Contente
O flutuador amarelo-marrom é um representante bastante comum do reino dos cogumelos, muito comum. Mas o fato de pertencer à família Amanitaceae (Amanitovye), gênero Amanita (Amanita), levanta uma série de dúvidas sobre a comestibilidade. Em latim, o nome desta espécie soa Amanita fulva, e as pessoas a chamam de laranja, amarelo-marrom ou marrom flutuante.
Qual é a aparência de um flutuador amarelo-marrom
Um flutuador amarelo-marrom bastante comum e difundido é considerado seguro para os humanos, mas devido ao fato de pertencer ao gênero Amanita, até mesmo catadores de cogumelos experientes desconfiam desse cogumelo.
O próprio flutuador tem um corpo frutífero de uma tampa e uma perna bem formadas (agaricóide), um himenóforo é lamelar.
Descrição do chapéu
Um jovem cogumelo amanita marrom-amarelado tem um gorro em forma de ovo com bordas curvas, que, com seu crescimento, se endireita e torna-se plano em diâmetro de 4 a 10 cm com um tubérculo imperceptível no centro. A cor é irregular, marrom-alaranjado, mais escuro no meio até um tom marrom. A superfície é lisa, ligeiramente mucosa, os sulcos são claramente visíveis ao longo da borda.
A polpa é bastante frágil, aquosa, mais carnuda no centro da capa. No corte, a sua cor é branca, o cheiro é ligeiramente cogumelo, o sabor é adocicado.
Gymenophore com placas frequentemente localizadas não aderentes ao pedículo. A cor é branca com matizes amarelados ou cremosos. O pó dos esporos é bege, os próprios esporos são esféricos.
Descrição da perna
A perna é de forma regular, cilíndrica, bastante alta - até 15 cm. Diâmetro - 0,6-2 cm. Os anéis, como um agárico de mosca típico, não têm anéis. Mas há um Volvo grátis parecido com uma bolsa, em que manchas amarelo-acastanhadas são visíveis.
A superfície da perna é totalmente branca com tonalidade laranja, lisa, às vezes com pequenas escamas de feltro. Por dentro é oco, a estrutura é densa, mas bastante frágil.
Onde e como cresce
O flutuador amarelo-marrom cresce em todos os lugares, praticamente em todo o continente da Eurásia - dos países da Europa Ocidental ao Extremo Oriente. Também pode ser encontrado na América do Norte e até mesmo no norte da África. Na Rússia, é considerada uma espécie comum e bastante comum, especialmente na Sibéria Ocidental, Território de Primorsky, Sakhalin e Kamchatka.
Ela cresce mais em florestas de coníferas e mistas, menos freqüentemente em florestas decíduas. Prefere solos ácidos e pântanos.
O período de frutificação é longo - do início do verão a meados do outono (junho-outubro). Os corpos frutíferos crescem individualmente e em pequenos grupos.
O cogumelo é comestível ou não
O float amarelo-marrom é classificado como comestível condicionalmente, embora tenha um sabor fraco, mas agradável.Devido à fragilidade da polpa, este cogumelo não é muito popular entre os colhedores de cogumelos, uma vez que, em geral, é quase impossível trazer os corpos dos frutos para casa.
Duplas e suas diferenças
Entre as espécies semelhantes com um flutuador amarelo-marrom, o seguinte pode ser distinguido:
- flutuar amarelando, também relacionado a comestível condicionalmente, se distingue por uma cor amarelo pálido mais claro e pela ausência de manchas no Volvo;
- flutuar amarelo âmbar, também é considerado comestível condicionalmente, difere na cor da tampa sem tons marrons, bem como na tonalidade clara das bordas.
Também é importante notar que exteriormente, quase todos os carros alegóricos são semelhantes e pertencem a vários carros alegóricos condicionalmente comestíveis. Mas, especificamente, o flutuador marrom pode ser distinguido de muitos representantes do ágar-mosca venenoso pela ausência de um anel na perna.
Conclusão
O flutuador amarelo-marrom é um parente próximo dos agáricos com mosca venenosos, mas, ao contrário deles, esta espécie ainda é considerada condicionalmente comestível e segura para consumo após fervura prolongada. O sabor é pouco expresso, portanto, os corpos frutíferos ainda não representam nenhum valor gastronômico especial. Além disso, os colhedores de cogumelos não são de interesse devido à fragilidade.