Contente
O cogumelo ostra alaranjado pertence à família Ryadovkovye, gênero Phillotopsis. Outros nomes - Ninho / ninho de Phyllotopsis. É um fungo séssil e sem caule que cresce em árvores. O nome latino para o cogumelo da ostra laranja é phyllotopsis nidulans.
Onde o cogumelo da ostra laranja cresce?
O fungo é bastante raro. Distribuído na zona climática temperada da América do Norte e Europa, incluindo a Rússia. Ele se instala em tocos, madeira morta, galhos de árvores - caducas e coníferas. Cresce em pequenos grupos, às vezes individualmente. Frutifica no outono (setembro-novembro), nos climas mais quentes e no inverno.
Como é o cogumelo da ostra laranja?
Ele difere de outros cogumelos ostra em belos corpos de fruto perceptíveis com uma cor brilhante.
O gorro tem 2 a 8 cm de diâmetro, é achatado-convexo, em forma de leque, pubescente e cresce até o tronco para o lado ou ápice. Em espécimes jovens, a borda é esgalgada, em espécimes velhos é rebaixada, às vezes ondulada. A cor é laranja ou amarelo-alaranjado, mais escura no meio, com faixas concêntricas, um tanto desfocadas. A superfície é lisa. Os cogumelos que sobreviveram ao inverno parecem desbotados.
A polpa é de cor laranja clara, bastante fina, densa, bastante dura.
A camada portadora de esporos consiste em placas laranjas largas ou laranjas escuras que divergem da base. O pó é rosa claro ou rosado acastanhado. Os esporos são lisos, oblongos e de forma elíptica.
A filotopsia semelhante a um ninho não tem uma perna.
Phyllotopsis aninhando na floresta de primavera
É possível comer nidificação da filotopsia
Pertence à categoria de comestível condicionalmente, mas praticamente não é utilizado na alimentação devido à sua dureza, mau cheiro e sabor amargo desagradável. Alguns catadores de cogumelos acreditam que os espécimes jovens são bastante adequados para uso na culinária. Pertence à quarta categoria de sabores.
As características aromatizantes dependem do substrato e da idade. O cheiro é descrito como forte, frutado ou de melão a apodrecer. O sabor dos jovens é suave, o dos maduros é pútrido.
Falsas duplas
Apesar de os cogumelos ostra alaranjados serem difíceis de confundir com outros cogumelos, existem várias espécies semelhantes.
Panusoid de Tapinella. A principal diferença é que o corpo do fruto é acastanhado ou acastanhado. A polpa é bastante espessa, amarelada-cremosa ou castanha clara, escurece no corte, cheira a resina ou a agulhas. O tamanho da tampa é de 2 a 12 cm, a superfície é aveludada, ocre claro, marrom-amarelado, a borda é ondulada, serrilhada, irregular. Seu formato é lingual, em forma de losango, em forma de cúpula, em forma de leque. Os pratos são frequentes, estreitos, cremosos, laranja-acastanhados ou laranja-amarelados. A maioria dos espécimes não tem caule, mas alguns têm, curto e espesso. O fungo é freqüentemente encontrado no território da Rússia. É intragável, fracamente venenoso.
Tapinella panus distingue-se facilmente pela cor do corpo da frutificação e pela espessura da polpa.
Phillotopsis tem um ninho fraco. Nestes cogumelos, a cor dos corpos dos frutos é mais brilhante, a polpa é mais fina, os pratos são esparsos e estreitos.
Cresce em grupos menores, pertence a espécies não comestíveis
Crepidote lamelar açafrão. Difere das escamas acastanhadas alaranjadas do cogumelo da ostra na superfície do corpo da frutificação. Um cogumelo não comestível com uma capa séssil sem uma perna é preso ao local de crescimento pela borda superior ou lateral. A polpa é inodora, fina e branca. Chapéu de orla reta enrolado, seu tamanho é de 1 a 5 cm, o formato é semicircular, em forma de rim. Sua pele clara é coberta por pequenas escamas de cor marrom claro ou laranja amarelado. Os pratos são freqüentes, estreitos, radialmente divergentes, laranja-claros, amarelos, damascos, com borda mais clara. Ela cresce sobre os restos de árvores de folha caduca (tília, carvalho, faia, bordo, choupo). Encontrado na Europa, Ásia, América Central e América do Norte.
Crepidote lamelar açafrão produz escamas acastanhadas perceptíveis
A nidificação da Phyllotopsis lembra um pouco o cogumelo ostra tardio ou amieiro. A diferença está na presença da perna curta e na cor do gorro. Pode ser marrom-esverdeado, amarelo-oliva, verde-oliva, lilás-acinzentado, pérola. O cogumelo é comestível condicionalmente, requer tratamento térmico obrigatório.
O cogumelo ostra tardio distingue-se por uma camada de polpa sob a pele da tampa, semelhante à gelatina
Regras de coleta e uso
Apanhadores de cogumelos experientes recomendam colher apenas espécimes jovens, que ainda não são muito duros e não adquiriram um cheiro e sabor desagradáveis. A colheita começa no início do outono e pode continuar mesmo durante a estação fria. É muito fácil procurar cogumelos ostra alaranjados - podem ser vistos de longe, especialmente no inverno.
Conclusão
O cogumelo da ostra laranja é raramente consumido. Um dos cogumelos mais bonitos pode ser usado em paisagismo, quintal ou decoração de jardins. Para fazer isso, é necessário levar micélio para os troncos e tocos das árvores. Eles parecem especialmente impressionantes no inverno.