Contente
As variedades de cereja são divididas em técnicas, de mesa e universais. É digno de nota que as cultivares com bagas grandes e doces crescem bem no sul, enquanto os do norte têm que se contentar com as pequenas e ácidas. O clima da maior parte da Rússia é temperado ou frio, portanto institutos científicos inteiros estão trabalhando na adaptação e criação de variedades resistentes à geada. A cereja Dessertnaya Morozovaya hoje é uma das mais doces, crescendo em um clima temperado continental.
História de criação
Centro Científico Federal. Michurina entrou com um pedido de inclusão da variedade de cereja Desertnaya Morozova no Registro do Estado em 1987. Ela foi satisfeita em 1997. A variedade foi criada por T.V. Morozova, mas é difícil dizer de qual cereja ela se originou. O State Register, apresentado pela State Variety Commission, afirma que este é um mutagênico recebido de Griot Ostheimsky. FGNBU VNIISPK chama Vladimirskaya cereja como a variedade inicial usada para criar Dessertnaya Morozova.
Ambas as fontes concordam que a cultivar foi obtida após mutação direcionada. Griot Ostheimsky é uma antiga variedade espanhola, descrita no final do século XVIII. Acredita-se que a cereja de Vladimir é cultivada na Rússia desde o século XVI. Ambas as variedades são griots.
Descrição da cultura
A altura da cerejeira Morozovaya Dessertnaya pode chegar a 3 m. A copa é extensa, oval, rara. Galhos retos tornam-se nus com a idade. No tronco e nos ramos velhos, a casca é de cor castanha clara. O crescimento da árvore é intenso.
Grandes botões de cereja são fortemente desviados dos brotos. As folhas grandes e opacas são verdes claras, obovadas, com uma borda serrilhada. O pecíolo é de espessura e comprimento médios, em todo o comprimento da coloração antocianina.
As flores são grandes e brancas. Os bagos de maturação precoce são grandes, redondos, pesando até 3,7 g (com boa tecnologia agrícola - 4,7 g). A sutura abdominal é quase invisível e há uma pequena depressão no ápice. Como outros griots, as frutas, a polpa e o suco são vermelho-escuros. A baga é uma pedra macia, suculenta, macia e de tamanho médio. Contém muito açúcar e pouco ácido, a avaliação do sabor é de 4,6 pontos. A frutificação ocorre a uma taxa de crescimento anual.
A variedade é recomendada para cultivo na região central da Terra Negra.
Breve característica da variedade
Se você quer plantar cerejas no jardim, que crianças e adultos vão ficar felizes em comer, a variedade Dessertnaya Morozova é perfeita.
Resistência à seca, robustez do inverno
A sobremesa de cereja Morozovoy tem uma resistência média à seca - no verão quente, ela precisa ser regada 1 a 2 vezes por mês. Na Região Central da Terra Negra, ela inverna sem abrigo e resiste bem às geadas. Para regiões mais ao norte, você deve escolher outras variedades. A sobremesa Morozova floresce cedo e com certeza cairá sob as geadas, mesmo que a árvore esteja coberta.
Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento
A variedade Dessertnaya Morozovaya é uma das primeiras. Ela floresce e frutifica uma das primeiras. A colheita das cerejas Dessertnaya Morozova em Michurinsk, onde a variedade foi testada, começa na segunda década de junho.
Como polinizadores, você pode usar:
- Aluna;
- Vladimirskaya;
- Griot Ostheimsky;
- Griot Rossoshansky.
A variedade Dessertnaya Morozovaya é parcialmente autofértil e pode render uma colheita sem outras cerejas, porém, será de 7-20% do possível.
Produtividade, frutificação
3-4 anos após o plantio no jardim, a variedade começa a dar frutos. As árvores de controle deram 50-70 centners por hectare. Isso é 10 quintais a mais do que o rendimento da Lyubskaya, que é considerada uma das mais prolíficas.
As bagas unidimensionais são formadas num crescimento anual, pelo que a variedade necessita de poda para estimular a formação de rebentos. A frutificação é anual. Os bagos destacam-se de forma limpa do pedúnculo, apesar da polpa tenra, são bem transportados.
Escopo de frutas vermelhas
A sobremesa Morozova é uma variedade de mesa. Bagas com excelente sabor de sobremesa são doces, suculentas, com uma acidez quase imperceptível. Geralmente são consumidos frescos, e as geléias e bebidas têm um sabor ligeiramente insípido.
Resistência a doenças e pragas
As pragas afetam a Sobremesa Morozova da mesma forma que outras variedades. A resistência das cerejas à coccomicose é alta, mas apenas se não houver árvores infectadas nas proximidades. Durante os testes, uma muda dessa variedade foi colocada em um jardim infectada por um fungo. Como resultado, a resistência à coccomicose caiu para média.
Vantagens e desvantagens
Em um clima continental temperado, a variedade Desertnaya Morozovaya é uma das melhores. Não é adequado para regiões frias - a floração começa muito cedo, mesmo que os botões não congelem no inverno, as geadas recorrentes irão "alcançá-los". As vantagens indiscutíveis da variedade incluem:
- Amadurecimento precoce das bagas.
- Frutificação regular.
- Sabor de sobremesa.
- Uniformidade de frutas.
- Boa resistência a doenças.
- Fácil de colher.
- Boa transportabilidade de frutos silvestres.
- Alta produtividade.
- Autofertilidade parcial.
Entre as desvantagens, deve-se observar:
- Em um jardim altamente infectado, a resistência à coccomicose diminui.
- Resistência insuficiente ao inverno.
- Exposição de galhos antigos.
- Tolerância à seca média.
- Griots são os melhores polinizadores. Todos eles são variedades de mesa, como Dessertnaya Morozova. Para uma pequena horta, onde não há como plantar uma terceira cereja, isso é ruim, você precisa de pelo menos uma árvore com bagas técnicas ou universais para fazer sucos e doces.
Características de pouso
Com os devidos cuidados e plantio na região recomendada, a cultivar terá um bom desempenho.
Momento recomendado e seleção de um local adequado
Na Região Central da Terra Negra, essa variedade deve ser plantada na primavera, assim que o solo permitir. Todo o trabalho deve ser concluído antes do romper do botão. É melhor preparar a cova de plantio no outono.
As cerejas são colocadas no lado sul dos edifícios ou uma cerca, no oeste de colinas com uma ligeira inclinação. O lençol freático deve estar a mais de 2 m da superfície do solo. A terra deve ser neutra e conter uma grande quantidade de matéria orgânica.
Quais safras podem e não podem ser plantadas ao lado das cerejas
Os melhores vizinhos para as cerejas são variedades de polinização relacionadas, portanto, o rendimento será maior. Claro, eles não devem fazer sombra uns aos outros, além disso, uma distância de cerca de 3 m entre as árvores deve ser mantida a fim de reduzir a probabilidade de infecção cruzada com doenças fúngicas.
As cerejas crescem bem ao lado de outras frutas de caroço e uvas. Carvalho, bordo, bétula e tília secretam substâncias que inibem a fruta da árvore. A queda das agulhas de coníferas acidifica o solo, o que é inaceitável para as cerejas.
Espinheiro-mar, amoras-pretas ou framboesas que formam muitos brotos tiram a umidade e os nutrientes. Groselhas pretas e cerejas são geralmente antagonistas irreconciliáveis, crescerão mal nas proximidades, podem até morrer.
Durante os primeiros 2-3 anos, o círculo do tronco deve ser mantido limpo, solto e removido ervas daninhas... Depois que a cereja cria raízes, a raiz pode ser coberta com coberturas de solo tolerantes à sombra que crescem em sua área, como pervinca ou tenaz.
Seleção e preparação do material de plantio
Claro, é melhor ir ao viveiro e ver se as cerejas são desenterradas diante de seus olhos. Mas essa oportunidade nem sempre aparece. Compre material de plantio em grandes centros de jardinagem, para que seja mais provável que seja de alta qualidade e corresponda à variedade.
As mudas se enraízam melhor de todas:
- anuais com cerca de 80 cm de altura;
- bienal até 110 cm.
A raiz deve ser bem desenvolvida e a madeira deve ser marrom claro. É improvável que uma árvore de um metro e meio com um caule esverdeado hiberne (se durar até o final da estação de crescimento) - ela foi "alimentada" com muita diligência com nitrogênio ou estimulantes.
Algoritmo de aterrissagem
O local de plantio correto não garante que a cereja enraíze bem se o solo da sua área não for adequado. A reação ácida é neutralizada com farinha de cal ou dolomita, e areia é adicionada à densa. A cereja adora húmus, é despejado em cada cova de plantio, misturando-se com a camada superior do solo. O superfosfato e o sal de potássio (50 g cada) são usados como fertilizante inicial.
É melhor preparar a cova de plantio no outono. Sua profundidade deve ser de cerca de 40-60 cm, diâmetro - cerca de 80 cm. Sequência de plantio:
- Prenda um pino resistente na parte inferior, ligeiramente ao lado do centro.
- Coloque uma cereja no meio, aos poucos preencha com uma mistura fértil, compactando o solo à medida que o buraco vai enchendo. O colar da raiz deve estar 5-8 cm acima da superfície.
- Crie um meio-fio com o solo restante ao redor do círculo do tronco.
- Amarre a muda a uma estaca.
- Despeje 2-3 baldes de água sobre as cerejas.
- Cubra o círculo do tronco (de preferência com húmus).
Acompanhamento da cultura
Na primeira estação de crescimento é preciso regar bem a muda, e quando o solo secar, afrouxe-a. Isso permitirá que mais ar flua para as raízes. As cerejas que criaram raízes e começaram a frutificar são regadas apenas se não chover durante muito tempo. Em climas quentes e secos, isso é feito de 1 a 2 vezes por mês.
As cerejas adoram nitrogênio e potássio, elas precisam de fósforo em pequenas quantidades. É preferível cobrir o círculo do tronco com esterco de vaca ou cavalo no outono, adicionando uma lata de litro de cinzas. Se você estiver usando fertilizantes minerais, aplique nitrogênio na primavera e potássio e fósforo no outono.
A frutificação da variedade Dessertnaya Morozovaya é estimulada por restos. Para isso, galhos com mais de 2 anos são encurtados.
Também precisamos da poda higiênica das cerejas Dessertnaya Morozova. A foto de uma velha cereja, cujos galhos cresciam conforme a necessidade, mostra que eles ficam nus com o tempo sem os devidos cuidados.
Nas regiões do sul e regiões recomendadas para o cultivo de variedades, as cerejas não precisam ser cobertas para o inverno. O tronco é envolvido por galhos de palha, estopa ou abeto para protegê-lo de lebres e outros roedores famintos.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
A variedade Dessertnaya Morozovaya tem alta resistência à coccomicose, que diminui quando as árvores infectadas estão localizadas próximas. Portanto, para esta cereja, a prevenção de doenças fúngicas é muito importante.
Problema | Sinais externos | Tratamento | Medidas preventivas |
| Doenças da cereja |
|
|
Coccomicose | Manchas escuras aparecem na lâmina da folha, em seguida, formam-se buracos em seu lugar. No verão, os órgãos vegetativos doentes das cerejas caem | Tratamento com preparações contendo cobre no cone verde. Depois que as folhas caem - com vitríolo de ferro | Os tratamentos preventivos são realizados na primavera e no outono.As folhas caídas são removidas do local. A poda é realizada em tempo hábil. Não engrosse as plantações. |
Moliníase | A árvore parece ter sido afetada pelo calor. Após o murchamento das flores e folhas de cerejeira, ramos inteiros secam | Os ramos infectados são cortados, capturando parte do tecido saudável. A superfície da ferida é coberta com verniz de jardim. A árvore é pulverizada duas vezes com fungicidas contendo cobre em intervalos de 2 semanas. | |
| Pragas da cereja |
|
|
Pulgão | Pequenos insetos com asas pretas ou verdes sugam a seiva celular dos brotos jovens e das folhas de cereja. O congestionamento de pragas torna-se pegajoso | Com uma pequena quantidade de pulgões, as cerejas são tratadas com água e sabão. Em caso de dano grave - um medicamento com a substância ativa bifentrina | Luta de formigas |
Cherry Sawer | Larvas escuras cobertas com secreções viscosas roem buracos nas folhas de cerejeira | Trate as cerejas com Aktelik ou outro inseticida adequado | Não engrossar as plantações de cerejas, realizar pulverizações preventivas, atrair pássaros para o jardim |
A variedade de mesa Dessertnaya Morozova é uma das melhores griots. Para as primeiras cerejas, os frutos silvestres são muito saborosos. A variedade se mostrou melhor quando cultivada na região recomendada - Central Black Earth.
Testemunhos