Contente
O Stropharia verde-azulado é um cogumelo interessante com propriedades tóxicas moderadas, mas que pode ser consumido. Para que o stropharia seja seguro, é importante saber distingui-lo de espécies semelhantes e prepará-lo corretamente.
Descrição de stropharia azul esverdeado
Fotos e descrições de estrofarias verde-azuladas ajudam a reconhecê-la facilmente na floresta. Também chamado de Copper Trochling Yar, possui uma aparência distinta e cores vibrantes.
Descrição do chapéu
O chapéu do troyshling tem formato largo-cônico, atinge de 3 a 12 cm de diâmetro. Na foto do cogumelo estropharia azul-esverdeado, pode-se observar que nos corpos frutíferos jovens a tonalidade do gorro é mais próxima do verde-azulado , e a pele é coberta por uma película viscosa. À medida que envelhece, a tampa seca, aparecem manchas amarelas e acastanhadas.
Você pode reconhecer os cogumelos jovens por um tubérculo transparente no centro da tampa e pelos restos de um cobertor nas bordas. As placas da tampa são verde-acinzentadas, com a idade adquirem tonalidade marrom-escura ou mesmo lilás, e as bordas do himenóforo permanecem brancas.
Descrição da perna
A perna da estropharia verde-azulada atinge 12 cm de altura e 2 cm de circunferência. A estrutura é escorregadia, escamosa ou peluda, às vezes com anel preservado. Na cor, a perna é esverdeada ou azulada pálida, quase da mesma tonalidade do gorro.
Onde e como cresce
Geralmente você pode encontrar estropharia azul-esverdeada na madeira de árvores mortas, em tocos e troncos caídos, em abetos, pinheiros e abetos, com menos frequência cresce em árvores decíduas. O fungo é comum em todas as áreas com clima temperado, aparece principalmente próximo ao outono - do final de agosto a meados de outubro. Você pode encontrá-lo nos subúrbios e na Sibéria, no Extremo Oriente e nas regiões do sul.
Normalmente, o mil-folhas trischling cresce em grupos ou em cachos densos, sendo raro ver corpos frutíferos isolados.
A estropharia azul-esverdeada é comestível ou não
Várias fontes têm suas próprias opiniões sobre a comestibilidade dessa variedade. A polpa contém um ácido perigoso com efeito narcótico, que faz parte do ópio. No geral, entretanto, o cogumelo é considerado comestível, embora levemente venenoso, com propriedades alucinógenas.
É impossível usar o cobre Yar troyshling em sua forma bruta, ele prejudicará sua saúde. No entanto, após a fervura, a maior parte das substâncias perigosas da polpa sai, e a estropharia torna-se adequada para uso alimentar.
Como cozinhar stropharia verde-azulada
Fracamente venenoso e alucinógeno, o cogumelo stropharia azul-esverdeado precisa de um processamento especialmente cuidadoso antes de ser consumido. Se você negligenciar a preparação, não só ocorrerá intoxicação alimentar, mas também consequências mentais graves. Uma grande quantidade de troyshling ingerida pode ter o mesmo efeito no corpo que uma droga forte com efeito alucinógeno.
Preparação de cogumelos
No processamento de corpos frutíferos verde-azulados, é importante retirar a película fina das cápsulas, pois é nela que se concentra a maior concentração de substâncias nocivas. A casca é removida facilmente, da mesma forma que a manteiga.
Os frutos descascados devem ser colocados em uma panela funda com água e sal e fervidos por pelo menos 15 minutos. Depois disso, as tampas são jogadas de volta em uma peneira e o caldo é drenado - não é adequado para uso alimentar.
Como fazer picles de stropharia verde-azulada
Um cogumelo devidamente descascado e fervido é adequado para posterior decapagem. A receita para marinar troschling é a seguinte:
- água e 100 ml de vinagre de mesa são colocados em uma panela funda;
- adicione 1 colher grande de sal e leve a água para ferver;
- 1 kg de estrofarias preparadas são colocados na solução.
Quando os corpos frutíferos soltam o suco e aparece espuma na superfície da água, ela precisa ser removida. Stropharia são fervidos em água e vinagre por 15 minutos, em seguida, 1 colher pequena de açúcar, algumas ervilhas de pimenta da Jamaica, um pouco de cravo e canela são colocados na marinada. Você também pode adicionar folhas de louro ou anis estrelado a gosto.
A marinada é fervida por mais 10 minutos, depois retirada do fogão e vertida quente em potes esterilizados. Depois que os espaços em branco esfriarem sob um cobertor quente, eles podem ser armazenados na geladeira para armazenamento posterior.
Salgando stropharia azul esverdeado
A descrição do uso de stropharia verde-azulada sugere outra receita - salga fria de troyshling.
Para cozinhar você precisará de:
- corte as cápsulas grandes dos cogumelos cozidos em pequenos pedaços e deixe os pequenos intactos;
- colocar a estropharia em uma jarra em camadas de 6 a 10 cm, alternando cada uma das camadas com bastante sal;
- junto com o sal, adicione o alho e outras especiarias aromáticas a gosto ao preparo;
- alterne o sal e os cogumelos até que a jarra esteja cheia.
Em seguida, o gargalo do recipiente é fechado com uma gaze grossa e uma carga pesada é colocada em cima. Depois de alguns dias, as estrofarias no frasco estarão abundantemente deixando entrar o suco, e a salga levará de 30 a 40 dias. Durante esse tempo, a gaze no gargalo do frasco precisará ser trocada regularmente para que não apareça mofo.
Limitações e contra-indicações
Como o Stropharia Aeruginosa azul-esverdeado tem efeito alucinógeno no corpo, deve ser consumido em quantidades muito pequenas, mesmo após processamento cuidadoso. Em caso de sobredosagem de troshlings, observa-se sobreexcitação nervosa, ocorrem alucinações - visões que podem durar várias horas. Em geral, o efeito da estropharia azul-esverdeada no corpo em caso de overdose é semelhante ao efeito da droga LSD e leva à paranóia, delírio, ansiedade e euforia.
É proibido usar troyshling com o estômago vazio ou debilitado, caso em que as toxinas terão um efeito mais forte. O cogumelo é absolutamente contra-indicado para pessoas que sofrem de transtornos mentais, é absolutamente proibido usá-lo para mulheres em posição, crianças pequenas e adolescentes até a idade adulta.
Além disso, o stropharia verde-azulado tem contra-indicações bastante típicas dos cogumelos.É melhor não comê-lo com digestão lenta e tendência à prisão de ventre, pois a polpa do cogumelo é absorvida com dificuldade. É melhor recusar o produto em caso de agravamento de doenças gástricas crônicas.
Duplas e suas diferenças
Apesar da aparência e foto reconhecíveis da estropharia azul-esverdeada, ela pode ser confundida com alguns outros cogumelos. Os gêmeos do troschling são em sua maioria comestíveis condicionalmente, adequados para uso alimentar após o processamento.
Stropharia azul celeste
Os cogumelos pertencem ao mesmo gênero e, portanto, são semelhantes entre si. Já a estropharia azul-celeste tem uma tonalidade azul mais rica com pequenas manchas ocres. Além disso, o chapéu na variedade azul geralmente é achatado na idade adulta, enquanto na variedade azul esverdeado ele freqüentemente mantém uma forma cônica.
Ao contrário do troshling, o stropharia azul não cresce em madeira de árvores mortas, mas em parques e pastagens, nas margens de estradas e em outros lugares com solo fértil. O cogumelo é considerado comestível, porém, devido ao seu aspecto incomum, raramente é utilizado na culinária.
Stropharia coroada
Esta variedade é muito semelhante ao azul esverdeado em tamanho e forma, a coroa do tipo coroa também é cônica, com retalhos de colchas nas bordas. Mas você pode distinguir as espécies pela cor - a estropharia da coroa tem uma tonalidade amarelada, ocre, bege ou limão.
O cogumelo não é aceito, é pouco estudado e várias fontes o atribuem como condicionalmente comestível ou inequivocamente venenoso.
Fatos interessantes sobre estropharia verde-azulada
O incomum fio de cobre com cabeça de troyshling parece muito bonito, no entanto, devido à sua forma e cor, é percebido pelos catadores de cogumelos com cautela. Embora as propriedades prejudiciais do troschling sejam reduzidas quando processado corretamente, a maioria das pessoas evita usá-lo em alimentos.
Outros fatos interessantes estão associados à estropharia azul-esverdeada:
- Mesmo na antiguidade, troyshling e tipos semelhantes eram usados para rituais religiosos - propriedades alucinógenas ajudavam sacerdotes e xamãs a entrar em um estado de êxtase especial.
- Atualmente, as informações sobre a comestibilidade de estrofarias em diferentes países são diferentes. Na Europa, é simplesmente considerado insípido, mas na América é classificado como uma categoria venenosa.
É curioso que um grande número de insetos mortos em um estado semi-decomposto pode frequentemente ser visto na capa viscosa do troyshling. Existe uma versão de que o muco na tampa favorece a digestão dos corpos das moscas e dos mosquitos, mas até o momento isso não foi comprovado com certeza.
Conclusão
Stropharia azul esverdeado é um cogumelo aprovado, mas potencialmente perigoso. Antes de usá-lo para alimentação, deve ser processado com cuidado para neutralizar os possíveis danos.