Contente
Açafrão float (açafrão float, açafrão empurrador) - um dos poucos representantes de cogumelos do gênero Amanita, adequado para alimentação. Esta espécie raramente é encontrada em nossas florestas e, apesar de ser considerada de pouco valor culinário, tem seus fãs.
Qual é a aparência de um flutuador de açafrão?
A aparência da flutuação do açafrão muda dependendo da idade - os espécimes jovens são fortes, estáveis, densos, adultos - com a tampa totalmente aberta em uma perna fina, parecem frágeis. Devido à sua aparência, muitos catadores de cogumelos consideram-no venenoso.
Descrição do chapéu
O flutuador açafrão recebeu esse nome por causa da cor e do formato da tampa - pode ter tons de amarelo alaranjado com um centro mais brilhante e saturado; graças a esta cor, o cogumelo é bem visível na relva. A bóia açafrão recém-surgida tem uma tampa em forma de ovo, à medida que cresce, vai se abrindo, adquirindo uma forma hemisférica em forma de sino. Em espécimes adultos, a tampa torna-se plana com um pequeno tubérculo no meio. Em tempo húmido, a sua superfície lisa, seca ou ligeiramente pegajosa adquire um brilho característico. A tampa atinge em média 40–80 mm de diâmetro, mas em alguns casos cresce até 130 mm.
Com a idade, os pratos brancos frequentes tornam-se cremosos ou amarelados e projetam-se ao longo das bordas da tampa, razão pela qual ela se torna estriada. Uma pequena quantidade de volva pode permanecer na superfície.
Descrição da perna
O empurrador de açafrão tem uma perna cilíndrica lisa ou escamosa de 60 a 120 mm de comprimento e 10 a 20 mm de espessura. Na base é um pouco mais grosso do que a tampa, pode ser reto ou ligeiramente curvado. A cor varia do branco puro ao açafrão. A perna é oca, quebradiça, sem anel, mas as escamas podem formar cinturas peculiares.
Uma característica dessa espécie de fungo é a presença de uma volva sacular, da qual cresce a perna. Em alguns casos, pode estar no solo, mas é mais frequentemente observado acima de sua superfície.
Onde e como cresce
Em nossas latitudes, você pode encontrar um flutuador de açafrão da segunda metade do verão até meados do outono, principalmente nas florestas onde crescem árvores decíduas - bétula, faia, carvalho. Também costuma coexistir com o abeto. Sente-se melhor em locais iluminados: nas margens, ao longo de caminhos, em matagais, pode crescer em áreas pantanosas. Prefere solos férteis, úmidos e ácidos. Cresce com mais frequência individualmente, mas também pode ser encontrado em grupos.
Em nosso país, é mais comum no Extremo Oriente, no Território de Primorsky, é bem conhecido pelos catadores de cogumelos nas regiões de Tula e Ryazan.
O cogumelo é comestível ou não
O açafrão é classificado como cogumelo comestível condicionalmente, mas do ponto de vista culinário seu valor é baixo, pois a polpa não tem sabor e cheiro pronunciados, esmigalha-se facilmente.
Como outras espécies comestíveis condicionalmente, a bóia de açafrão precisa de fervura preliminar, que é melhor feita duas vezes, trocando a água.
Como cozinhar uma bóia de açafrão
Após a pré-fervura, a bóia de açafrão é frita, cozida ou adicionada a sopas.
Muitos amantes do cogumelo discordam que é insípido e compartilham suas receitas para seu preparo. Algumas donas de casa sugerem fritar fortemente o cogumelo até que esteja crocante, sem ferver primeiro. Eles argumentam que o sabor do prato acabado com este método de cozimento é um tanto semelhante ao sabor do frango.
Muitas pessoas cozinham sopas de cogumelos desse tipo e também elogiam os carros alegóricos de açafrão em conserva.
Freqüentemente, o sabor dos empurradores de açafrão é comparado ao sabor do milho - a polpa dos espécimes jovens é densa e adocicada. Existem amantes da "caça silenciosa" que valorizam mais o sabor dos empurradores do que de outros, mesmo dos cogumelos mais nobres.
Homólogos venenosos e suas diferenças
O principal perigo ao coletar um flutuador de açafrão é sua semelhança com o cogumelo venenoso mortal. A diferença entre essas espécies é que um cogumelo venenoso tem um anel na perna, mas um flutuador não. Não há sulcos ao longo da borda da tampa do cogumelo, como nos empurradores adultos.
Além disso, um float de açafrão pode ser facilmente confundido com um agárico de mosca amarelo brilhante. Os corpos frutíferos dessas duas espécies são muito semelhantes em forma e cor.
Você pode distinguir uma espécie de outra pelos seguintes recursos:
- no agárico com mosca amarelo brilhante, os restos da colcha permanecem na tampa, e a superfície da bóia açafrão é mais frequentemente lisa e limpa. Se os restos de um Volvo permanecerem nele, então haverá muito poucos deles;
- a polpa do agárico com mosca amarelo brilhante tem um cheiro pronunciado de rabanete, enquanto sua contraparte comestível tem um aroma fraco de cogumelo;
- a perna do gêmeo venenoso tem um anel membranoso. Mesmo que desapareça com o tempo, seu traço ainda permanece.
O flutuador de açafrão pode ser facilmente confundido com outros tipos de flutuadores convencionalmente comestíveis - laranja e cinza. O flutuador laranja parece mais gracioso e sua cabeça é pintada em ricos tons de laranja.
O flutuador cinza é maior. Sua carne é mais forte e carnuda, e a cor do gorro pode variar em uma ampla gama: do cinza claro ao cinza-amarelado.
Outro duplo do açafrão é considerado o cogumelo César (real) ou agárico com mosca de César, que é considerado um representante gourmet extremamente valioso e saboroso do reino. Amanita César é maior, tem uma polpa mais forte e tem notas de avelã no cheiro. O chapéu pode ter tonalidades do laranja ao vermelho forte, o caule e os pratos também são coloridos de laranja. Uma característica distintiva do agárico com mosca de César é a presença de um anel na perna, que os flutuadores não têm.
Conclusão
O carro alegórico de açafrão é um cogumelo de interesse para os amantes sofisticados da "caça silenciosa". Na hora da coleta, cuidados especiais devem ser tomados, pois suas contrapartes são extremamente perigosas. Na menor dúvida, você deve se recusar a coletar o flutuador de açafrão e dar preferência às espécies mais conhecidas.