Contente
De 150 tipos de cerejas, apenas 5 são comestíveis - estepe, feltro, magaleb, comum, não encontrada hoje na natureza, e cereja doce. Todas as variedades são cultivadas por seleção seletiva ou polinização cruzada de parentes selvagens. Não se sabe ao certo quantos cultivares existem hoje, novos surgem constantemente e os antigos “saem de circulação” sem esperança ou são destruídos pela coccomicose. A cereja Uralskaya Rubinovaya é uma variedade antiga que permanecerá em demanda no norte da Rússia por muitas décadas.
História de criação
A variedade Uralskaya Rubinovaya foi criada pela Estação de Seleção Hortícola de Sverdlovsk em 1954. Em 1955, a cereja foi transferida para o State Grade Testing, e 4 anos depois (1959) foi aceita pelo Registro Estadual. Desenvolvedores da variedade - S.V. Zhukov e N.I. Gvozdyukova.
Uralskaya Rubinovaya é um híbrido de cereja de estepe, obtido a partir do cruzamento da variedade Ideal com outras cultivares Michurin. Foi criado especificamente para o clima frio da Sibéria e dos Urais. Hoje, a variedade é usada para criar novas variedades, agindo como um doador de rendimento, baixa estatura, resistência à geada e seca.
Descrição da cultura
A variedade Uralskaya Rubinovaya, como outras cerejas da estepe, não cresce como uma árvore, mas como um arbusto. Atinge 1,5 m de altura e a forma da copa é amplamente redonda, com ramos estendidos e caídos. Os rebentos são verdes, tornando-se castanho-arroxeados e nus. Folhas obovadas, com ponta afiada e bordas recortadas. A parte superior é verde escura, a parte inferior é clara. As flores são formadas em brotos anuais ou ramos de buquê.
Os frutos da Cereja Ural Rubi são de tamanho médio, vermelho escuro, arredondados, pesando até 3,5 g cada. A variedade pertence ao morel (griots). Isso significa que a polpa e o suco ficam vermelhos. O sabor da fruta é satisfatório, doce e azedo. O caroço é pequeno, separa-se bem da polpa. O pedúnculo de comprimento médio está firmemente preso à cereja e não permite que se esfarele após a maturação completa.
A variedade Uralskaya Rubinovaya é aprovada para cultivo em todas as regiões. A cereja sente-se melhor em regiões com um clima mais do que fresco - Volgo-Vyatka, Ural, West Siberian.
Características
Menos de 30 variedades de cereja da estepe estão incluídas no Registro do Estado da Federação Russa, uma delas é a Uralskaya Rubinovaya. Apesar de quase sete décadas desde o registro, as mudas dessa cultivar continuam sendo demandadas.
Resistência à seca, robustez do inverno
A variedade de cereja Uralskaya Rubinovaya foi criada especificamente para cultivo em áreas com invernos rigorosos. Acredita-se que seja capaz de se adaptar a quaisquer condições climáticas, incluindo secas prolongadas. Os botões e a madeira são capazes de resistir a geadas abaixo de 35 graus. Em grande medida, a variedade deve a sua resistência ao congelamento devido ao seu pequeno tamanho - esta cerejeira arbustiva no inverno fica 2/3 coberta de neve.
Polinização, período de floração e amadurecimento
Uralskaya Rubinovaya pertence às variedades tardias - dependendo das condições climáticas e da região, ela floresce no final de maio - início de junho. A frutificação começa na segunda quinzena de agosto. Graças ao forte apego da baga ao pedúnculo, pode-se esperar não pelo técnico, mas pela plena maturação, sem medo de que a cereja se esfarele.
Os períodos de floração tardia permitem não só fugir das geadas primaveris nas regiões setentrionais, mas também aguardar a libertação de insectos benéficos. Isso é especialmente importante porque a planta é autofértil. Os melhores polinizadores para as cerejas da variedade Uralskaya Rubinovaya são Polevka, Alatyrskaya, Mayak, Shchedraya, Zagrebinskaya.
Muitos jardineiros amadores plantam Ural Rubinovaya não só por causa das bagas. Esta cereja é um excelente polinizador para quase todas as variedades tardias.
Produtividade, frutificação
O Ural Rubinovaya distingue-se pela frutificação estável, ou seja, dá uma boa colheita todos os anos. As bagas amadurecem ao mesmo tempo, podem ser colhidas de uma só vez. Um arbusto adulto em condições climáticas favoráveis e cuidados satisfatórios pode render até 10 kg. Em qualquer caso, o peso da fruta colhida raramente é inferior a 6 kg. Com o cultivo industrial, 60-90 centners de bagas são colhidas por hectare anualmente.
Uralskaya Rubinovaya entra em frutificação cedo, por volta do terceiro ano após o plantio. Ela sempre dá um alto rendimento por 13-15 anos. Então, o número de frutas diminui gradualmente, mas se você cultivar cerejas não para venda, mas para suas próprias necessidades, a árvore pode ser considerada produtiva por até 25-30 anos.
Quantidade de frutas vermelhas
Ao plantar cerejas Uralskaya Rubinovaya, deve-se ter em mente que se trata de uma variedade técnica. Não se destina ao consumo fresco. Os sucos são feitos de frutas vermelhas, geléias, compotas, marshmallows e outros doces são feitos. Isso não significa que as cerejas não devam ser consumidas frescas. É que têm um sabor mediano, se outras variedades crescerem nas proximidades, dá-se preferência aos seus frutos silvestres.
Como todos os griots, o Ural Ruby pode ser colhido não totalmente maduro - os frutos chegam durante o armazenamento. Cerejas maduras dessa variedade tendem a rachar, o que deve ser levado em consideração pelos jardineiros que cultivam frutas vermelhas para venda.
Resistência a doenças e pragas
Nos últimos anos, a coccomicose se tornou uma verdadeira morte para os pomares de cereja. Quando o Ural Ruby foi criado, ele não representava tal perigo. A descrição técnica da variedade indica que ela possui uma resistência média a doenças fúngicas.
Entre as pragas, destacam-se os pulgões-cereja e as moscas-serra. A variedade raramente é afetada por esses insetos, mas é melhor tratar as cerejas com inseticidas sem esperar que surjam problemas.
Vantagens e desvantagens
Se não esquecermos que o Uralskaya Rubinovaya é um grau técnico, não uma sobremesa, pode ser considerado um dos melhores. As vantagens incluem:
- Entrada precoce na frutificação. A primeira colheita é colhida 3 anos após o plantio do jardim.
- Durabilidade. A frutificação dura cerca de 30.
- Resistência à geada. A variedade pode suportar temperaturas de até 35 graus.
- Resistente à seca.
- Devido ao pequeno tamanho do arbusto, a colheita é conveniente.
- A variedade cresce bem em regiões de climas frios.
- Alto teor de vitaminas e microelementos nas frutas.
- Facilidade de manutenção.
Entre as desvantagens da variedade estão:
- Amadurecimento tardio. As frutas vermelhas podem ser colhidas apenas na segunda quinzena de agosto.
- Baixo rendimento.
- Grau técnico. Bagas frescas não têm gosto bom.
- Auto-infertilidade. No entanto, isso pode ser atribuído a quase todas as variedades.
- Baixa resistência à coccomicose.
Características de pouso
Embora a cereja Ural Rubinovaya seja aprovada para cultivo em toda a Federação Russa, ela se sente melhor em um clima frio. Nas regiões do sul, a variedade se comporta pior.
Datas e local de desembarque
A melhor época para plantar cerejas nas latitudes do norte é o início da primavera. A árvore deve ser colocada no local antes do início do botão. Um plantio de outono é possível, mas a taxa de sobrevivência será pior - a planta não terá tempo para ficar mais forte e criar raízes antes do início da geada.
É melhor colocar as cerejas em uma elevação bem iluminada, escolhendo um declive suave a oeste, noroeste ou sudoeste. Em áreas planas, ela piora, mas nas terras baixas ela simplesmente morre ou fica constantemente doente e não dá uma boa colheita.
O solo deve ser solto, neutro e fértil. Loams leves funcionam bem. A água subterrânea não deve se aproximar da superfície a menos de 2 m.
Seleção e preparação de material de plantio
A escolha das mudas de cereja deve ser feita com responsabilidade. Compre material de plantio apenas em viveiros ou grandes centros de jardinagem. Escolha variedades destinadas ao cultivo em sua região. Se a cereja for enxertada, um estoque zoneado também é necessário, caso contrário, a planta morrerá no primeiro inverno.
As crianças de um ano não devem ter mais de 80 cm, as de dois anos - 110 cm. Se a muda atingiu 150 cm ou mais, então ela é superalimentada com nitrogênio. O mesmo é indicado pela cor verde da casca - é marrom em um rebento bem amadurecido. Preste atenção ao sistema radicular - ele deve ser saudável e bem desenvolvido.
Algoritmo de aterrissagem
As cerejas não devem ser plantadas próximas umas das outras - isso reduzirá a iluminação dos arbustos, o que levará à diminuição da produtividade. Além disso, a colocação em pilha aumentará a probabilidade de contrair coccomicose ou outra doença. O layout ideal para um pomar de cereja é 4,0x2,5-3,0 m.
O pouso é realizado na seguinte sequência:
- As raízes das mudas são embebidas em água por pelo menos 3 horas.
- Eles cavam buracos de 50x50x50 cm de tamanho, adicionam um balde de húmus a cada um, 50 g de sais de potássio e superfosfato.
- Solo muito argiloso é melhorado com areia e solo azedo com farinha de dolomita ou cal.
- As cerejas são plantadas de forma que o colo da raiz se eleve cerca de 5 cm acima da superfície do solo.
- A fossa é coberta com uma mistura de nutrientes, batendo suavemente no solo à medida que vai enchendo.
- Cherry é regada, gastando 2-3 baldes por arbusto.
- O círculo próximo ao tronco é cercado por um rolo de terra e cobertura morta.
Acompanhamento da cultura
No primeiro ano após o plantio, a cereja precisa de rega regular. Em seguida, o círculo do tronco é coberto com cobertura morta, as ervas daninhas são removidas. Regue os arbustos apenas em tempo seco. As cerejas precisam de mais água no início da estação de crescimento e após a formação dos ovários. A rega é interrompida 2-3 semanas antes da colheita. No outono seco, é imperativo realizar a cobrança de umidade, o que ajudará a árvore a passar o inverno com segurança.
As cerejas precisam de altas doses de nitrogênio e potássio, menos fósforo. Você pode simplesmente adicionar um balde de húmus e uma lata de cinzas sob cada raiz no final da temporada.
As cerejas realizam não só a poda sanitária, mas também a modelação. Consiste em encurtar os rebentos de crescimento ascendente. Em plantas maduras, os ramos esqueléticos mais antigos devem ser removidos um de cada vez.
Para proteger as cerejas de lebres ou outros roedores, os troncos são amarrados após a queda das folhas, mas antes do início da geada. Nesse caso, utilizam-se de junco, palha, estopa ou galhos de abeto. Este material permite a passagem do ar e ao mesmo tempo serve como proteção contra geadas severas.
Doenças e pragas
A variedade de cereja Uralskaya Rubinovaya raramente é afetada por pragas, mas freqüentemente sofre de coccomicose e moniliose. Para evitar isso, no início da primavera e imediatamente após a floração, o arbusto é tratado com uma preparação contendo cobre, e após a queda das folhas - com sulfato de ferro.
Se uma mosca-serra ou pulgão ainda aparecer na cereja, a planta é pulverizada duas vezes com inseticidas com um intervalo de 2 semanas.
Não existem cerejas perfeitas.Ural Rubinovaya é uma excelente cultura industrial destinada ao cultivo em climas frios. Se você tratá-lo em tempo hábil contra a coccomicose, alimente-o, ele fornecerá frutas para compota e polinizará variedades de sobremesas.
Testemunhos