Guarda-chuva de cogumelo: como distinguir de venenoso, foto e vídeo

Nome:Guarda-chuva
Um tipo: Comestível condicionalmente

Muitos catadores de cogumelos no processo de "caça silenciosa" frequentemente encontram cogumelos incomuns com um longo caule fino e uma grande tampa achatada, semelhante a um pires, nas laterais de rodovias, em bosques e nas bordas de florestas mistas. À primeira vista, eles se assemelham a um agárico mosca ou um cogumelo venenoso pálido. Na verdade, esses cogumelos são chamados de macrolepiotas ou guarda-chuvas nas pessoas comuns. Pertencem à família Champignon e podem ser consumidos crus. Mas nem todos eles são comestíveis. Fotos de cogumelos venenosos de guarda-chuvas ajudarão você a não cometer um erro ao coletar e fazer a escolha certa na floresta.

O que pode ser confundido com um guarda-chuva de cogumelo

Quase todos os cogumelos comestíveis têm homólogos venenosos ou falsos. Guarda-chuvas não são exceção. Alguns de seus representantes não são comestíveis e devem ser capazes de fazer a distinção usando os principais sinais externos.

O cogumelo guarda-chuva comestível é freqüentemente confundido com o cogumelo venenoso pálido.

Na maioria das vezes, guarda-chuvas são confundidos com cogumelos pálidos ou duplos não comestíveis. Os cogumelos venenosos podem ser muito semelhantes a eles em vários sinais externos. Ao estudar as características dessas espécies, é possível aprender a distinguir os cogumelos que se parecem com um guarda-chuva, na cor, no tamanho e no formato da tampa. E em nenhum caso colete corpos frutíferos que causem a menor dúvida:

  1. Escória de chumbo de clorofila - o gêmeo venenoso do guarda-chuva. O tamanho do gorro branco com escamas marrons pode ser de 7 a 30 cm, a perna lisa é emoldurada por um anel. A polpa clara tem sabor e odor neutros, se danificada, a cor torna-se marrom. O local cortado fica ligeiramente vermelho. Se você pressionar os pratos, eles ficarão com uma tonalidade amarela. Ao contrário dos guarda-chuvas reais, estes duplos têm uma perna branca escurecendo com o tempo e adquirindo uma cor cinza-esverdeada, às vezes oliva.

    Cogumelos guarda-chuva venenosos crescem isoladamente, raramente - "anéis de bruxa"

  2. Clorofilo marrom escuro ou marrom tem um gorro carnudo, com 10-15 cm de diâmetro, coberto com escamas marrons. A polpa do cogumelo falso guarda-chuva, se danificada, muda de cor de branco para vermelho alaranjado. A perna de um gêmeo venenoso adulto é mais curta e mais grossa do que a de um guarda-chuva real. É mais liso e apresenta crescimento semelhante ao tubérculo, atingindo até 6 cm de diâmetro, além da ausência de padrão no caule.

    Chlorophyllum marrom escuro difere de um guarda-chuva real em sua baixa estatura

  3. Cogumelo venenoso branco (agárico de mosca fedorento). O gêmeo venenoso tem uma toxicidade muito alta. A diferença entre um cogumelo guarda-chuva e um cogumelo venenoso está na superfície da tampa. No representante comestível, é recoberto por escamas formadas em decorrência de rachaduras na pele. A tampa do cogumelo branco é lisa, branca, às vezes com uma tonalidade cinza.

    Se um agárico de mosca fedorento for quebrado, sua polpa exalará um odor muito desagradável.

  4. Amanita muscaria menos como outros irmãos como um guarda-chuva, mas às vezes eles ainda estão confusos. Um agárico com mosca pode ser distinguido de um guarda-chuva por uma tampa achatada marrom coberta por escamas. A perna é branca, engrossada embaixo. A cor da polpa venenosa não muda quando quebrada e é caracterizada por gosto e cheiro desagradáveis.

    O chapéu marrom escuro da mosca pantera agaric com manchas brancas floculentas trai sua origem venenosa.

Tipos de cogumelos comestíveis

Existem vários cogumelos comestíveis que têm um sabor delicioso. Apesar da semelhança externa, eles têm uma série de diferenças:

  1. Cogumelo guarda-chuva (campo, prado). O tamanho de uma tampa escamosa mate atinge os 7 a 13 cm e, em tenra idade, apresenta uma forma arredondada, em forma de ovo. Ao crescer, abre-se, tornando-se quase plano com um tubérculo escuro convexo. A estrutura da haste cilíndrica é oca. Externamente, parece ligeiramente curvo, branco com um anel mais escuro. Fica marrom quando danificado. A altura chega a 5 a 14 cm. Cresce de meados de junho ao início de outubro em todos os países da Eurásia, Austrália e partes do norte da África e América. É especialmente popular na cozinha tradicional chinesa.

    Os pratos de cogumelos jovens são brancos, os velhos escurecem, a polpa é clara e com cheiro agradável

  2. Guarda-chuva de cogumelo corando (galinheiro, salsicha). O chapéu dos jovens representantes desta espécie tem a forma de uma bola. A superfície é coberta por escamas fibrosas, de cor bege, cinza ou marrom claro. O diâmetro atinge 7 a 22 cm. O comprimento do caule liso depende do local de crescimento e varia de 6 a 26 cm. É pintado de branco ou castanho claro, que escurece com o tempo. A forma cilíndrica diminui na parte superior. A perna é oca por dentro, pode facilmente se livrar da tampa. A polpa é branca, fibrosa ao toque, quebradiça. Quando pressionados, os pratos leves ficam vermelhos ou laranja, o que deu o nome a esse tipo de cogumelo guarda-chuva comestível. Também no corte, manchas vermelho-acastanhadas são claramente visíveis. Pode ser consumido de qualquer forma, mas é recomendável limpar primeiro a superfície do gorro de escamas duras.
    Importante! Um cogumelo de guarda-chuva ruborizado pode causar reações alérgicas, portanto, pessoas com tendência a esta doença devem ter cuidado ao usá-lo.

    O nome do guarda-chuva corado deu sua capacidade de mudar a cor branca da polpa e dos pratos para cenoura

  3. Cogumelo guarda-chuva variegado (grande altura). Uma capa de luz medindo de 15 a 38 cm, com um tubérculo liso no centro e bordas curvadas para dentro, é coberto por escamas escuras. As placas se separam facilmente, assim como a espessa perna cilíndrica, de cor marrom uniforme e atingindo altura de 10 a 35 cm, a polpa é solta e clara. Possui um aroma suave e agradável a cogumelos. Antes de cozinhar, é recomendável limpar a superfície de flocos duros. Os gourmets franceses fritam as tampas dos cogumelos guarda-chuva variegados em óleo com a adição de ervas. As desvantagens incluem o fato de que, ao fritar, esses cogumelos diminuem muito de volume.

    Na Itália, o guarda-chuva heterogêneo para o comprimento e a esbeltez das pernas era chamado de "baquetas"

  4. Guarda-chuva de cogumelo gracioso (fino)... Um cogumelo comestível em um caule fino, às vezes curvo, atingindo 10 a 15 cm de altura e 0,8-2 cm de espessura, coberto por uma capa escamosa com um tubérculo. Seu diâmetro varia de 5 a 15 cm.

    A perna clara do gracioso cogumelo guarda-chuva escurece com o tempo, na parte superior é emoldurada por uma ampla "saia"

  5. Mushroom-guarda-chuva mastoid... Na idade adulta, a tampa de luz torna-se mais escura na parte central. Coberto por escamas em forma de flocos, densamente localizadas no meio e não tocando nas bordas. De diâmetro pode atingir de 7 a 12 cm. A altura da perna oca é de 7 a 16 cm. Na parte superior há um anel franjado.

    O tubérculo na parte central da capa do cogumelo guarda-chuva da mastóide é mais pronunciado do que em outras espécies comestíveis

  6. Guarda-chuva feminino... Um cogumelo muito raro, está sob proteção. Na Rússia, ele é encontrado apenas em Sakhalin e no Território Primorsky. Diferencia-se das outras variedades pelo tamanho pequeno da tampa, que varia em diâmetro de 4 a 7 cm, e pelo cheiro de rabanete.

    O guarda-chuva da menina tem um lindo chapéu coberto com escamas que dão a impressão de babados de renda

  7. Guarda-chuva de Conrad... O cogumelo cicatrizante difere dos demais em um padrão em forma de estrela em uma pequena tampa, atingindo 3-6 cm de tamanho.Uma película sedosa cobre a parte central da superfície, expondo as bordas.

    O guarda-chuva de Conrad cresce em florestas de coníferas, decíduas e mistas, onde pode ser facilmente distinguido pelo padrão do chapéu.

Como são os guarda-chuvas envenenados

O cogumelo guarda-chuva também tem contrapartes não comestíveis, algumas das quais são até venenosas:

  1. Castanha lepiota... Uma pequena tampa com menos de 4 cm de tamanho é coberta com escamas cor de tijolo. Os pratos de um cogumelo venenoso adulto mudam de branco para amarelo. A polpa é vermelha escura, com odor repulsivo. A perna é alargada na base.

    Lepiota castanha venenosa com chapéu tigrado

  2. Lepiota crista (pente silverfish). A espécie venenosa é caracterizada por um tamanho de boné modesto, não ultrapassando 5 cm.

    Guarda-chuva de pente venenoso tem uma haste fina oca e bordas onduladas da tampa

  3. Lepiota áspero (guarda-chuva em flocos afiados). Gorro carnudo, de cor tijolo amarelada, podendo atingir 15 cm, haste longa é de cor amarelo claro. O anel de filme está coberto com escamas coloridas sujas.

    A tampa do guarda-chuva áspero é coberta com escamas escuras grandes

Para não confundir guarda-chuvas de cogumelos comestíveis com equivalentes venenosos, você deve estudar suas principais características distintivas com mais cuidado.

Como distinguir guarda-chuvas de cogumelos comestíveis de venenosos

Devido ao grande número de tipos não comestíveis de guarda-chuvas e seus equivalentes venenosos, muitos catadores de cogumelos os contornam. Se, antes de ir para a floresta, você estudar atentamente a foto e a descrição dos representantes comestíveis desta espécie, poderá fazer uma deliciosa colheita sem risco à vida e à saúde.

Para distinguir os guarda-chuvas falsos dos reais, deve-se prestar atenção à aparência do gorro, das pernas e da polpa dos cogumelos.

Como distinguir um guarda-chuva venenoso de um comestível por um chapéu

As tampas dos cogumelos jovens são fechadas e lembram uma cúpula. Conforme o corpo frutífero cresce, eles se abrem e se tornam como um guarda-chuva.

A tampa bem aberta e as placas frequentemente espaçadas na parte inferior dão aos cogumelos uma aparência ainda mais parecida com um guarda-chuva.

A tampa dos cogumelos guarda-chuva adultos pode atingir tamanhos significativos - até 35 cm de diâmetro. Esta característica distintiva os distingue significativamente do resto dos gêmeos.

A superfície deste tipo de cogumelo está seca e coberta por escamas. Com forte crescimento excessivo, a pele racha, formando uma franja translúcida.

A superfície da tampa é seca, opaca, racha durante o crescimento, ficando coberta com escamas acastanhadas

Os guarda-chuvas jovens não diferem na cor dos cogumelos adultos e têm as mesmas escamas na superfície. Mas na aparência, eles pouco se parecem com um guarda-chuva, ao contrário, um pequeno ovo em uma haste fina.

Um guarda-chuva jovem e um adulto em forma de cogumelo têm um formato diferente de chapéu.

A principal diferença entre cogumelos guarda-chuva venenosos é a cor dos pratos. Em espécimes mais jovens, pode ser branco, mas torna-se marrom escuro na idade adulta.

Importante! Ao colher cogumelos, você deve evitar guarda-chuvas com placas marrom-escuras.

A foto abaixo mostra a diferença entre o guarda-chuva e o cogumelo venenoso pálido.

Pratos de guarda-chuvas venenosos e verdadeiros têm cores diferentes

A cor dos pontos na superfície também ajudará a determinar se o cogumelo é comestível ou venenoso. No guarda-chuva, são marrons, cinza ou bege escuro. Os gêmeos são brancos, com um possível tom de verde.

Pontos brancos na tampa são um sinal da intoxicação do cogumelo

Como distinguir um guarda-chuva comestível de um venenoso pela perna

As pernas de um guarda-chuva de verdade e de um duplo venenoso também são diferentes. A espessura e o comprimento da perna correspondem às dimensões da superfície. Quanto maior for, mais densa e longa será a perna. Possui um ligeiro espessamento na base e um anel móvel na parte superior.

Os cogumelos venenosos podem ser identificados pelo crescimento tuberoso na parte inferior, semelhante a um invólucro.Nos guarda-chuvas reais, o caule é liso, ligeiramente engrossado ao nível do solo e na junção com o gorro. Acima do anel, a cor da perna é mais clara. O resto é amarelo-acastanhado, com uma cobertura escamosa.

A perna de um guarda-chuva adulto tem um anel móvel com franjas largas

Ao coletar guarda-chuvas na floresta, você deve ter cuidado com os espécimes cujas pernas são mais claras, mais lisas e sem um padrão marrom.

Ao contrário de contrapartes venenosas, a perna do guarda-chuva comestível tem um padrão variegado característico e um anel móvel

Como distinguir um guarda-chuva de um cogumelo por sua polpa

A polpa dos guarda-chuvas comestíveis é leve e com cheiro agradável. Quando pressionado, um líquido claro é liberado. Nas contrapartes venenosas, a polpa tem cheiro repulsivo e desagradável e gosto amargo. Por exemplo, Lepiota é áspera, que em aparência é muito semelhante a um guarda-chuva comestível, cheira a resina pungente. A polpa do cogumelo venenoso branco exala um cheiro forte de cloro, o que permite determinar de imediato a sua impossibilidade de comer e não ser confundido com um verdadeiro cogumelo com guarda-chuva.

O que fazer se você comesse o gêmeo venenoso do cogumelo guarda-chuva

Os gêmeos venenosos, além das características listadas, são caracterizados por tamanhos significativamente menores.

Você pode distinguir cogumelos comestíveis de guarda-chuvas e venenosos no vídeo:

Se não foi possível ter cautela, e os gêmeos venenosos dos cogumelos guarda-chuva foram envenenados, é necessário agir rapidamente e chamar uma equipe médica quando surgirem os primeiros sintomas.

A implementação das seguintes recomendações ajudará a prestar primeiros socorros à pessoa envenenada antes da chegada de uma ambulância:

  1. O carvão ativado e uma grande quantidade de água removerão os produtos do envenenamento do corpo e reduzirão o grau de intoxicação.
  2. Quaisquer eméticos e laxantes disponíveis no armário de remédios também ajudam a limpar o estômago e os intestinos. A sua utilização deve ser realizada em estrita conformidade com as instruções.
  3. Eliminação da ingestão de álcool, que acelera a absorção de substâncias tóxicas na corrente sanguínea.

Em caso de deterioração do bem-estar após a ingestão de cogumelos guarda-chuva, você deve procurar imediatamente a ajuda de um médico. As consequências da ingestão do veneno contido nos cogumelos gêmeos no corpo podem ser muito sérias, até fatais.

Dicas de catadores de cogumelos experientes

A regra principal dos colhedores de cogumelos experientes é - não tenho certeza, não pegue! É melhor trazer para casa uma pequena colheita do que expor a vida e a saúde a riscos injustificados colhendo cogumelos, em cuja comestibilidade existe a menor dúvida.

Para não cometer um erro fatal, antes de entrar na floresta, você deve estudar guias, vídeos e fotos de cogumelos guarda-chuva venenosos com uma descrição. Os novatos na caça silenciosa também devem seguir o conselho de catadores de cogumelos experientes:

  1. Você pode colocar apenas espécimes elásticos frescos na cesta, evitando cogumelos velhos, preguiçosos, secos e podres.
  2. Cogumelos frescos cheiram a champignon, e guarda-chuvas velhos que começam a se deteriorar adquirem um cheiro de peixe.
  3. Você não pode colher cogumelos com pratos escuros. Este é um sinal de um guarda-chuva danificado ou sua contraparte venenosa.
  4. Não pegue amostras muito pequenas e jovens com a tampa fechada. Eles podem ser confundidos com guarda-chuvas falsos não comestíveis.
  5. Ao coletar representantes desta espécie, você deve colocá-los separadamente dos outros cogumelos para que não se enrugem ou se esfarelem.

Espécimes suspeitos devem ser deixados intactos na floresta.

Foto de guarda-chuvas de cogumelo venenoso

A variedade de falsas duplas de cogumelos guarda-chuva é mostrada na foto:

O clorofilo venenoso é marrom escuro, carnudo e mais curto, contém toxina alucinógena

O fedorento ágar de mosca exala um odor desagradável de cloro, é caracterizado pela cor branca das pernas e gorros, cobertos por uma camada venenosa

A escória de chumbo de Chlorophyllum difere do guarda-chuva comestível com uma haste lisa com um anel fixo

Conclusão

Uma foto de cogumelos venenosos guarda-chuva o ajudará a fazer a escolha certa na floresta e colher uma safra saborosa sem arriscar sua vida e saúde.Muitos catadores de cogumelos ignoram indevidamente esses corpos frutíferos, confundindo-os com cogumelos pálidos. O guarda-chuva é o maior cogumelo da Rússia central. E, tendo aprendido a distinguir as suas espécies comestíveis das venenosas, poderá descobrir um novo objecto de caça tranquila, caracterizado por um agradável sabor a cogumelos, aroma e tamanho impressionante.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção