Contente
O flutuador branco pertence ao gênero Amanita, mas é considerado comestível e até útil. No entanto, o cogumelo parece gêmeos venenosos, portanto, não é muito popular entre os colhedores de cogumelos.
Qual a aparência de um flutuador branco em forma de cogumelo?
Existem várias variedades de carros alegóricos, e o branco e o branco-neve são cogumelos diferentes, mas ambos são condicionalmente comestíveis. O flutuador branco pertence ao departamento Basidiomycota (Basidiomycota), o gênero Amanita e tem vários nomes:
- agárico comestível para mosca;
- empurrador;
- forma branca de flutuador cinza;
- Agaricus vaginatus var. albus
- os obsoletos são Amanita alba, Amanitopsis albida e Amanitopsis vaginata var. alba.
O parente branco do venenoso agárico da mosca vermelha nasce de um saco protetor - a vulva, que, quando rompida, não desaparece em lugar nenhum, permanecendo na base da pata do cogumelo por toda a vida.
Descrição do chapéu
Como todos os carros alegóricos, um jovem albino tem primeiro um chapéu em forma de ovo, depois em forma de sino, que se transforma em semicircular ou prostrado à medida que cresce, às vezes com um tubérculo no centro. Atinge um diâmetro de 10-12 cm.
Bordas nervuradas, sulcos são típicos para todos os representantes comestíveis do gênero. Às vezes, flocos brancos podem ser vistos nas bordas - esses são os restos da vulva.
A superfície da cabeça da bóia branca está seca ou ligeiramente pegajosa. No tempo quente, é branco ou ocre brilhante; no tempo chuvoso, é cinza sujo.
As placas são largas, leves, como pó de esporo.
A polpa é branca, frágil, não muda de cor ao cortar. Um aroma de cogumelo, quase imperceptível. O sabor é fraco.
Descrição da perna
A bóia branca cresce até 20 cm, mas na maioria das vezes a altura é de 6 a 10 cm. A perna tem formato cilíndrico ou clavado, com um espessamento na base. A cor é branca, a estrutura é fibrosa, a superfície é lisa ou descamativa-fofa, o diâmetro é de 1-2 cm.
Nos cogumelos jovens, a perna é densa, então torna-se oca, muito frágil. O anel no pedículo está ausente em qualquer idade, na base é visível uma grande vulva branca, submersa no solo.
Onde e como cresce
O flutuador prefere a solidão, é raro, não cresce em um lugar permanente, frutifica a cada 2-3 anos. É mais provável encontrar um cogumelo em um bosque de bétulas, porque com esta árvore forma micorriza. Mas é encontrada em florestas de coníferas e mistas, em gramíneas ou arbustos. Prefere solos argilosos férteis da Rússia, norte e oeste da Europa, incluindo todo o território da Ucrânia e Bielo-Rússia. Encontrá-lo na Península da Carélia é um grande sucesso, em 7 anos apenas algumas peças foram descobertas.
A frutificação ocorre de meados de julho ao final de setembro.
O cogumelo é comestível ou não
Existem disputas entre catadores de cogumelos sobre o sabor dos carros alegóricos brancos, mas os cientistas não têm dúvidas sobre a utilidade e a comestibilidade dos empurradores. Esta espécie contém oligoelementos e vitaminas úteis, entre os quais predomina o grupo B. Também contêm betaína, que tem um efeito benéfico no metabolismo.
O float é comido frito e fervido em muitos países.
Antes do uso, são cuidadosamente limpos e lavados da sujeira, fervidos por pelo menos 30 minutos em água salgada, o caldo é escorrido e vários pratos são preparados com flutuadores brancos, inclusive preparações de inverno (salgadas e decapadas).
Se as regras de cozimento não forem seguidas, sintomas inflamatórios ocorrem no estômago e no intestino delgado, devido à presença de substâncias semelhantes a resinas nos cogumelos.
A presença de betaína em traficantes levou ao fato de que os cogumelos são usados na medicina para tratar doenças do fígado, vesícula biliar e rins, bem como câncer de mama, doença de Alzheimer e adenoma de próstata.
Duplas e suas diferenças
Não há muitas contrapartes venenosas no flutuador branco, mas cada uma é mortal:
- Agárico-mosca branco (primavera) em termos de composição de venenos, é equivalente a um cogumelo venenoso branco (não pálido). Extremamente perigoso. Ela cresce apenas do final de abril a meados de junho.
- Amanita muscaria (cogumelo branco) É o gêmeo mais perigoso do flutuador branco. Máximo venenoso, pequenas doses são fatais. Ela cresce no mesmo período em que o tolokachik aparece. Tem um odor desagradável.
Gêmeos não comestíveis podem ser reconhecidos por vários sinais:
- há um anel na perna (o flutuador branco não tem);
- sem cicatrizes nas bordas da tampa;
- a vulva não é visível na base.
Mas mesmo essas diferenças não garantem que foi o flutuador que foi encontrado. Em cogumelos venenosos adultos, o anel pode entrar em colapso e estar ausente, e é difícil determinar a comestibilidade da espécie pelo "embrião" que ainda não rastejou para fora da vulva.
Alguns empurradores também são semelhantes entre si, mas todos os flutuadores duplos podem ser comidos:
- Pelo flutuador branco como a neve há manchas marrom-acinzentadas ou ocre no centro da tampa. Comestível condicionalmente.
- Cinza empurrador pode ficar branco. Um albino é praticamente indistinguível em aparência de um flutuador branco, mas também é raro. Comestível condicionalmente.
O flutuador se distingue de outros companheiros na vulva: o flutuante cinza também é acinzentado, o açafrão é amarelado e o marrom tem manchas avermelhadas.
Conclusão
Flutuadores brancos não devem ser coletados e comidos porque esses cogumelos raros podem ser facilmente confundidos com cogumelos venenosos que são perigosos para a vida e a saúde. Somente o cultivo industrial de flutuadores garante a segurança. Se, no entanto, o "flutuador" tiver sido comido e houver sinais de envenenamento, deve-se chamar imediatamente uma ambulância.