Cherry Zhukovskaya

Todas as variedades de cereja cultivadas provêm de cinco espécies selvagens - estepe, feltro, magaleb, cereja comum e cereja doce. Os duques ocupam um lugar especial nesta linha. Eles foram criados pelo cruzamento de cereja com cereja doce, e tiraram o melhor de cada cultura. Grandes bagas doces crescem em uma árvore que pode resistir a geadas severas. Uma das variedades mais resistentes ao inverno é a Zhukovskaya. Em termos de propriedades, os duques estão mais próximos da cereja do que da cereja doce.

História de criação

Os ducs devem o seu nome à variedade inglesa May Duke, que surgiu no século XVII a partir do cruzamento acidental de cereja com cereja doce. Ele ainda pode ser encontrado em jardins no sul da Rússia. O primeiro duque russo foi obtido em 1888 por Ivan Michurin, cruzando as cerejas Belaya Winkler e as cerejas Belaya. Chama-se Krasa Severa e ainda é um dos mais resistentes ao gelo. Devido à sua baixa transportabilidade e sabor medíocre, não tem recebido muita distribuição.

Cerejas e cerejas doces cruzam-se facilmente, mas raramente aparecem novas variedades de duques. Isso se deve ao fato de que a maioria dos híbridos produz rendimentos extremamente baixos. A variedade Zhukovskaya foi criada em 1947 e hoje continua sendo uma das melhores para regiões frias. Seus autores são S.V. Zhukov e E.N. Michurin.

Descrição da cultura

Em sabor, aparência, características de cultivo, Zhukovskaya é mais como uma cereja do que uma cereja doce. Forma uma árvore de altura média, geralmente com cerca de 2,5 m de altura, mas pode crescer até 3,5 m. A copa da cereja Zhukovskaya é arredondada, ligeiramente espalhada.

Ramos curvos de folhagem e espessura média, a casca é castanha-avermelhada, coberta de protuberâncias prateadas-amareladas que lembram lentilhas. Folhas ovais verde-escuras com ponta afiada, maiores que as cerejas normais. Eles estão presos aos ramos em um pecíolo longo em um ângulo agudo e se curvam para baixo.

A maioria das grandes flores brancas aparecem nos ramos do buquê, apenas algumas estão presas aos brotos anuais. As bagas da variedade Zhukovskaya são arredondadas na base, com um topo um tanto alongado, razão pela qual sua forma se assemelha a um coração. O tamanho dos frutos vermelhos escuros é irregular, em média - 4 g, as cerejas individuais podem chegar a 7 G. Os bagos são muito saborosos (avaliação dos provadores - 5 pontos), doces e azedos, com uma polpa densa mas tenra. Os caroços das cerejas Zhukovskaya são grandes. Os frutos aderem firmemente aos caules, não se desfazem após o amadurecimento.

Características

Em centros de jardinagem e viveiros, a variedade Zhukovskaya é vendida como cereja, pois em todos os aspectos está muito mais próxima dessa cultura do que de uma cereja doce.

Resistência à seca, robustez do inverno

Cherry Zhukovskaya tolera bem a seca. A falta de água não prejudica a árvore madura, mas afeta a qualidade e a quantidade dos frutos. Com umidade suficiente, as cerejas ficarão maiores e mais suculentas. Isso não significa que Zhukovskaya precise ser regado todos os dias - é assim que as frutas vão rachar, ficarão sem gosto, aguadas. Na ausência de chuva por muito tempo, a carga de umidade é realizada duas vezes por mês.

Na região Central de Chernozem, a cereja de Zhukovskaya sobreviveu sem problemas. Ao norte, os botões de flores geralmente congelam ligeiramente - a robustez invernal da variedade é média.Para cultivar Zhukovskaya em regiões frias, no outono, o círculo do tronco é coberto com uma camada espessa de húmus e o caule é envolto em estopa ou outro material de cobertura.

Conselho! As mudas novas devem ser completamente embrulhadas.

É impossível nomear a hora exata em que é necessário construir um abrigo - depende das condições meteorológicas. Se possível, espere pela primeira geada.

As melhores variedades de cereja Zhukovskaya crescem nas regiões Central, Central Black Earth e Srednevolzhsky.

Polinização e período de amadurecimento

A cereja Zhukovskaya é autofértil, amadurecendo em média quarenta. Quando os diques são polinizados, um plantio rente de qualquer variedade nem sempre é bem-sucedido. É melhor usar cereja do que Cerejeiras... Para Zhukovskaya, Lyubskaya, Apukhinskaya, Vladimirskaya, Molodezhnaya, Griot Ostgeimsky ou Consumer Goods Black podem ser plantados como polinizadores.

Comente! A autofertilidade não significa que a árvore não produzirá frutos. Haverá frutos, mas seu número não ultrapassará 5% da colheita possível na presença de polinizadores.

O período de amadurecimento de Zhukovskaya para as regiões centrais é em meados de julho; nas regiões mais ao norte, as bagas são derramadas mais tarde.

Importante! Para uma colheita bem-sucedida dos frutos, basta que as variedades de polinização cruzada cresçam a uma distância não superior a 40 m entre si.

Produtividade, frutificação

A cereja Zhukovskaya começa a dar frutos no quarto ano de vida. A árvore atinge um rendimento comercializável aos 10 anos de idade e aumenta a produtividade até pelo menos 16 anos de idade. Em seguida, as bagas tornam-se menores. As cerejas têm uma vida útil de cerca de 20 anos.

O rendimento de Zhukovskaya é instável. Em um ano ruim, mesmo uma árvore adulta e bem polinizada pode produzir apenas 3-4 kg de bagas. Em condições favoráveis, o rendimento da mesma árvore é 4 vezes maior. No pico da frutificação, até 30 kg de cerejas podem ser colhidos em Zhukovskaya, de 16 anos.

As características positivas da variedade incluem um retorno amigável da colheita. Isso permite a colheita mecanizada de bagas uma vez por temporada.

Escopo de frutas vermelhas

As bagas de cerejas Zhukovskaya são muito saborosas, doces e azedas, com uma polpa densa mas tenra. Têm um propósito universal - são adequados para consumo fresco, para fazer sobremesas doces, conservas, compotas. É a Zhukovskaya que é boa para cultivar como variedade industrial em grandes jardins - as bagas são retiradas com uma separação a seco, são bem transportadas.

Comente! Os frutos desta cereja são colhidos melhor quando totalmente maduros.

Resistência a doenças e pragas

Embora a variedade seja geralmente chamada de cereja, alguns dos genes pertencem à cereja. Devido a isso, Zhukovskaya tem resistência satisfatória à coccomicose e maior resistência a manchas anulares. As pragas também afetam raramente a variedade. Isso não significa que Zhukovskaya seja completamente imune a doenças. Tratamentos preventivos devem ser realizados.

Vantagens e desvantagens

Griot Zhukovskaya, é claro, não é perfeito. Mas suas vantagens superam claramente as desvantagens:

  1. Sabor excelente - degustação pontua 5 pontos.
  2. O apelo visual de frutos silvestres e madeira.
  3. Alta produtividade.
  4. Amadurecimento simultâneo dos bagos, que permite a colheita mecanizada.
  5. Aumentou, em comparação com outras cerejas, a resistência à coccomicose, manchas em anel.
  6. As bagas não caem após o amadurecimento.
  7. Alta transportabilidade de frutas.
  8. As cerejas Zhukovskaya têm um propósito universal.

As qualidades negativas da variedade incluem:

  1. Resistência média ao gelo. Sem abrigo, Zhukovskaya passa o inverno nos distritos de Volga, Central e Central Chernozem.
  2. Em invernos frios, os botões das flores congelam.
  3. Auto-infertilidade - a variedade precisa de polinizadores.
  4. Um osso bem grande.
  5. A instabilidade da frutificação - a variedade Zhukovskaya tem anos frutíferos e aqueles em que a árvore produz muito poucos frutos.

Características de pouso

A cereja Zhukovskaya cresce bem nas regiões centrais da Rússia. No norte, exige a construção de um abrigo para o inverno, o que é problemático para uma árvore de 2 a 3 metros.Nas regiões do sul e na Ucrânia, a cereja Zhukovskaya é ótima.

Datas e local de desembarque

A melhor época para plantar duques na Rússia central é no início da primavera, antes do início do botão. No norte, esse período é o único possível. Uma árvore plantada no final da estação de crescimento não terá tempo para criar raízes e provavelmente morrerá no inverno.

Importante! Em regiões quentes, você pode colocar cerejas no local no outono, logo após a queda das folhas. Nas regiões mais ao sul e na Ucrânia, o plantio no final do ano é preferível.

Os duques não gostam da proximidade das águas subterrâneas ainda mais do que as cerejas comuns. É melhor que seu nível esteja localizado a não menos de 1,5 m da superfície do solo. Escolha um local ensolarado para o pouso, em uma colina suave (declive não superior a 15%). Para o plantio de cerejas, as encostas oeste, sudoeste ou noroeste são ideais.

O solo deve estar solto, com reação neutra. Solo ácido terá que ser melhorado com cal, excessivamente argiloso - com areia. Em qualquer caso, fertilizantes de húmus, potássio e fósforo são adicionados à cova de plantação.

Seleção e preparação do material de plantio

Para adquirir material de plantio de alta qualidade, as mudas precisam ser compradas em centros de jardinagem ou diretamente de viveiros. A variedade Zhukovskaya tem uma resistência média ao gelo. Você pode ter certeza de que a muda terá um bom inverno em seu local se o viveiro em que ela é cultivada estiver localizado ao norte.

Árvores anuais de até 80 cm de altura ou de dois anos de idade não superior a 110 cm apresentam a melhor taxa de sobrevivência, por isso recomendamos não comprar mudas cortadas. Você mesmo pode remover a tampa, mas os vendedores não devem acreditar na altura da cereja.

Importante! Mudas superalimentadas com estimulantes e nitrogênio chegam a 150 cm ou mais, a casca é esverdeada.

O sistema radicular deve ser bem desenvolvido.

Algoritmo de aterrissagem

Embora a Zhukovskaya seja uma cereja de tamanho médio, ela precisa de espaço suficiente para o sol iluminar a copa por todos os lados, mesmo quando a árvore cresce. Os jardins privados são melhor dispostos em um padrão de 2,5-3 m entre árvores, fileiras - a uma distância de 4 m umas das outras.

Antes de plantar uma cereja, sua raiz é embebida por pelo menos 3 horas. Procedimento adicional:

  1. Cave um buraco de aterragem com 60 cm de profundidade e 80 cm de diâmetro.
  2. Uma mistura fértil é preparada a partir da camada superficial do solo, um balde de fertilizantes de húmus, potássio e fósforo (50 g cada).
  3. Um pouco ao lado do centro da cova, uma estaca é cravada para uma liga de muda.
  4. As cerejas são colocadas no meio e cobertas com uma mistura fértil, comprimindo-a à medida que vai enchendo. O colar da raiz deve subir 5-7 cm.
  5. Um rolo de terra é colocado ao redor da cova de plantio para reter a umidade.
  6. A muda é regada com 2-3 baldes de água.
  7. O círculo do tronco é coberto com uma camada espessa de húmus.
Comente! É melhor cobrir as cerejas com húmus e não com turfa, serragem ou composto.

Acompanhamento da cultura

Após o plantio, principalmente se o verão for quente e seco, a muda precisa ser regada regularmente. O solo não deve secar, mas não há necessidade de afogar a árvore na água. Para cada cereja, são consumidos 2 baldes e, quando a camada superior do solo seca um pouco, ela se solta.

Quando a muda se enraíza, a rega só é necessária se o tempo estiver quente e seco por muito tempo. Em seguida, o solo é umedecido 1-2 vezes por mês, mas em abundância.

Conselho! É melhor fazer uma pequena pressão e colocar a mangueira no círculo do tronco por 10-15 minutos.

No outono seco, a carga de umidade é necessária, caso contrário, a cereja pode não hibernar, mesmo em regiões quentes. Antes da colheita, a rega é interrompida (cerca de 2 semanas).

Cherry responde bem à introdução de fertilizantes de nitrogênio e potássio; é melhor aplicar 1-2 baldes de húmus e uma lata de litro de cinzas sob cada raiz no outono. A planta também precisa de fósforo, mas em quantidades muito menores. As doses contidas nas cinzas e no húmus bastam para as cerejas.

Comente! Se necessário, os fertilizantes naturais são substituídos por fertilizantes minerais.

A cereja Zhukovskaya cresce como uma árvore, não será possível isolá-la durante o inverno, como uma estepe - os botões das flores congelam em um inverno rigoroso de qualquer maneira. Para proteger contra lebres e outros roedores, o caule é embrulhado em estopa ou outro material de cobertura.

A poda das cerejeiras realiza-se o mais cedo possível na primavera para finalizá-la antes da floração.

Importante! Todas as superfícies feridas devem ser tratadas com verniz de jardim ou tinta especial para evitar vazamento de goma.

Doenças e pragas

Cherry Zhukovskaya é resistente à coccomicose e outros fungos. Mas isso não significa que a doença não afete a variedade. Tratamentos preventivos precisam ser realizados, basta escolher um medicamento poupador.

Quando as pragas aparecem, as cerejas são pulverizadas duas vezes com um inseticida. O intervalo entre os tratamentos deve ser de 10 a 14 dias.

Conclusão

Duke Zhukovskaya é um dos melhores híbridos de cereja e cereja doce, embora tenha sido criado em 1947. Aparência atraente, frutos grandes e saborosos, maior resistência a doenças fúngicas, a possibilidade de colheita mecanizada tornam a variedade desejável em terrenos particulares e em jardins industriais.

Testemunhos

Ekaterina Andreevna Lupitskaya, região de Moscow
Não sei quem teve a ideia de que a variedade Zhukovskaya vive apenas de 18 a 20 anos. No nosso quintal, ela cresce há mais de 25 anos e nada, só dá menos frutos do que crianças de 10 anos no jardim. É interessante que a árvore velha não adoece sem tratamento, e as novas precisam ser borrifadas. E as bagas são pelo menos ligeiramente diferentes. As cerejas mais velhas são maiores, mais doces. Não sabemos com o que isso está relacionado. Talvez, perto da casa, a cereja Zhukovskaya se sinta melhor - é mais quente, rega-se com mais frequência.
Olga Shulgina, 25 anos, Noginsk
Minha sogra ama muito sua dacha. Quer queira ou não, você tem que ajudar. Para ser sincero, adoro colher. Fico especialmente feliz quando a cereja Zhukovskaya amadurece. É grande, muito doce, não igual a cereja, mas com um agradável azedume pronunciado. O mais difícil é esperar até que os frutos estejam totalmente maduros. Mas a sogra afirma que em 2-3 anos as cerejas estarão cheias, nós mesmos comeremos e faremos geléia. Estamos à espera de toda a família!
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção