Contente
Stropharia hemisférica ou troyshling semicircular é um habitante habitual de campos adubados onde o gado pastar regularmente. Bonés amarelos claros com pernas finas e longas são imediatamente impressionantes. No entanto, não há necessidade de pressa para coletar esses cogumelos - eles não são comestíveis e, quando consumidos, causam alucinações.
Qual é a aparência de uma estrofaria hemisférica?
Stropharia hemisférica (do latim Stropharia semiglobata) refere-se aos cogumelos agáricos ou lamelares da família Stropharia. É um pequeno fungo de aparência frágil com uma haste desproporcionalmente longa.
Descrição do chapéu
O topo da estropharia hemisférica em tenra idade tem a forma de uma esfera, à medida que o corpo frutífero cresce, transforma-se em um hemisfério sem tubérculo no centro, quase nunca se abre completamente. Se você fizer uma seção longitudinal do boné, obterá um semicírculo uniforme, como se contornado por uma bússola. O diâmetro da tampa é mais do que modesto - apenas 1-3 cm. A parte superior da tampa é lisa, em tempo de chuva é coberta por uma fina camada de muco.
A cor da tampa pode ser:
- luz amarela;
- ocre;
- limão;
- laranja claro.
O centro é mais intensamente colorido, as bordas da colcha podem estar presentes. A polpa é de cor branca amarelada.
A parte de trás da tampa é representada por um himenóforo de raras placas largas aderidas ao pedículo. Nos cogumelos jovens, eles são pintados em uma tonalidade acinzentada, nos espécimes maduros eles adquirem uma cor marrom-roxa escura.
O pó dos esporos é verde azeitona no início, mas torna-se quase preto à medida que amadurece. Os esporos são lisos e de formato elíptico.
Descrição da perna
A perna da estrofaria hemisférica é excessivamente longa em relação ao gorro - 12-15 cm. Em casos raros, ela cresce reta, muitas vezes curva e ligeiramente inchada na base. A perna está oca por dentro. Em jovens estrofários, um anel de couro pode ser distinguido, que desaparece rapidamente com a idade. A superfície da perna é viscosa e lisa ao toque, mais perto da base é finamente escamosa. A perna da estrofaria hemisférica é colorida em tons de amarelo, mas um pouco mais clara que o gorro.
Onde e como cresce
Stropharia hemisférica é encontrada em todas as regiões da Rússia. Geralmente cresce em pastagens, campos, ao longo de estradas e caminhos florestais. Prefere solos gordurosos e adubados, pode se depositar diretamente em uma pilha de esterco. Na maioria dos casos, ela cresce em grupos, o período de frutificação vai de meados da primavera ao final do outono.
Duplas e suas diferenças
Devido à sua cor amarelo-limão ou mel, o stropharia hemisférico é difícil de confundir com outros cogumelos.Possui a maior semelhança com o bolbitus dourado não comestível (Bolbitius vitellinus), que também prefere se instalar em prados e campos condimentados com excrementos de animais. Nesse tipo de placa, mesmo na velhice, elas mantêm a cor e não ficam pretas - essa é a principal diferença entre os bolbitus.
O cogumelo é comestível ou não
Stropharia hemisférica é um cogumelo alucinógeno não comestível. Sua atividade é baixa e pode não se manifestar de forma alguma, porém, é melhor evitar comê-lo.
O efeito da estropharia hemisférica no corpo
A composição química do Stropharia semiglobata contém o alucinógeno psilocibina. Causa uma dependência psicológica na pessoa, em termos de seu efeito na mente, é semelhante ao LSD. As experiências emocionais podem ser positivas e negativas. Um cogumelo comido com o estômago vazio após 20 minutos pode causar tonturas, tremores nas pernas e nos braços e medo irracional. Mais tarde, aparecem os sintomas narcóticos.
Com o uso regular de cogumelos contendo psilocibina, mudanças psicológicas irreversíveis podem ocorrer em uma pessoa, em alguns casos isso ameaça a destruição completa da personalidade. Além do efeito negativo na psique, os alucinógenos têm um efeito prejudicial no funcionamento do coração, rins e trato gastrointestinal.
Conclusão
Stropharia hemisférico é um cogumelo comum não comestível que deve ser evitado. Pequenos, à primeira vista, fungos inofensivos podem causar sérios danos ao corpo humano.