Contente
O cordyceps ofioglosso é um representante não comestível da família Ophiocordyceps. A espécie é rara, cresce de agosto a outubro em florestas mistas. Uma vez que esta instância não é comida, é necessário conhecer a descrição externa, visualizar fotos e vídeos.
Qual a aparência dos cordyceps ofioglóssicos?
O Cordyceps ophioglossoide tem uma aparência incomum e bizarra, graças à qual é difícil confundi-lo com outros representantes do reino dos cogumelos. O corpo do fruto é alongado, até 10 cm de comprimento.Este espécime é um parasita, cresce em cogumelos de barro isoladamente ou em pequenas famílias.
O corpo frutífero é um estroma, tem uma forma alongada em forma de taco com uma expansão pronunciada na base. A camada de esporos é cor de limão em uma idade jovem; à medida que cresce, a cor muda para verde-oliva escuro ou preto. A parte subterrânea do fungo é de tom amarelo claro, a parte aérea é avermelhada ou marrom-escura. A cor depende do local de crescimento.
Onde crescem os cordyceps ofioglóssicos
As espécies parasitas podem ser encontradas em florestas de coníferas e decíduas de julho a outubro. Cordyceps ophioglossous prefere locais úmidos, pois cresce em musgo, próximo a um pântano, ao longo das margens de corpos d'água.
É possível comer cordiceps ofioglóssico
Na Rússia, Cordyceps ophioglossous é considerado não comestível e alucinógeno. A polpa é dura, insípida e inodora, contém ergotamina, que causa uma reação psicotrópica semelhante ao ergotismo.
Cordyceps ophioglossous durante a época de reprodução libera ergotamina. Quando ingerida, essa substância causa intoxicações graves. Primeiros sinais:
- espasmo do músculo liso;
- dor intensa na região epigástrica;
- distúrbio mental;
- aparecem alucinações;
- náusea, vômito;
- diarréia;
- fraqueza nas pernas;
- a pressão arterial sobe;
- suor frio e úmido;
- taquicardia;
- a pessoa se torna agressiva;
- uma catarata se desenvolve.
Quando aparecerem os primeiros sinais. É necessário prestar primeiros socorros:
- convocação de equipe médica;
- colocar a vítima, aquecer o estômago e os membros;
- dê carvão ativado e bastante água morna;
- induzir vômito;
- livre de roupas apertadas.
Existem duas formas de ergotismo:
- Convulsivo - dor, convulsões, convulsões, tonturas, estupor, agonia.
- Gangrenoso - o trabalho funcional dos tecidos é interrompido, devido a um estreitamento acentuado dos capilares.
Apanhadores de cogumelos experientes recomendam passar por espécimes desconhecidos, uma vez que muitos cogumelos podem causar danos irreparáveis ao corpo.
Como distinguir cordyceps ofioglóssico
Para proteger você e seus entes queridos, você precisa conhecer as características externas do cordiceps ofioglossoide e seus equivalentes:
- Cordyceps armados - um representante não comestível, mas medicinal do reino dos cogumelos, que ajuda a lidar com muitas doenças. A espécie pode ser reconhecida pelo corpo do fruto alongado, em forma de clube, de cor laranja. A polpa fibrosa esbranquiçada, sem sabor e aroma, possui propriedades medicinais. Tem efeitos antibacterianos e antiinflamatórios, também auxilia em doenças gastrointestinais, hepatites, cirrose hepática. Graças a este tipo, os vasos sanguíneos são fortalecidos, o corpo se livra do colesterol ruim e das toxinas.
- Capitato de cordyceps - um representante alucinógeno, semelhante em aparência a um fósforo. Ele parasita fungos subterrâneos em florestas mistas. Começa a frutificar a partir de junho, vai até as primeiras geadas.
Conclusão
O cordyceps ofioglosso é um representante alucinógeno do reino dos cogumelos. Causa intoxicação grave quando comido, o que pode ser fatal. Portanto, para não prejudicar seu corpo, antes de uma caçada tranquila, você deve se familiarizar com os dados externos e ser extremamente cuidadoso durante a coleta.