturas e a seca são facilmente toleradas por essas árvores.
- Os híbridos de ameixa e cereja toleram perfeitamente as geadas do final da primavera, que são perigosas para as cerejas e ameixas comuns.
- A frutificação de quase todas as variedades de ameixa e cereja ocorre no final de agosto ou próximo ao outono.
Resistência da cultura híbrida a doenças
As cerejeiras não são muito suscetíveis a doenças e pragas. No entanto, eles também têm pontos fracos. Em particular, a moniliose é perigosa para plantas de ameixa e cereja - uma doença na qual flores, folhas e brotos começam a secar repentinamente.
Para evitar queimaduras moniliais, as árvores híbridas de ameixa e cereja são geralmente tratadas com líquido bordalês antes do início do período de floração. No verão, o procedimento pode ser repetido. Se os sintomas da doença aparecerem, todas as partes afetadas da planta de cereja-ameixa devem ser cortadas.
Polinização de híbridos
As variedades de cereja são autoférteis.Outra característica é que nenhuma variedade de ameixa ou cereja é adequada para o papel de polinizador, mas apenas híbridos semelhantes de SVG ou cereja de Besseya, com os quais o cruzamento de muitas variedades híbridas começou.
Frutificação SVG
Os híbridos de ameixa e cereja frutificam muito mais tarde do que as cerejas ou ameixas comuns - no final de agosto ou mesmo no início do outono. Mas a primeira colheita de arbustos de cereja-ameixa já durará 2 - 3 anos, dependendo da variedade específica, e as colheitas serão anuais. Os híbridos SVG dão frutos abundantemente, várias dezenas de quilogramas de bagas são colhidas de uma planta.
Na aparência, os frutos da árvore são mais parecidos com ameixas. No entanto, o sabor contém notas de ameixa e cereja. As bagas podem diferir na cor dependendo da variedade - diferentes plantas de ameixa e cereja produzem frutos verde-amarelos, vermelhos e marrons.
Alcance da fruta
Você pode usar bagas para fins culinários de qualquer forma. São agradáveis de comer frescos, recém-colhidos da madeira, também podem ser usados para preparar bebidas e sobremesas caseiras. Os híbridos são versáteis e adequados para uso livre na cozinha.
Em que regiões podem ser cultivados híbridos de ameixa e cereja
As ameixas e cerejeiras criam raízes bem em quase todas as condições climáticas. São adequados para criação na região Centro, crescem bem nas regiões do sul do país. Mas é claro que os jardineiros apreciam especialmente o híbrido de ameixa e cereja na Sibéria - as plantas toleram perfeitamente as geadas do norte.
Vantagens e desvantagens do SVG
Os benefícios das árvores híbridas são claros. Esses incluem:
- resistência à geada;
- boa tolerância à seca;
- alto rendimento estável e primeira frutificação rápida;
- sabor agradável a fruta.
O arbusto cereja-ameixa quase não tem desvantagens - especialmente quando comparado com ameixas ou cerejas comuns. As desvantagens podem ser atribuídas apenas à auto-infertilidade - os polinizadores são necessários para obter colheitas.
Híbrido de ameixa-cereja: variedades
Se você estiver interessado na descrição das variedades SVG, existem várias variedades principais.
- Híbrido opata cereja - uma planta baixa e extensa de até 2 m, começa a dar frutos aos 3 ou 4 anos de vida, dá uma safra de grandes bagas verde-amarelas pesando até 20 g.
- SVG Beta - arbusto baixo até 1,5 m, um dos de maior rendimento. Frutos em bagos castanhos arredondados, com peso médio de 15 g ou pouco mais.
- Gema híbrida de ameixa e cereja - uma variedade de produção precoce, dá frutos doces verde-amarelados até 20 g durante 2 anos de crescimento. Atinge 2,3 m de altura, difere no formato piramidal da copa.
- Híbrido ameixa-cereja Mainor - outra variedade de produção precoce de origem canadense com frutificação de 2 anos, resistente às intempéries. Traz frutos grandes de cor castanha e pesando até 15, vai bem com a variedade Samotsvet como polinizador.
- SVG Pyramidalnaya - um híbrido com uma coroa piramidal, que se reflete no nome. Começa a dar frutos pela primeira vez após 2 ou 3 anos, dá frutos verde-amarelos com peso aproximado de 15 g.
- SVG Omskaya noite - uma variedade muito baixa, apenas até 1,4 m de altura. Traz a primeira safra aos 2 anos de vida, dá frutos com peso aproximado de 15 g - escuros, quase pretos.
- Sapalta híbrido de ameixa e cereja - variedade médio-alta com copa arredondada, com maior resistência à geada, com frutas roxas doces.
- Híbrido de ameixa e cereja Hiawatha - variedade de tamanho médio com copa alta, frutos com frutos arredondados de cor púrpura escura até 20 g de peso. As bagas da planta têm um sabor doce com um ligeiro azedume.
- Bússola híbrida ameixa-cereja - um híbrido com floração no final de maio e frutos muito pequenos, castanho-avermelhados, com peso até 15 g.Atinge 2 m de altura, tolera bem as secas e baixas temperaturas.
Plantando e cuidando de híbridos de ameixa e cereja
As cerejeiras podem variar muito em cor, tamanho e sabor de frutas. Ao mesmo tempo, o plantio de um híbrido de ameixa e cereja e as regras de cuidado são aproximadamente as mesmas e bastante simples, o que torna o cultivo de SVG agradável para os jardineiros.
Regras de pouso
Para enraizar com sucesso um arbusto de cereja-ameixa, basta seguir as seguintes regras simples.
- É preferível plantar arbustos de cereja-ameixa na primavera - especialmente nas regiões do norte. Isso se deve ao fato de que mesmo as mudas de híbridos resistentes à geada são muito sensíveis à geada - e o primeiro inverno com um plantio de outono pode ser muito traumático para eles.
- O híbrido prefere solo franco-arenoso ou argiloso - assim como ameixas e cerejas comuns. O excesso de umidade é especialmente perigoso para ele - os arbustos de cereja-ameixa toleram isso pior do que a seca.
As cerejeiras são plantadas como padrão. Um pequeno buraco é cavado, com cerca de duas vezes o tamanho das raízes da muda, fertilizantes são colocados em seu fundo. A seguir, a muda é cuidadosamente colocada no centro do buraco e polvilhada com terra, não esquecendo de deixar o colo da raiz acima da superfície. 2-3 baldes de água são derramados sob o tronco, o solo umedecido é coberto com cobertura morta.
Como cuidar de SVG
Cuidar de SVG - um híbrido de ameixa e cereja - em geral se assemelha a cuidar de uma ameixa, com a diferença de que o híbrido de ameixa e cereja é muito menos caprichoso para as condições de cultivo.
- A rega de árvores resistentes à seca é necessária apenas quando necessário. Na ausência de precipitação natural, 3-4 baldes de água podem ser despejados sob o tronco da árvore uma vez por mês, se a seca ocorreu durante o período de colheita - uma vez a cada 10 dias.
- Um jovem híbrido de ameixa e cereja pode ser alimentado com fertilizantes de potássio no verão. Antes do início do inverno, é recomendável jogar fertilizantes orgânicos sob o tronco. Mas com substâncias nitrogenadas, você deve ter cuidado - elas podem provocar um crescimento muito rápido dos brotos, o que afetará negativamente a produtividade.
- A poda das variedades de ameixa e cereja exige principalmente higiene - é necessária para se livrar dos ramos secos, para desbastar a copa. Também é recomendável apertar os galhos de crescimento rápido no final do verão.
- A cobertura morta é realizada imediatamente após o plantio - e antes do início do inverno. Isso protegerá o solo do congelamento. Além disso, o solo ao redor do tronco antes do tempo frio pode ser coberto com ramos de abeto.
Como SVG reproduz
Para aumentar o número de híbridos de ameixa-cereja em seu jardim, você não precisa comprar novas mudas. Você pode propagar híbridos existentes - usando cortes ou camadas horizontais.
- No primeiro caso, durante o período de crescimento ativo no início do verão, é necessário separar vários brotos da cerejeira, cortar e manter em uma solução formadora de raízes, e então enraizar em uma estufa até o outono. Com o início de setembro, as mudas são desenterradas e enviadas para armazenamento em galpão fechado - o plantio integral só é realizado após 2 anos.
- Ao propagar camadas horizontais, os galhos adequados são dobrados ao solo, fixados e polvilhados com solo. Quando as mudas criam raízes e estão bem estabelecidas no solo, podem ser separadas da planta-mãe.
Conclusão
O híbrido de ameixa e cereja é uma opção muito interessante para o cultivo em chalés de verão. O cuidado é bastante simples, e a árvore dá frutos grandes, doces e abundantes.
Avaliações do híbrido de ameixa e cereja