Contente
No reino dos cogumelos, o campo duro (agrocibo é duro) pertence às espécies comestíveis condicionalmente. Algumas fontes afirmam que não é adequado para alimentação. Mas, como mostra a prática, o corpo frutífero do fungo pode ser usado como alimento e como medicamento.
Onde a dura lagarta do campo cresce
Este tipo de cogumelo é frequentemente encontrado na cidade. Ela cresce da primavera ao início do outono, principalmente nos seguintes lugares:
- gramados;
- acostamentos de estradas;
- Campos;
- prados;
- jardins;
- estufas;
- hortas.
Qual é a aparência de um trabalhador de campo duro
O cogumelo do campo tem uma capa branca e achatada, com um diâmetro de cerca de 3 cm a 10 cm, é ligeiramente amarelado no centro, apresentando um tubérculo pouco pronunciado. A ponta da ratazana é quase lisa, sem escamas ou formações onduladas. Mas às vezes os restos da colcha ficam nas bordas. A forma correta da tampa é encontrada principalmente em cogumelos boletus jovens. Com o tempo, ele muda, como se borrado, coberto de rachaduras, de onde se vê uma polpa branca parecida com o algodão.
As placas localizadas sob a tampa do cabeçote de campo são uniformes, limpas, não muito espaçadas, não brancas, mas acinzentadas-acastanhadas. Eles escurecem ainda mais com a idade. Por esta razão, os cogumelos às vezes são confundidos com champignon.
A perna da ratazana rígida é fina e longa, até 12 cm de comprimento e 1 cm de largura. Restos de uma película branca são visíveis no topo. Via de regra, tem uma superfície lisa, mas às vezes são encontrados cogumelos com textura felpuda ou áspera. A perna do campo duro é reta, cilíndrica, apenas no final, onde se conecta ao solo, é ligeiramente curva. Também pode engrossar na parte inferior, mas nem sempre é o caso.
O cogumelo do campo é duro ao toque, denso, duro. Mas se você cortar, há uma cavidade muito pequena e imperceptível dentro. A polpa é branca, ligeiramente mais escura nas placas. Tem um leve cheiro de cogumelo, bastante agradável.
É possível comer um trabalhador de campo duro
Polevik pertence à família Strofariev. Como todos os seus parentes, o cogumelo possui um amargor bastante pronunciado. Você não pode dizer que é saboroso, mas é comestível. Claro, você precisa considerar onde o cogumelo cresceu. E se se trata de um relvado urbano ou de beira de estrada, é aconselhável não comer os corpos frutíferos recolhidos nessas zonas.
Gosto de cogumelo
Devido ao sabor amargo, os colhedores de cogumelos costumam ignorar a ratazana dura, que também é um cogumelo condicionalmente comestível, ou seja, não tem valor nutricional especial. Este cogumelo é do interesse de especialistas em medicina tradicional, farmacologistas. Ele contém o antibiótico agrocibina, que é ativo contra:
- bactéria patogênica;
- fungos.
Na farmacologia moderna, desde meados do século XX, quando a penicilina foi descoberta, cada segundo antibiótico é obtido de cogumelos. Essas drogas se comparam favoravelmente com as drogas sintetizadas, pois são desprovidas de efeitos colaterais graves. Os cogumelos, incluindo o campo duro, são interessantes para os farmacologistas por outra substância que é encontrada em grandes quantidades nos corpos frutíferos.
É a quitina, um polissacarídeo que faz parte das paredes celulares. Encontrou ampla aplicação na medicina e na agricultura. Como se viu, essa substância é um excelente sorvente, superior ao carvão ativado em suas qualidades. Ele lida bem com intoxicações alimentares, outros distúrbios do trato digestivo, promove a rápida cicatrização de feridas e queimaduras. Na agricultura, é usado para dar às plantas resistência contra fatores ambientais desfavoráveis, por exemplo, pragas, doenças.
Falsas duplas
A ratazana sólida não tem contrapartes venenosas. Este cogumelo é frequentemente confundido com:
- champignon de pernas finas;
- ratazana precoce.
Exteriormente, eles são muito semelhantes. Freqüentemente, esses corpos frutíferos são colhidos como uma única espécie.
Regras de coleta
As regras para a coleta de cogumelos para fins alimentares e medicinais são quase as mesmas. Em primeiro lugar, você precisa garantir que espécimes venenosos, dublês falsos, não entrem na cesta. Cogumelos destinados à secagem não precisam ser lavados, basta limpar o entulho da floresta. Corpos de fruto maduros, mofados, podres e roídos não devem ser coletados.
Embora os cogumelos jovens e fortes sejam mais adequados para fins culinários, os corpos frutíferos de meia-idade são preferíveis para a preparação de medicamentos. O fato é que durante o amadurecimento de esporos em fungos, a maior concentração de antimicrobianos e outras substâncias biologicamente ativas é alcançada. Assim, o organismo fúngico tenta proteger o mais valioso de ataques microbianos e animais vindos do mundo exterior.
Os espécimes jovens são adequados para a alimentação. Só quando nascem, já têm uma quantidade suficiente de nutrientes. O que é considerado crescimento no futuro, na verdade, não é. Este é apenas um alongamento dos corpos frutíferos, mantendo a mesma composição orgânica. Nenhum novo nutriente é formado.
Usar
Os medicamentos produzidos a partir de cogumelos são, via de regra, extratos (álcool, água) ou extratos (óleo, álcool). Se você simplesmente secar e moer o corpo da fruta, envolvendo-o em uma cápsula ou tomando-o em pó, comprimido, então ele liberará apenas uma pequena parte de suas substâncias úteis. A membrana quitinosa insolúvel é quase indigesta e, portanto, retém as substâncias benéficas contidas nos cogumelos. Portanto, são os extratos que se tornaram a principal forma de preparações medicinais criadas a partir de cogumelos.
Se houver forte amargor, mergulhe em água fria por cerca de 24 horas antes de cozinhar.
Conclusão
Polevik é um cogumelo comestível condicionalmente. Pode ser usado como alimento e medicamento. Na medicina popular, é usado como um anti-séptico na forma de infusões de água, alcoólicas.