Contente
O leitoso marrom-amarelo (Lactarius fulvissimus) é um cogumelo lamelar da família russula, gênero Millechniki. Foi classificado pela primeira vez pelo micologista francês Henri Romagnese em meados do século passado.
Onde o leite marrom-amarelo cresce
É comum em florestas caducifólias, mas raramente pode ser encontrado em florestas de pinheiros e abetos. Forma uma simbiose mutuamente benéfica com faia, avelã, choupo, tília e carvalho. Os primeiros cogumelos aparecem em julho e continuam a crescer até o final de outubro.
Qual é a aparência do amarelo-marrom leitoso?
Os cogumelos jovens têm as tampas arredondadas e convexas, fortemente dobradas. À medida que envelhecem, eles se endireitam, tornando-se primeiro umbelados, depois abertos e até mesmo em forma de concha, côncavos. As bordas são uniformemente arredondadas e finas. Às vezes, com dentes ondulados, deformados, direcionados para baixo em um pequeno rolo ordenado. Em espécimes crescidos demais, a tampa geralmente tem um formato irregular e dobrado, com bordas quebradas e em dente de serra. Na junção com o caule, nota-se uma depressão com um pequeno tubérculo arredondado.
Tem uma cor irregular, são perceptíveis listras, manchas arredondadas desiguais, o meio é mais escuro. A cor varia do marrom avermelhado e preto avermelhado ao arenoso claro, quase cremoso. O diâmetro dos espécimes adultos chega a 9 cm, a superfície é lisa, com um leve brilho, ligeiramente pegajosa em tempo chuvoso.
A polpa é fina, frágil, branco-acinzentada, no local do dano libera ativamente o suco branco-neve, escurecendo para um amarelo cremoso. O sabor é adocicado e macio, com um final apimentado. O cheiro é neutro, às vezes pode ser desagradável.
As placas do himenóforo são frequentes, acretas, descendo ligeiramente ao longo do pedículo. Comprimento liso e irregular. A cor pode ser branco-creme, vermelho-amarelado, amarelo-rosado ou café com leite.
Miller marrom-amarelo tem uma perna cilíndrica ou em forma de barril, muitas vezes curva. Liso, ligeiramente aveludado, crescendo até 8 cm e tendo uma espessura de 0,6 a 2,3 cm, de cor irregular, manchas disformes. A cor é mais clara que a tampa, do ocre cremoso e marrom-rosa dourado ao laranja-chocolate e rico em ferrugem.
Duplas e suas diferenças
Por sua aparência, o lactário marrom-amarelo é muito semelhante a alguns representantes de seu próprio gênero.
Leitoso leitoso. Comestível condicionalmente. O chapéu tem uma superfície plana e lisa, cor marrom-amarronzada com uma borda clara ao longo da borda. O suco leitoso tem sabor suave, não é picante.
O moleiro tem uma faixa avermelhada. Não comestível, não tóxico. É distinguido por uma tampa deformada e enrugada e placas de himenóforo, que adquirem uma tonalidade azul claro quando danificadas.
É possível comer leite marrom-amarelo
Miller marrom-amarelo pertence aos cogumelos não comestíveis. Não foram encontradas substâncias tóxicas em sua composição, o valor nutricional é extremamente baixo.
Conclusão
Miller marrom-amarelo cresce em florestas decíduas e parques antigos. Distribuído na zona climática temperada e regiões do sul da Rússia e da Europa. Não comestível, tem contrapartes venenosas, então os colhedores de cogumelos inexperientes devem ser extremamente cuidadosos.