Cereja Rossoshanskaya preta

Frutos suculentos de cor escura, árvore compacta, alta robustez no inverno - tudo isso pode ser dito sobre a cereja preta de Rossoshanskaya. Esta é uma das variedades de árvores frutíferas mais comuns, que tem sido cultivada com sucesso em muitas regiões e regiões do nosso país há mais de 20 anos.

História de criação

Esta variedade foi cultivada com o plantio de uma variedade de cereja de polinização livre na estação Rossoshanskaya em homenagem a A. Ya. Voronchikhina. Acredita-se que essa muda fosse um bem de consumo negro, uma vez que as características externas da árvore e dos frutos de ambas as variedades são em muitos aspectos semelhantes.

Desde 1986, Rossoshanskaya black foi plantado com sucesso nas regiões Central, Baixo Volga e Norte do Cáucaso do país. Até o momento, essa cultura tem sido amplamente utilizada, inclusive em escala industrial. A variedade de cereja preta mais comum, Rossoshanskaya black, pode ser encontrada nas regiões de Volgogrado e Rostov, bem como nas regiões centrais com solos ricos em terra preta.

Descrição da cultura

A variedade cresce em média até 3-4 metros de altura, a copa da árvore é piramidal com uma base larga. Uma característica distintiva do preto Rossosh é uma folhagem bastante fraca da copa, além disso, com a idade, a árvore torna-se cada vez mais nua.

A casca cinza escura do tronco tem uma superfície lisa característica quase sem rachaduras. Os rebentos são retos, às vezes ligeiramente curvos. A casca dos rebentos jovens é castanha-esverdeada, depois torna-se cinzenta e adquire faixas longitudinais na base.

As lâminas das folhas são ovais com uma ponta pontiaguda, atingindo cerca de 10 cm de comprimento e não mais de 5 cm de largura. Como a maioria das variedades de cereja, as folhas são brilhantes acima, de cor verde saturada e ligeiramente pubescente abaixo, com um matiz acinzentado.

Na inflorescência, geralmente há duas flores, menos frequentemente uma ou três. As flores no início da floração são brancas e no final adquirem um tom rosado.

Os frutos do Rossosh preto são arredondados, ligeiramente comprimidos nas laterais. O peso de uma cereja é de cerca de 4,5 G. A cor do fruto é uma cereja escura e rica, quase preta. A polpa é suculenta, espessa e carnuda. A cereja tem sabor doce e azedo, pelo que esta variedade é muito utilizada na produção industrial de compotas.

Características

Os seguintes critérios são usados ​​com mais frequência para caracterizar variedades de cereja:

  • resistência a condições ambientais adversas;
  • volume de colheita;
  • tempos de floração e frutificação;
  • resistência a várias doenças e pragas.

Vamos considerar as características da cereja Rossosh preta em mais detalhes.

Resistência à seca, robustez do inverno

A variedade apresenta alta robustez invernal, tolera baixas temperaturas com um percentual mínimo de perdas (não mais que 10% de congelamento dos botões florais). A resistência das cerejas à seca é ligeiramente superior à média. Com uma prolongada falta de umidade e ausência de rega regular, a árvore começará a morrer.

Indicadores suficientemente altos de resistência às baixas temperaturas e à seca tornam possível fazer crescer o preto Rossosh em muitas regiões da Rússia e nos países da CEI.

Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento

A cereja Rossoshanskaya preta pertence a variedades autopolinizadas, mas para obter um maior rendimento, recomenda-se plantar outras árvores nas proximidades. Ao contrário de outras variedades, a floração começa tardiamente e o período de maturação dos frutos é no final de junho.

Produtividade, frutificação

Rossoshanskaya black começa a dar frutos 4 anos após o plantio. Ao mesmo tempo, cerca de 3-4 kg de cerejas podem ser colhidos de uma árvore. O aumento na produção é bastante lento, por volta dos 7-9 anos de vida da árvore, cerca de 10-13 kg de frutos podem ser colhidos.

Uma característica distintiva desta variedade é a preservação a longo prazo dos frutos da árvore. Na colheita, junto com os pés, a cereja mantém a sua apresentação por muito tempo.

Escopo de frutas vermelhas

Devido a elevados critérios tecnológicos (sabor, densidade da polpa, percentagem do teor de açúcar, etc.), a variedade de cereja preta Rossoshanskaya é utilizada há muitos anos na produção industrial de compotas, compotas e outros produtos.

Resistência a doenças e pragas

Rossosh black tem um grau médio ou baixo de resistência à coccomicose e moniliose. Esta variedade requer tratamento preventivo regular de brotos e folhas.

Vantagens e desvantagens

As principais vantagens da variedade de cereja preta Rossoshanskaya incluem:

  • árvore pequena e compactação da copa;
  • autopolinização;
  • robustez do inverno e possibilidade de crescimento em muitas regiões;
  • alto critério tecnológico de frutas;
  • segurança da colheita durante o transporte de longo prazo.

As principais desvantagens, por sua vez, são:

  • aumento lento na produção;
  • fraca resistência a doenças e pragas.
Importante! Apesar da autopolinização da cereja preta Rossoshanskaya, é recomendável plantar outras árvores para obter uma colheita rica.

Características de pouso

Esta variedade é considerada resistente a baixas temperaturas, mas geadas muito severas podem levar à morte da maioria dos botões. Por isso é importante escolher com sabedoria o local e a época do plantio.

Tempo recomendado

Como a maioria das frutas, é melhor plantar cerejas na primavera. Isso evitará que brotos imaturos congelem.

Escolhendo o lugar certo

Na escolha do local para o plantio de uma muda, vários princípios devem ser seguidos:

  1. O local não deve ser nas terras baixas.
  2. A água subterrânea deve estar a uma profundidade de pelo menos 1,5 metros.
  3. O futuro local de plantio de cereja deve ser protegido dos ventos frios do lado norte.
  4. É preferível escolher solo franco-arenoso ou argiloso.

Além disso, não se esqueça que a distância do local de plantio a outras árvores ou edifícios próximos deve ser de pelo menos dois metros.

Conselho! O local de plantio ideal para as cerejas pretas Rossoshanskaya é uma pequena elevação próxima a uma parede de tijolos que pode acumular calor.

Quais safras podem e não podem ser plantadas ao lado das cerejas

Cherry Rossoshanskaya black se sente confortável ao lado de outras frutas. Mas não plante esta variedade ao lado de beladonas, bem como de grandes árvores como bétula, carvalho ou tília. Além disso, as cerejas não se dão bem ao lado de arbustos de frutas silvestres, como framboesas ou groselhas.

Seleção e preparação de material de plantio

Na hora de escolher uma muda, deve-se prestar atenção na aparência, no estado das raízes e nos brotos. Os ramos devem ser flexíveis, isentos de fissuras e vincos, e o sistema radicular deve ser isento de bolhas, bem formado e desenvolvido.

Antes de plantar, remova todos os galhos danificados ou quebrados, bem como os brotos que crescem em direção às raízes.

Algoritmo de aterrissagem

As principais etapas do plantio de cerejas pretas Rossoshanskaya:

  1. Cavando um buraco.A fossa deve ter pelo menos 60-65 cm de largura e cerca de 45 cm de profundidade. Em seguida, é necessário derramar o buraco com 10-12 litros de água e deixar até a completa absorção.
  2. Se o solo for muito pesado, é melhor misturar o solo escavado com areia. Isso garantirá uma drenagem adequada.
  3. Uma estaca é cravada no centro da cova, ao lado da qual uma muda de cereja é instalada. Em seguida, você deve nivelar o sistema radicular e gradualmente preencher o solo.
  4. Num raio de um metro ao redor da cereja, é necessário cobrir o solo com serragem. Isso evitará a evaporação excessiva de umidade e o ressecamento do solo.

Para maior confiabilidade, é melhor amarrar a muda a uma estaca.

Acompanhamento da cultura

Todo o cuidado com as cerejas consiste apenas em regar, soltar regularmente o solo, retirar ervas daninhas, bem como prevenir doenças e pragas.

Você também precisa monitorar a poda de novos brotos. Aproximadamente 40 cm do tronco acima do nível do solo deve estar completamente descoberto, sem nenhum galho.

A cereja preta Rossoshanskaya deve ser regada abundantemente 4 vezes durante toda a estação de crescimento: após a floração, durante o ovário dos frutos, após a coleta da parte principal da colheita e, a seguir, em meados de outubro. Cada rega deve consumir pelo menos 10 litros de água.

Além disso, cerca de uma vez a cada 5-7 anos, deve-se adicionar cal ao solo. E para um melhor enraizamento, é melhor adicionar fertilizantes orgânicos e cloreto de potássio antes do plantio.

Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção

As principais pragas e doenças que afetam esta variedade de cereja são apresentadas na tabela.

Praga / doença

Manifestações externas

Métodos de prevenção e controle

Coccomicose

Folhas que caem e amarelecem rapidamente.

A umidade excessiva contribui para a disseminação do fungo, por isso é importante monitorar o regime de irrigação. Como medida de controle de pragas, é realizada a pulverização com uma solução de cobre.

Moniliose

Queimaduras em galhos, folhas e cascas.

É necessário realizar tratamento com fungicidas, além de destruir as folhas e brotos afetados.

Pulgões e lagartas verdes

Traços característicos de vida de inseto aparecem, por exemplo, folhas roídas.

Cada árvore deve ser inspecionada regularmente e as pragas devem ser removidas.

Uma das melhores maneiras de prevenir muitas doenças é um exame oportuno e detalhado da árvore para a presença de pragas, fungos ou outros sinais de danos à cereja. Além disso, todos os ramos e folhas doentes devem ser cortados e queimados para evitar a propagação da doença.

Conclusão

A cereja Rossoshanskaya preta é uma das variedades mais atraentes e deliciosas. A sua resistência às geadas e à seca periódica possibilita o cultivo em diversas condições climáticas. E a longa conservação de frutas e altas qualidades tecnológicas possibilitam o uso dessa variedade em escala industrial.

Testemunhos

Mikhailenko Valentina Nikitichna, Kaluga
Comprei cereja Rossoshanskaya preta no viveiro e plantei no meu jardim na mesma primavera. Em primeiro lugar, fui atraído pela cor escura e nobre das frutas e pelo seu sabor. Ao plantar no solo, acrescentei fertilizantes orgânicos e minerais para enraizar a muda. Eu regularmente podo a coroa e trato pragas. A árvore parece ótima no meu jardim, e estou feliz por ter escolhido esta variedade em particular.
Olga Ivanchenko, Belgorod
Entre dezenas de variedades diferentes de frutas cultivadas em meu jardim, havia um lugar para a cereja preta Rossoshanskaya. A cultura é despretensiosa, resiste com tranquilidade às geadas e períodos de seca do ano. Mas o rendimento durante a autopolinização não é tão alto quanto gostaríamos, então outras variedades tiveram que ser plantadas nas proximidades.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção