Contente
Em todo o mundo, existem quase 500 espécies de leite e na Rússia existem apenas 50. Um dos espécimes mais conhecidos e comuns é o leite não cáustico - um representante da família Syroezhkovy. Os sinônimos para esse nome são laranja lactarius e Lactarius mitissimus.
Onde o leiteiro não cáustico cresce
Esta espécie prefere um clima temperado, cresce em florestas de vários tipos. Localizado próximo a abetos, bétulas e carvalhos. Muitas vezes, pode ser encontrado na cama de musgo. Uma época favorável para a frutificação é o período de julho a outubro.
Qual é a aparência de um leiteiro não cáustico?
O corpo de frutificação do espécime consiste em uma tampa e um caule com as seguintes características:
- Em tenra idade, o gorro é convexo com um tubérculo característico localizado no centro, adquirindo gradativamente uma forma prostrada. Em cogumelos maduros, a tampa é afundada, menos freqüentemente em forma de funil. O tamanho em diâmetro varia de 3 a 6 cm, sendo pintada em tons de laranja com a parte central mais escura. Pó de esporo de cor ocre clara.
- As placas descendentes, não muito frequentes, encontram-se na parte inferior. Eles são inicialmente cremosos e mais escuros com o tempo.
- A polpa é amarelada, fina, quebradiça, de odor e sabor neutros. Em caso de danos, secreta uma pequena quantidade de suco leitoso esbranquiçado.
- A fresadora não cáustica possui perna cilíndrica com altura de 3 a 5 cm e espessura de 0,5 cm, lisa ao toque, pintada no mesmo tom da tampa, às vezes um pouco mais clara. Em tenra idade, é densa em estrutura, depois de um tempo torna-se oca.
É possível comer cogumelo leitoso não cáustico
A maioria dos especialistas classifica esta espécie como um cogumelo comestível. No entanto, alguns acreditam que o lactário é um cogumelo comestível condicionalmente não comestível da 4ª categoria de alimentos. Como mostra a prática, tal espécime não é particularmente popular entre os colhedores de cogumelos, talvez isso se deva às especificidades do pré-processamento antes do cozimento. Além disso, esta variedade só é adequada para decapagem e salga.
Falsas duplas
De acordo com certas características, o leiteiro não cáustico é semelhante aos seguintes dons da floresta:
- Leitoso acastanhado - pertence à categoria comestível. O chapéu deste tipo é muito semelhante em tamanho e forma ao tipo em questão, mas no gêmeo é pintado em tons de marrom. Você também pode distingui-lo de um leiteiro não cáustico pela presença de suco segregado, que no ar adquire uma tonalidade vermelha.
- Miller marrom-amarelo - pertence à categoria de cogumelos não comestíveis devido ao seu sabor amargo inerente. A cor do corpo da frutificação varia de tons de marrom avermelhado a marrom alaranjado. A principal diferença é o cheiro desagradável da polpa.
Regras de coleta
Indo em busca de um leiteiro não cáustico, é importante lembrar que esta espécie cresce principalmente sob abetos, menos frequentemente ao lado de árvores decíduas como bétula ou carvalho. Também pode ser encontrado escondido no musgo. A polpa é bastante frágil e quebradiça, por isso é importante ter um cuidado especial ao retirar estes cogumelos do solo. Para não estragar a fruta, recomenda-se a utilização de cestos de vime bem ventilados para a colheita.
Cozinhar leiteiro não cáustico
Como qualquer outro cogumelo comestível desta família, o cogumelo leitoso requer um pré-tratamento antes de ser usado como alimento. Acredita-se que seja adequado para decapagem e decapagem. Existe um certo algoritmo de processamento de ações:
- Para limpar os cogumelos dos detritos da floresta.
- Corte as pernas, pois contêm o amargor principal.
- Mergulhe os cogumelos por 24 horas, pressionando-os para baixo com opressão. Durante todo esse tempo, a água deve ser trocada por água limpa pelo menos 2 vezes.
- Após este tempo, cozinhe por cerca de 15-20 minutos. Despeje o caldo.
Para preparar um lanche delicioso com leiteiros não cáusticos, você precisará de:
- Prepare uma panela para a decapagem: lave e escalde com água fervente.
- Coloque os cogumelos processados com as tampas para baixo numa camada fina.
- Coloque folhas de groselha, endro nelas, sal. Você pode adicionar alguns dentes de alho.
- Alterne as camadas até os ingredientes acabados.
- Feche a tampa, coloque a carga.
- Guarde em local fresco.
Conclusão
Em alguns países europeus, o leite não cáustico é considerado um cogumelo venenoso. Na Rússia, porém, pertence à categoria comestível e é consumido em conserva e sal. Apesar de esta espécie ter um sabor baixo, é um produto nutritivo e de baixo teor calórico.