Millechnik neutral (Oak): descrição e foto, métodos de cozimento

Nome:Neutro de Miller
Nome latino:Lactarius quietus
Um tipo: Comestível
Sinônimos:Leite de carvalho, leite calmo, poddubnik, barba, leite de carvalho
Características:
  • Info: com suco de leite
  • Grupo: lamelar
  • Placas: fracamente descendente
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Incertae sedis (indefinido)
  • Pedido: Russulales
  • Família: Russulaceae (Russula)
  • Gênero: Lactarius (Miller)
  • Espécie: Lactarius quietus (Oak Miller)

O carvalho leitoso (Lactarius quietus) é um cogumelo lamelar pertencente à família Syroezhkovy, a família Millechnik. Seus outros nomes:

  • o leiteiro é neutro;
  • o leiteiro ou o leiteiro está calmo;
  • cogumelo de carvalho;
  • podoloshnik, poddubnik.
Comente! O cogumelo cria uma simbiose mutuamente benéfica com o carvalho, o que se reflete em seu nome.

A família do carvalho leitoso (lactarius quietus) em uma clareira na floresta

Onde o leiteiro de carvalho cresce

O cogumelo do carvalho é comum nas zonas climáticas temperadas do hemisfério norte - na Rússia, no Extremo Oriente, na Europa, no Canadá. Ele se instala principalmente perto de carvalhos, em florestas caducifólias. O micélio dá frutos abundantes de junho a setembro-outubro. Ama lugares sombreados, clareiras de floresta relvada, bairro com árvores centenárias. Cresce em grandes grupos, ocupando vastas áreas.

Qual é a aparência de um leiteiro de carvalho?

O cogumelo leitoso neutro tem uma aparência elegante, uma descrição detalhada de sua estrutura e uma foto:

  1. Apenas os corpos frutíferos que apareceram se assemelham a parafusos em miniatura com tampas arredondadas e lisas. As bordas são visivelmente curvadas para baixo, uma pequena depressão ondulada e um tubérculo são visíveis no centro. À medida que cresce, a tampa torna-se reta como um guarda-chuva, a depressão é mais perceptível, de forma arredondada em forma de xícara. Em espécimes crescidos demais, as bordas são retas, tornando-se quase retas, a tampa assume uma aparência em forma de funil. A superfície é seca, ligeiramente áspera ou lisa. A pele adere firmemente à polpa.
  2. A cor da tampa é irregular. O meio é mais escuro, com manchas redondas, às vezes listras concêntricas são visíveis. A cor é bege-cremosa, marrom-ocre, avermelhada, tons de chocolate ao leite, levemente rosada. O diâmetro pode ser de 0,6 a 5-9 cm.
  3. As placas do himenóforo são regulares, finas, descendo ligeiramente ao longo do pedículo. A cor é bege, branco-creme, avermelhada com manchas acastanhadas. A polpa é fina, quebra facilmente, liberando suco branco leitoso. Sua cor é cremosa, com o passar do tempo a raspagem adquire tonalidade rosada. Os esporos são claros, quase brancos.
  4. O caule é reto, delgado, cilíndrico, ligeiramente engrossado em direção à raiz. Seu diâmetro é de 0,3 a 1 cm, o comprimento é 0,8-5 cm, liso, seco, muitas vezes coberto com penugem branco-acinzentada. A cor é semelhante à da tampa, ligeiramente mais escura do solo. A polpa é fácil de quebrar e cortar, a estrutura é longitudinalmente fibrosa, oca por dentro.
Atenção! O suco lácteo não engrossa, não muda de cor e tem sabor neutro, não tem sabor amargo.

Cogumelos de leite calmos são claramente visíveis contra o fundo do lixo da floresta, uma vez que suas tampas secas não coletam uma variedade de detritos

É possível comer leiteiro de carvalho

O cogumelo de leite neutro é classificado como cogumelo comestível condicionalmente. Sua polpa possui aroma específico à base de ervas e sabor neutro. Quando embebidos, esses corpos frutíferos produzem picles maravilhosos.

Falsas duplas do calmo leiteiro

Em casos raros, existe uma semelhança destes cogumelos com representantes da sua própria espécie. Para distinguir o leiteiro de carvalho dos gêmeos, você deve ver sua foto e descrição.

Leitoso aquoso leitoso. É classificado como cogumelo comestível da categoria IV. Difere em uma cor marrom-vinho mais saturada da tampa.

Em espécimes maduros, a superfície da tampa torna-se acidentada e dobra em ondas.

Amieiro-escuro leitoso (Lactarius obscuratus). Não comestível, pode causar graves problemas gastrointestinais. Distingue-se por uma tampa fina em forma de guarda-chuva espalhada, uma perna marrom-escura ou preto-avermelhada, uma rica azeitona ou himenóforo acastanhado.

Esta espécie forma micorriza com amieiro

Serushka ou leiteiro cinza. Comestível condicionalmente. Difere em suco leitoso cáustico, cor púrpura-lilás na tampa e perna clara.

As placas de um pedaço de lilás cinza têm um tom delicado de branco-creme

Regras para coletar um leiteiro neutro

A coleta desses corpos frutíferos não requer habilidades especiais. Se for encontrada uma família de vários espécimes estreitamente unidos, você deve olhar ao redor com cuidado: provavelmente haverá mais dentro de 1-2 m. Os bebês muitas vezes se escondem completamente na grama, olhando para fora com a ponta do boné.

Os cogumelos devem ser cortados pela raiz com uma faca afiada ou cuidadosamente desenroscados do ninho. Poddubniki estragado, mofado, muito crescido não deve ser tomado. Para trazer a safra colhida para casa e não esmagar, os cogumelos devem ser colocados em fileiras, separando as pernas, com os pratos para cima.

Comente! O carvalho leitoso raramente apresenta vermes; tais corpos frutíferos não devem ser retirados.

As pernas do carvalho lactário geralmente crescem juntas, formando um único organismo.

Como cozinhar cogumelo leitoso de carvalho

O leite de carvalho é adequado exclusivamente para salga, não sendo utilizado de nenhuma outra forma. Esses corpos de frutificação requerem imersão preliminar:

  • separar cogumelos, sem terra e lixo;
  • enxágue, coloque os pratos voltados para cima em um prato de esmalte ou vidro;
  • despeje água fria, cubra com uma tampa invertida ou prato, coloque uma jarra ou garrafa de água como opressão;
  • mergulhe, mudando a água duas vezes ao dia, por pelo menos 2-3 dias.

No final, escorra a água, enxágue os cogumelos. Eles agora estão prontos para cozinhar mais.

Moleiro de carvalho salgado a frio

Esta receita é universal para todas as espécies de lactário comestíveis.

Ingredientes necessários:

  • leiteiro de carvalho - 2,4 kg;
  • sal - 140 g;
  • alho - 10-20 dentes;
  • folhas de rábano, cereja ou groselha (disponíveis) - 5-8 unid .;
  • talos de endro com guarda-chuvas - 5 unid .;
  • uma mistura de pimentas a gosto.

Um petisco apetitoso que fará as delícias de todos os familiares

Método de cozimento:

  1. Coloque os cogumelos em uma tigela grande de esmalte sobre as folhas com os pratos voltados para cima.
  2. Polvilhe cada camada de 4-6 cm de espessura com sal e passe com folhas, alho, especiarias.
  3. Finalize com as folhas, pressione com uma tampa invertida, um círculo de madeira ou um prato, coloque opressão por cima para que o suco que sai cubra totalmente o conteúdo.

Após 6-8 dias, os cogumelos assim salgados podem ser transferidos para potes e selados com tampas, colocando-os em local fresco para armazenamento. Em 35-40 dias, um grande lanche estará pronto.

Amostras flácidas, crescidas demais ou mofadas não devem ser comidas.

Conclusão

O carvalho leitoso forma micorriza exclusivamente com carvalho, por isso só pode ser encontrado em florestas caducifólias. É onipresente nas latitudes temperadas do continente eurasiano. Cresce em grandes grupos de julho a outubro. Na Rússia, esses corpos frutíferos são salgados para o inverno, na Europa são considerados não comestíveis. O carvalho Millechnik se distingue pelo sabor suave do suco que se destaca e pelo cheiro original do feno da polpa, por isso é bastante fácil distingui-lo de seus equivalentes. Esses cogumelos são uma boa colheita para o inverno.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção