Cogumelo leitoso azul: foto e descrição

Nome:Azul Miller
Nome latino:Índigo lactário
Um tipo: Comestível

Blue leitoso, em latim Lactarius indigo, uma espécie de cogumelo comestível pertencente ao gênero Millechnikovye, da família russula. É único em sua cor. A cor índigo não é freqüentemente encontrada em representantes do táxon, e uma cor tão rica para cogumelos comestíveis é muito rara. A espécie não é encontrada no território dos países da ex-União Soviética.

Apesar de sua aparência exótica, o cogumelo é comestível

Descrição do leiteiro azul

O cogumelo ganhou este nome devido à cor do corpo do fruto, brilhante, suculento, com o tempo só mudando de tonalidade e desbotando um pouco. Para os russos não muito sofisticados em micologia, a foto do Millechnik azul pode parecer retocada. Mas não há necessidade de fazer isso - as pernas, os chapéus e o suco leitoso realmente têm a cor do jeans clássico.

Descrição do chapéu

O chapéu é redondo, lamelar, característico do formato dos cogumelos. Tem um diâmetro de 5 a 15 cm, círculos concêntricos bem visíveis de cor azul saturada e lavada na superfície. Na borda existem manchas da mesma cor.

O chapéu jovem é pegajoso e convexo, com bordas curvas, de cor índigo. Com a idade, torna-se seco, em forma de funil, com menos frequência - plano com uma depressão e uma parte externa ligeiramente abaixada. A cor adquire uma tonalidade prateada, antes de se deteriorar torna-se cinza.

As placas estão localizadas próximas umas das outras. O método de fixação do himenóforo ao pedículo é classificado como descendente ou descendente. Os cogumelos jovens têm placas azuis e depois ficam mais brilhantes. Sua cor é sempre mais saturada e escura do que as demais partes do corpo frutífero.

A polpa e o suco leitoso acre são azuis. Quando danificado, o corpo de frutificação do fungo oxida gradualmente e fica verde. O aroma é neutro. Os esporos são amarelos.

As pontas dos chapéus são dobradas para baixo e os pratos são de uma cor índigo particularmente rica.

Descrição da perna

A perna cilíndrica espessa atinge uma altura máxima de 6 cm com um diâmetro de 1 a 2,5 cm. Em tenra idade, é pegajosa, depois seca. A cor da perna é a mesma do gorro, mas não é coberta por círculos concêntricos, mas por manchas.

Círculos concêntricos são claramente visíveis na cabeça e pontos na haste

Tipos de leiteiros azuis

O moleiro azul é uma espécie e não pode incluir táxons de sua categoria. Mas ele tem uma variedade de Lactarius indigo var. Diminutivus. Ele difere da forma original em seu tamanho menor.

Hat var. Diminutivus atinge 3-7 cm de diâmetro, com haste de 3-10 mm. O resto do cogumelo não difere do original.

A variedade difere da espécie original apenas no tamanho

Onde e como os Blue Milkyrs crescem

O cogumelo não cresce na Rússia. Seu alcance se estende às partes central, sul e leste da América do Norte, China, Índia. Na Europa, a espécie só pode ser encontrada no sul da França.

Blue Milky cresce individualmente ou em grupos, forma micorriza em florestas de coníferas e decíduas. Prefere bordas de floresta e lugares molhados, mas não excessivamente. A vida útil do fungo é de 10-15 dias. Depois disso, começa a apodrecer e se torna inutilizável para coleta.

Comente! Micorriza é um composto simbiótico de micélio fúngico e raízes de plantas superiores.

A espécie cresce na Virgínia (EUA).

Os ordenhadores azuis são comestíveis ou não

Fotos do cogumelo azul Mlechnik fazem muitos amantes da caça silenciosa pensarem que ele pertence ao venenoso. É com eles que os chapéus costumam ser pintados com cores tão vivas. Enquanto isso, o cogumelo é comestível, mesmo sem o prefixo "condicionalmente".

Cozinhar normalmente (mas não necessariamente) envolve uma pré-maceração do corpo de frutificação para remover a seiva leitosa e o amargor que a acompanha. Os cogumelos são colocados em água salgada durante vários dias, o líquido é frequentemente alterado.

Recomenda-se fervê-los por 15 minutos antes de cozinhar ou salgar. Se o cogumelo não for usado em branco, com tratamento térmico insuficiente, pode causar distúrbios gastrointestinais em pessoas que não estão acostumadas com esses pratos.

Duplas e suas diferenças

É improvável que muitos russos tenham que coletar Millechniks azuis, mas será útil saber as diferenças entre este cogumelo e outros semelhantes. Embora apenas o índigo Lactarius tenha uma cor verdadeiramente azul entre os representantes do gênero, é difícil confundi-lo com outras espécies. Entre outros semelhantes:

  1. Lactarius chelidonium - espécies comestíveis, geralmente crescem sob árvores coníferas. A tampa azulada tem uma tonalidade cinza ou amarela, mais pronunciada ao longo da borda e no caule. Suco leitoso de amarelo a marrom.

    Torna-se verde com o tempo

  2. Lactarius paradoxus cresce no leste da América do Norte em florestas de coníferas e decíduas.

    O suco leitoso é azul, os pratos são marrons com uma tonalidade roxa ou vermelha

  3. Lactarius quieticolor, ou Gengibre não é brilhante, comestível, cresce nas florestas de coníferas da Europa.

    No intervalo, o chapéu é azul, sua superfície é laranja com um tom de índigo

Comente! Todos os tipos de leiteiros são comestíveis inteiros ou condicionalmente. Aqueles que são chamados de venenosos em alguns países são comidos em outros.

Conclusão

Blue Miller é um cogumelo comestível de aparência exótica. É difícil confundi-lo com os outros, é realmente de cor índigo. Infelizmente, os amantes russos da caça silenciosa só podem conhecê-lo melhor no exterior.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção