Contente
Existem dezenas de variedades de cereja, cada uma das quais se distingue pelo sabor, resistência às condições ambientais adversas ou tamanho da colheita.
O robin é considerado uma das variedades clássicas de cereja, que se caracteriza por alto rendimento e longa vida útil.
História de criação
Esta variedade de cereja foi cultivada no final dos anos 80 do século passado por criadores domésticos com base na Seleção e Instituto Técnico de Horticultura e Viveiro de toda a Rússia. Quase imediatamente, a variedade entrou no cadastro estadual de lavouras e foi amplamente utilizada para cultivo nas regiões centrais de nosso país.
Descrição da cultura
A variedade Malinovka pode atingir em média 3-3,2 metros, a copa apresenta uma forma ligeiramente arredondada ou esférica, bastante espessa. As folhas têm formato e tamanho padrão para a maioria das variedades de cereja. Acima, a folhagem é ligeiramente mais escura e tem uma superfície brilhante.
Os frutos são bagas vermelhas profundas. O peso de uma baga pode atingir 4–5 g A polpa é densa, de sabor ligeiramente ácido.
Características
A cereja Malinovka pertence às variedades que se distinguem por um período de maturação tardio, mas um rendimento bastante elevado. Além disso, a cultura é excelente para uso industrial.
Resistência à seca, robustez do inverno
Uma característica distintiva e vantagem do Robin é sua alta resistência a geadas severas, mesmo em tais condições climáticas quando a temperatura ambiente cai abaixo de -25 ° C, bem como à seca.
É claro que, com extrema falta de umidade ou temperaturas muito baixas, alguns botões podem morrer, no entanto, isso não fará muito mal à árvore como um todo.
Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento
Uma das desvantagens dessa variedade é a autofertilidade, ou seja, a planta floresce, mas não se forma frutos na árvore. Para obter uma colheita, é necessário plantar outras variedades nas proximidades.
Os principais polinizadores da cereja Malinovka:
- Bens de consumo pretos;
- Lyubskaya;
- Vladimirskaya;
- Shubinka.
Além disso, o Robin pertence às variedades que se distinguem por um período de maturação tardia, a árvore começa a dar frutos no final de julho - início de agosto. Assim, o período de floração ocorre no final da primavera.
Produtividade, frutificação
O tordo tem um rendimento bastante alto: cerca de 10 a 13 toneladas de frutas vermelhas podem ser colhidas em um hectare. E, talvez, seja precisamente pelo período de frutificação tardia que os bagos apresentam elevadas qualidades comerciais e gustativas do fruto.
Escopo de frutas vermelhas
Cherry Robin é usado principalmente em escala industrial na produção de compotas, geléias, conservas e outros produtos. As bagas são armazenadas durante muito tempo sem perder a sua apresentação.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade distingue-se pela resistência média a doenças e pragas, nomeadamente, coccomicose, moniliose, bem como manchas perfuradas.No entanto, com os devidos cuidados e tratamento oportuno da planta com os preparativos necessários, é possível evitar o desenvolvimento da doença e seu posterior aparecimento em outras árvores.
Vantagens e desvantagens
Com base no exposto, as principais vantagens da variedade Malinovka são:
- maturação tardia;
- resistência a baixas temperaturas e outras condições ambientais adversas;
- alta produtividade;
- frutas de alta qualidade comercial.
As desvantagens, por sua vez, incluem:
- autofecundidade, exigindo plantio próximo a outras variedades de cereja;
- resistência insuficientemente elevada a algumas pragas e doenças fúngicas.
Apesar disso, a variedade Malinovka é muito popular e é cultivada em várias regiões do nosso país. Além disso, as frutas são utilizadas na produção de geléias, compotas e outros produtos.
Características de pouso
O correto plantio e cuidados posteriores com a cultura são garantia de boa colheita, resistência a doenças e pragas e pleno desenvolvimento das cerejas. Por isso é necessário seguir todas as recomendações abaixo.
Tempo recomendado
É melhor plantar um robin na primavera, preparar o solo com antecedência no outono. Este é o período mais favorável para o plantio de uma muda, pois o risco de secas ou geadas severas é minimizado.
Escolhendo o lugar certo
Para o plantio, deve-se escolher um local onde o lençol freático corra a uma profundidade de pelo menos 1,8 m abaixo do solo, sendo melhor optar totalmente por uma zona sem lençol freático.
Além disso, tente evitar planícies, lugares muito escuros. O solo deve ser neutro, bem drenado, solto e leve.
Quais safras podem e não podem ser plantadas ao lado das cerejas
Ao escolher um local para o plantio de cerejas, você também deve prestar atenção às plantas vizinhas. O tordo se sente bem ao lado de cerejas, ameixas cereja, ameixas e outras frutas de caroço, bem como sorveira e espinheiro.
Mas não plante cerejas ao lado de beladonas, tília, vidoeiro, carvalho, bem como alguns arbustos, como framboesas ou groselhas. O sistema radicular dessas plantas cresce tão fortemente que começa a ter um efeito prejudicial sobre as cerejas.
Seleção e preparação de material de plantio
Ao escolher uma muda de cereja, preste atenção aos seguintes sinais:
- a muda não tem mais de 2 anos;
- o diâmetro do sistema radicular não excede 25-35 cm;
- o tronco e os brotos da árvore estão livres de danos, rasgos, placas ou sinais de doenças fúngicas;
- as raízes devem ser moderadamente flexíveis, sem protuberâncias ou dobras.
É melhor comprar mudas de viveiros comprovados, especializados no cultivo de frutas.
Algoritmo de aterrissagem
Estágios de plantio de Robins:
- Cave um buraco com não mais de 60 cm de profundidade e cerca de 75-80 cm de diâmetro.
- Misture a camada superficial do solo com fertilizantes orgânicos e minerais.
- Insira uma estaca no centro do buraco e gradualmente despeje a mistura solo / fertilizante no buraco, fazendo uma ligeira elevação.
- Espalhe o sistema radicular uniformemente e continue adicionando a mistura.
- Despeje a muda (pelo menos 8-10 L) e amarre a cereja em uma estaca.
Acompanhamento da cultura
Cuidar mais das cerejas inclui a poda oportuna do topo da árvore e dos galhos em excesso, a formação de uma copa bem cuidada, bem como a remoção regular de ervas daninhas ao redor da árvore.
É necessário cuidado especial com o Robin durante sua floração e frutificação. Durante os períodos de calor, recomenda-se regar em abundância com pelo menos 10 litros de água. Na primavera e no outono, também é necessário remover todos os brotos quebrados ou doentes.
Três vezes por temporada você precisa aplicar fertilizantes minerais e orgânicos e não se esqueça de soltar o solo ao redor da árvore de vez em quando. Como cobertura pode ser:
- ureia ou salitre - 20-30 g por 10 litros de água;
- estrume - 4 kg por 1 sq. m. área ao redor da árvore;
- cinzas - 1 kg por 1 sq. m. de solo, geralmente introduzido no outono.
O cumprimento das regras básicas de cuidado permitirá que você obtenha um alto rendimento de cerejas Malinovka.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
A principal desvantagem dessa variedade é sua baixa resistência a infecções fúngicas. Os principais tipos de doenças são apresentados na tabela.
Doença | Manifestações | Métodos de controle |
Coccomicose | A árvore para de dar frutos, flores e frutos caem, as folhas secam muito. | Poda de galhos afetados, pulverização com fungicidas e queima de folhagem seca. |
Moniliose | Os ramos parecem carbonizados e a cereja não dá frutos. | Tratamento da madeira com preparações fungicidas, bem como poda dos ramos ressecados com a sua posterior queima. |
Antracose | As folhas começam a cair gradualmente e os ramos secam. | Pulverizar cerejas com poliram, podar brotos danificados. |
Chiclete | A liberação de um líquido semelhante a uma resina por uma árvore. | É necessário limpar regularmente a gengiva e tratar as superfícies da ferida com fluido de Bordéus. |
Ferrugem | Manchas com uma tonalidade avermelhada ou enferrujada característica aparecem nas folhas. | Pulverizar a folhagem com sulfato de cobre como profilaxia, bem como queimar as folhas já afetadas. |
Para prevenir o aparecimento de infecções fúngicas, é recomendável inspecionar regularmente as árvores, principalmente galhos e folhas.
Conclusão
Robin é uma das variedades de cerejas resistentes à geada com alto rendimento e altas qualidades tecnológicas e comerciais de frutas. É cultivado em várias regiões do nosso país e, além disso, é a principal casta com a qual se fazem compotas, conservas e compotas.