Contente
Orange Millechnik pertence à família russula, o gênero Millechnik. O nome latino é lactarius porninsis, que significa “dar leite”, “leite”. Esse cogumelo foi chamado assim porque sua polpa contém recipientes com suco leitoso, que, se danificado, escorre. Abaixo, informações mais detalhadas sobre o lactário de laranja: uma descrição da aparência, onde e como ele cresce, se este espécime pode ser comido.
Onde cresce a laranja leitosa
Esta espécie tende a crescer em florestas de coníferas e mistas, prefere formar micorrizas com abetos, menos freqüentemente com árvores decíduas, por exemplo, com bétulas ou carvalhos. Além disso, muitas vezes, lacas laranja podem ser encontradas profundamente enterradas em uma cama de musgo. A laranja leitosa (Lactarius porninsis) pode crescer uma de cada vez ou em pequenos grupos. A melhor época para crescer é de julho a outubro. Na maioria das vezes aparece em países da Eurásia com clima temperado.
Como é o leiteiro de laranja?
A foto mostra que o corpo frutífero da laranja leitosa é composto por um gorro e uma perna. No estágio inicial de maturação, o gorro é convexo com um tubérculo central perceptível, gradualmente adquire uma forma prostrada e torna-se deprimido com a idade. Em alguns casos, é em forma de funil. Durante todo o tempo, a tampa não atinge tamanhos grandes, em geral varia de 3 a 6 cm, a superfície é lisa e seca, escorregadia durante a chuva forte. De cor laranja característica com centro mais escuro. Não existem zonas concêntricas. Na parte inferior da tampa existem placas descendentes de média frequência. Em espécimes jovens, são de cor creme pálido e com a idade adquirem tonalidades mais escuras. Pó de esporos, cor ocre clara.
A polpa é fina, quebradiça, fibrosa, amarelada. Emite um aroma sutil que lembra cascas de laranja. É esta característica que torna esta espécie distinta de seus congêneres. Este espécime emite uma seiva leitosa esbranquiçada que não muda sua cor ao ar. Este líquido é muito espesso, pegajoso e cáustico. Na estação seca, em espécimes maduros, o suco seca e pode estar completamente ausente.
A perna do lactário laranja é lisa, cilíndrica, afinando para baixo. Atinge 3 a 5 cm de altura e 5 mm de espessura de diâmetro. A cor da perna coincide com a cor do gorro, em alguns casos é um pouco mais clara. Em espécimes jovens, é inteiro, com a idade torna-se oco e celular.
É possível comer cogumelo com leite laranja
Os especialistas têm opiniões diferentes sobre a comestibilidade desta espécie. Assim, em alguns livros de referência, há informações de que o leite de laranja é um cogumelo comestível, mas a maioria das fontes o atribui com segurança à categoria de não comestível, e alguns micologistas até consideram essa espécie fracamente venenosa.
Como distinguir dos duplos
Na floresta concentra-se uma grande variedade de cogumelos, que de uma forma ou de outra podem ser semelhantes à espécie em questão. Vale lembrar que nem todo espécime é comestível. O moleiro de laranja tem características externas comuns com muitos parentes não comestíveis e até venenosos do gênero Millechnik e, portanto, o colhedor de cogumelos deve estar especialmente vigilante. Este cogumelo pode ser distinguido de suas contrapartes pelas seguintes características:
- bonés cor de laranja de tamanho pequeno;
- aroma sutil de polpa de laranja;
- o suco leitoso tem um sabor bastante picante;
- tampa é lisa, sem pubescência.
Conclusão
A laranja leitosa é um espécime bastante raro, cuja polpa exala um aroma de laranja ligeiramente perceptível. Na Europa, a maioria dos espécimes deste gênero é considerada não comestível ou mesmo venenosa. Em nosso país, alguns deles são comestíveis, mas são utilizados após cuidadoso processamento em conserva ou sal. A frutificação ativa desta espécie começa em julho e termina por volta de outubro. Nesse período, crescem outros dons da floresta, cuja comestibilidade não é questionada. Este cogumelo não tem valor nutritivo, seu consumo pode provocar intoxicações alimentares. É por isso que o leiteiro de laranja fica sem a atenção dos catadores de cogumelos.