Contente
A cereja do Suriname é uma planta exótica nativa da América do Sul que pode crescer igualmente bem no jardim e dentro de casa. É comum em sua terra natal - Suriname e em muitos outros países; alguns jardineiros também conhecem a cultura da Rússia.
Que planta é essa
A cereja do Suriname é um dos tipos de árvores frutíferas pertencentes ao gênero Eugene da família Myrtovy. Outro nome para essa cultura é Pitanga ou murta brasileira. É cultivada como planta ornamental e como árvore frutífera para frutos comestíveis.
Descrição biológica da planta
A pitanga do Suriname é uma árvore perene de até 7 m de altura ou um arbusto com ramos caídos. Para o cultivo em ambientes fechados, foi criada uma variedade com baixa força de crescimento. A parte superior das folhas da planta é verde escura, a inferior é mais clara, as folhas jovens e os rebentos são de cor bronze ou avermelhada. As lâminas foliares são brilhantes, opostas, de formato oval-lanceolado, com comprimento que chega a 5 cm, têm um leve aroma resinoso, que se faz sentir quando esfregadas nas mãos.
As flores são pequenas, com cerca de 1 cm de diâmetro, com 4 pétalas, dispostas individualmente ou reunidas em inflorescências, que se localizam nas axilas das folhas. As flores em floração são de um branco cremoso, com grande número de longos estames. Uma variedade de flores de variedades cultivadas, do final de março ao início de maio, pode dar 2 colheitas por temporada. A planta poliniza e frutifica facilmente, mesmo em condições artificiais. A aparência da cereja do Suriname pode ser vista na foto.
Descrição e sabor das frutas
Os frutos da cereja do Suriname são bagas de tamanho médio (apenas 2-4 cm de diâmetro) com nervuras (em média 8 costelas). À medida que amadurecem, sua cor muda de verde para amarelo-laranja, laranja, vermelho ou vinho. Sua pele é fina, a polpa é suculenta, macia, de cor e estrutura semelhantes às de uma baga européia comum. O sabor da cereja do Suriname é agridoce harmonioso, com algum amargor, o aroma é um pouco parecido com o de conífero. As bagas contêm 1-2 sementes amargas não comestíveis. Os frutos maduros saem facilmente dos talos, basta tocá-los.
Por que as cerejas do Suriname são úteis
Seus frutos contêm algumas proteínas (0,8 g), gorduras (0,4 g) e carboidratos (7,5 g), ácidos orgânicos e fibras, mas 90% é água. As vitaminas são representadas por ácido ascórbico, retinol, compostos do grupo B, minerais - cálcio, potássio, ferro, manganês, fósforo, sódio. O conteúdo calórico das cerejas do Suriname, como todas as frutas, é pequeno - apenas 33 kcal por 100 g de produto.
Se você comer a baga regularmente, ela terá um efeito tônico e imunomodulador no corpo, normalizará o conteúdo de colesterol e evitará o afinamento dos vasos sanguíneos e seu entupimento com coágulos sanguíneos. Devido à fibra contida neste fruto, será benéfico para quem tem problemas intestinais.Os minerais ajudam a fortalecer ossos, unhas, cabelos e dentes, prevenir o desenvolvimento de anemia e até ajudar a restaurar a visão, fortalecer o sistema nervoso e cardiovascular. Não apenas as bagas de pitanga são úteis - você pode fazer chás com as folhas, que são úteis para resfriados.
Não é recomendado usá-lo para pessoas com intolerância individual, gastrite e úlceras estomacais. Mulheres grávidas podem comer pitanga, mas até certo ponto, crianças - somente a partir dos 3 anos de idade.
Alcance da fruta
As cerejas Pitanga são utilizadas principalmente para alimentos frescos, mas também podem ser preparadas preparações doces com elas: conservas, compotas, massas doces, compotas, vinhos, sucos, recheios para tortas. Para eliminar o amargor inerente a essas frutas, elas precisam ser mantidas em açúcar por algum tempo.
O uso de pitanga em cosmetologia
O uso de bagas tem um bom efeito na pele - retém a sua juventude e frescura por mais tempo, torna-se limpa e macia e as lesões cicatrizam mais rapidamente. As cerejas do Suriname fazem parte da produção de produtos de cuidado e você pode adicionar seu suco a cremes feitos de acordo com receitas caseiras.
Onde a cereja do Suriname cresce
A planta, tanto selvagem quanto cultivada, é encontrada em vários países da América do Sul - Suriname, Paraguai, Brasil, Uruguai, etc. Variedades cultivadas também são cultivadas na Venezuela, Índia, Filipinas, Colômbia, Sul da China, Israel. Na Europa, a planta não é muito popular, embora haja muitos que gostariam de experimentar seus frutos exóticos. Na Rússia, cresce nas regiões do sul, em clima seco, por ser uma cultura termofílica.
Características do cultivo de cereja do Suriname no jardim
Esta planta, que é incomum para os russos, é bastante resistente a condições de cultivo desfavoráveis, distingue-se por condições de solo pouco exigentes e tolera geadas curtas e longas secas.
Seleção do local e preparação do solo para o plantio
A cultura cresce melhor em áreas ensolaradas, à prova de vento e correntes de ar. Embora as cerejas sejam pouco exigentes para o solo, elas ainda precisam ser preparadas: limpe a área de restos de plantas, cave o solo e aplique fertilizantes orgânicos ou minerais.
Como plantar cerejas do Suriname
As mudas são plantadas em um local permanente na primavera ou meados do outono. O local onde a árvore vai crescer é escolhido ensolarado, com uma leve sombra que se forma durante a parte mais quente do dia. Cinzas e uma fonte de nitrogênio - húmus - são despejados na cova de plantio - a cereja do Suriname cresce normalmente apenas em solos fertilizados com uma reação neutra ou ligeiramente ácida do solo. Se a área selecionada estiver molhada, uma camada de material de drenagem é despejada no fundo da cova, pois esta planta não tolera que as raízes sejam molhadas. A profundidade das mudas não deve ser inferior ao colo da raiz.
Cuidado de cereja do Suriname
A pitanga ou pitanga começa a dar frutos já no 2º ano. Não requer cuidados especiais: precisa ser regada, principalmente no calor, e para reter a umidade, o solo ao redor da planta deve ser coberto com feno, palha ou agrofibra. Você precisa alimentar as plantas uma vez por mês com fertilizantes complexos. Você pode usar fertilizantes orgânicos e minerais. A poda formativa é realizada na primavera, se necessário, você pode remover o excesso de ramos em crescimento no verão.
A planta pode florescer e dar frutos duas vezes por ano, demorando 3 semanas desde o final da floração até a maturação dos frutos. No outono, antes do início do tempo frio, você precisa cobrir o solo no círculo do tronco com folhas caídas, palha, feno, ramos de abeto.
Reprodução da cereja do Suriname
A planta pitanga se reproduz bem com ossos, que possuem alta capacidade de germinação. Basta plantar uma semente fresca em solo fértil e ela germinará. O processo de germinação leva cerca de 1,5-2 meses. Uma muda jovem é plantada em local permanente em outubro.
Como cultivar cerejas do Suriname em casa
Esta planta exótica é capaz de decorar não só um jardim, mas também um quarto, por isso é perfeitamente possível cultivá-la em casa. Para fazer isso, você precisará de um recipiente suficientemente grande, solo fértil e uma boa muda jovem. O vaso com a planta plantada deve ser instalado em local ensolarado. O cuidado é quase o mesmo que para as cerejas que crescem no jardim: rega frequente durante o dia e moderada no inverno, borrifando nas folhas no calor. A planta de casa deve ser transplantada para um novo recipiente na primavera seguinte após o plantio, e então feita a cada 2 anos. Pode podar os ramos na primavera, no início da nova estação.
Doenças e pragas
Devido à rega inadequada, a árvore pode adoecer com apodrecimento das raízes. Medidas de controle - transplante em solo novo, depois de cortar as raízes e polvilhar as seções com pó de carvão. Das pragas, a planta pode infectar pulgões, cochonilhas, moscas brancas, carrapatos, lesmas. Eles são destruídos com inseticidas e acaricidas adequados.
Conclusão
A cereja do Suriname ou pitanga é uma planta exótica e rara, mas interessante para muitos jardineiros. É pouco exigente para as condições de cultivo e é decorativo, pode ser usado para decorar um jardim e um edifício residencial, e ao mesmo tempo obter uma colheita de frutas saborosas e suculentas com um sabor semelhante ao da cereja comum.