Contente
Na floresta, onde não houve fogo, dá para ver as árvores queimadas. O culpado de tal espetáculo era a krechmaria comum. É um parasita; em tenra idade, sua aparência se assemelha a cinzas. Com o tempo, o corpo do fungo escurece, tornando-se como carvão e asfalto derretido.
Krechmaria comum também é chamada de Ustulina comum e fungo Tinder. O nome latino comum é Kretzschmaria deusta. O nome da família foi dado em homenagem a um botânico de nome Kretschmar. Traduzido do latim significa "fogo". Também em trabalhos científicos, encontram-se as seguintes designações do fungo:
- Hypoxylon deustum;
- Hypoxylon magnosporum;
- Hypoxylon ustulatum;
- Nemania deust;
- Nemania maxima;
- Sphaeria albodeusta;
- Sphaeria deusta;
- Sphaeria maxima;
- Sphaeria versipellis;
- Stromatosphaeria deusta;
- Ustulina deusta;
- Ustulina maxima;
- Ustulina vulgaris.
Como é a krechmaria comum?
Externamente, os cogumelos são um tapete que consiste em muitas crostas. O tamanho de cada um é de 5 a 15 cm de diâmetro. A espessura é de até 1 cm. Uma nova camada cresce a cada ano. Krechmaria vulgaris é inicialmente branca, firme, firmemente presa à base. Possui superfície lisa, formato irregular, dobras.
À medida que amadurece, começa a ficar cinza do meio, tornando-se mais acidentado. Com a idade, a cor muda para preto e vermelho. Após a morte, é facilmente separado do substrato, adquire uma tonalidade carvão, fragilidade. A impressão do esporo é preta com uma tonalidade roxa.
Krechmaria comum leva um estilo de vida parasita. Apesar disso, outro organismo pode viver às suas custas. A dialetria espinhal é um cogumelo microscópico. É um parasita e saprotrófico. Forma corpos frutíferos vermelhos. Portanto, às vezes parece que a krechmaria está polvilhada com pó cor de vinho.
Onde cresce a krechmaria comum
Em climas quentes, a krechmaria comum cresce durante todo o ano. Em climas continentais - da primavera ao outono. O cogumelo é mais comum na América do Norte, Europa, Ásia.
Habitat:
- Rússia;
- Costa Rica;
- República Checa;
- Alemanha;
- Gana;
- Polônia;
- Itália.
Krechmaria vulgaris afeta árvores decíduas. Coloniza raízes, tronco ao nível do solo. Alimenta-se de celulose e lignina. Destrói as paredes celulares dos feixes condutores. Como resultado, a planta perde sua estabilidade, não pode receber totalmente os nutrientes do solo e morre.
As seguintes árvores estão em maior risco:
- faias;
- aspen;
- linden;
- Árvores de carvalho;
- maples;
- castanhas-da-índia;
- bétula.
Após a morte do hospedeiro, a existência saprotrófica continua. Portanto, é considerado um parasita opcional. Carregado pelo vento com a ajuda de ascósporos. Krechmaria vulgaris infecta a árvore por meio de feridas. As plantas vizinhas são infectadas pelo contato com as raízes.
Este cogumelo é quase impossível de remover. Na Alemanha, a kretschmaria comum se instalou em uma tília de 500 anos. Tentando estender um pouco a vida de um fígado longo, as pessoas primeiro reforçaram os galhos com contrapisos. Em seguida, foi necessário cortar totalmente a coroa para diminuir a pressão no tronco.
É possível comer krechmaria comum
O cogumelo não é comestível e não é comido.
Conclusão
Krechmaria comum muitas vezes dá origem a falsas suposições sobre incêndio criminoso na floresta. É perigoso, pois a destruição da árvore costuma ser assintomática. Ele perde sua força e estabilidade, pode cair repentinamente. Deve-se ter cuidado quando estiver na floresta ao lado deste cogumelo.