Contente
Agrocybe erebia é um tipo de cogumelos comestíveis condicionalmente que crescem em florestas decíduas ou de coníferas. No povo tem um nome específico para sua aparência "ratazana". Uma característica especial é a cor marrom escura característica do gorro e o padrão de anéis na perna.
O habitat característico deste espécime são as florestas caducifólias ou de coníferas. Freqüentemente, é a simbiose da ratazana com as bétulas que se encontra, o crescimento próximo a essa árvore é especialmente rápido devido às peculiaridades da nutrição.
Onde o agrocibo erebia cresce
Eles crescem em pequenos grupos ou individualmente.
A época de crescimento ativo do agrocibo erebia é verão ou outono. O início do crescimento é o final de junho. Este período termina em meados de setembro - início de outubro, dependendo das características climáticas da região. As latitudes geográficas são diversas: é especialmente comum na América do Norte. Na Rússia, o agrocibo erebia é encontrado no cinturão florestal das partes ocidental e oriental, e muitas vezes pode ser encontrado no Extremo Oriente, nos Urais ou na Sibéria.
Uma vez que para o desenvolvimento bem-sucedido do agrocibo da erebia, baixa umidade e calor são necessários, o fungo pode ser encontrado em ravinas, perto de planícies, em clareiras entre árvores. O crescimento também é frequente em áreas urbanas - parques florestais e parques perto de estradas.
Qual é a aparência do agrocibo erebia?
As características externas do agrocybe erebium são muito específicas para todo o gênero Cyclocybe. Este cogumelo tem dimensões pequenas, até 5 cm de altura, apresenta uma estrutura frágil e delicada. A capa é bastante carnuda, úmida e lisa, volumosa, o caule é fino, curto.
Agrocybe erebia tem uma cor castanha escura ligeiramente acastanhada. Uma característica da cor é a presença de um padrão em forma de anel em uma perna pálida, quase branca.
A tampa deste espécime é achatada, em forma de cone vista de cima, expandindo sem saliências agudas. O diâmetro da tampa é de até 7 cm e tem uma superfície brilhante e pegajosa. A consistência é bastante densa, pastosa.
A superfície interna possui um grande número de dobras, a cor é clara, creme.
O caule do agrocibo da erebia é pequeno, aparentemente frágil e limpo em comparação com a capa volumosa. Tem uma tonalidade creme ou bege. Uma diferença marcante é a presença de uma franja fina com anéis no meio da perna. Esta é uma membrana elegante que forma uma espécie de peteca, que é inerente apenas a esta espécie. A cor é idêntica ao tom da perna - bege acinzentado, sem padrões e manchas, monocromático.
Os esporos disseminados pelo fungo são acastanhados, pequenos e claros. O aroma é sutil, levemente frutado e doce.
É possível comer erebia agrocybe
Os dados sobre a comestibilidade da Erebia agrocybe são vagos e mal compreendidos, portanto, o cogumelo é considerado comestível condicionalmente. É comum que os colhedores de cogumelos tratem essas espécies com cautela. Em nenhum caso, tais amostras devem ser comidas cruas devido à possível entrada de substâncias tóxicas no corpo humano.
Gosto de cogumelo
Este tipo de cogumelo não tem um sabor particularmente pronunciado. O sabor é neutro, tem um sabor característico de "floresta" inerente a todos os cogumelos. Tem notas de gosto amargo.
Falsas duplas
Cogumelos semelhantes a esta espécie não são encontrados. Mesmo membros de todo o gênero podem ser facilmente distinguidos desta espécie. Uma saliência fina, localizada na perna, serve como uma característica distintiva. Não foram mais encontrados representantes com características externas semelhantes.
Usar
Não foram registrados casos de ingestão de agrocibo erebia e não existem receitas para cozinhar devido ao desconhecimento dos efeitos tóxicos sobre os sistemas e órgãos do corpo.
Só depois disso, os cogumelos comestíveis condicionalmente são fritos, cozidos ou de outra forma usados para consumo. No entanto, mesmo um tratamento térmico de alta qualidade pode não salvá-lo de um possível envenenamento.
Conclusão
Agrocybe erebia tem uma saia fina e delicada em uma perna, o que a torna uma variedade verdadeiramente reconhecível. Apesar do sabor suave adocicado e da textura delicada, o cogumelo possui o status de espécie comestível condicionalmente, seu consumo sem preparo inadequado pode se tornar uma ocupação perigosa.