Contente
Após a revisão da classificação, o cogumelo guarda-chuva feminino foi atribuído ao gênero Belochampignon da família Champignon. Conhecido em escritos científicos como Leucoagaricus nympharum ou Leucoagaricus puellaris. Anteriormente, os micologistas chamavam o cogumelo de guarda-chuva da donzela Macrolepiota puellaris, considerando-o uma subespécie do guarda-chuva corado.
Onde o cogumelo guarda-chuva da menina cresce
A espécie é comum na Eurásia, mas é extremamente rara. Especialmente no território europeu da Rússia. Mais frequentemente, representantes graciosos de uma espécie rara podem ser vistos nas florestas do noroeste da Europa, bem como no Extremo Oriente. Corpos de frutificação de pequenos cogumelos brancos são encontrados de agosto a outubro:
- em florestas de pinheiros;
- florestas onde espécies de coníferas e caducas crescem lado a lado;
- em prados férteis.
Como é o guarda-chuva de uma menina
A variedade de cogumelos brancos tem tamanhos médios:
- largura da tampa de 3,5 a 9-10 cm;
- a altura da perna raramente é superior a 15 cm, geralmente dentro de 6-11 cm;
- espessura da perna de até 9-10 mm.
O cogumelo que emergiu do solo a princípio lembra o formato de um ovo. Em seguida, o véu se rompe, o gorro cresce, torna-se em forma de sino, e depois se abre completamente, permanecendo ligeiramente convexo e com um tubérculo baixo no meio. A pele branca é coberta por escamas fibrosas claras, exceto pelo centro mais escuro da capa. A borda fina da parte superior é franjada. Em cogumelos velhos, as escamas ficam marrons.
A polpa é branca, fina e carnuda, com um leve odor de rabanete. No ponto de descolamento da perna, torna-se ligeiramente vermelho após o corte. Placas densamente espaçadas não são fixadas na tampa, elas são livremente separadas da polpa. Em corpos de frutos jovens, os pratos são brancos, com uma tonalidade rosada quase imperceptível. Quando danificados e com a idade, tornam-se castanhos. O pó do esporo é creme branco.
A base do fungo é engrossada, sem volva, um caule delgado se estreita em direção ao ápice, às vezes se curva. O caule fibroso é oco por dentro, com uma superfície lisa e esbranquiçada que fica marrom com o tempo. Os restos do véu original transformaram-se em anel largo e móvel com orla ondulada e franjada devido à placa escamosa.
É possível comer o guarda-chuva de uma menina
O cogumelo é comestível, em termos de valor nutricional, como todos os guarda-chuvas, pertencia à 4ª categoria. Mas agora, em muitas regiões, a variedade de champignon branco está incluída no número de objetos de vida selvagem protegidos.
Falsas duplas
O cogumelo guarda-chuva é feminino, mesmo de acordo com a foto e descrição, parece um guarda-chuva corado, também comestível.
É diferente:
- um chapéu mais leve;
- corpos de frutificação elegantes e de tamanho médio;
- a polpa fica ligeiramente vermelha em comparação com a dupla.
Regras de coleta e uso
Uma pequena espécie do gênero Belochampignon é rara, pois a lei prevê proteção, proibindo sua coleta. Em muitas regiões, além das gerais - na Rússia e Bielo-Rússia, o cogumelo está listado nos Livros de Dados Vermelhos locais:
- Adygea, Bashkortostan, Tuva;
- Regiões de Astrakhan, Kemerovo, Saratov, Sakhalin;
- Território Primorye e Khabarovsk.
Se a colheita for permitida, os cogumelos são fritos, fervidos e em conserva.
Conclusão
Cogumelo guarda-chuva feminino realmente surpreende com graça. A polpa é comestível, mas a espécie pertence aos objetos da natureza protegidos por lei. Portanto, a coleta não é recomendada.