Contente
O guarda-chuva de Konrad é o nome de um cogumelo da família Champignon. Em latim, parece Macrolepiota konradii. A espécie forma micorriza com raízes de plantas. Os esporos germinam devido à absorção de nutrientes e compostos orgânicos das estruturas da árvore, e o fungo desempenha a função de quebrar o húmus do solo em aminoácidos. Essa coabitação é mutuamente benéfica, então as plantas se dão bem.
Onde o guarda-chuva de Konrad cresce
A área de distribuição da espécie é muito extensa. Pode ser encontrada na zona média, Transcaucásia. O fungo cresce em vários tipos de florestas, encontrados em prados abertos ou bordas de florestas. Prefere solo rico em húmus e serapilheira. Pode chamar sua atenção nos parques da cidade. Apesar da grande área de distribuição, é considerada uma espécie rara.
A frutificação começa no final do verão (em algumas áreas - do início do outono) e dura até outubro-novembro. Tudo depende da temperatura ambiente. Portanto, grupos individuais de catadores de cogumelos são encontrados em junho. Cresce individualmente e em pequenos aglomerados. Na foto está o guarda-chuva de Konrad:
Qual é a aparência do guarda-chuva de Conrad
Apenas cogumelos adultos são adequados para coleta devido ao tamanho muito pequeno dos gorros jovens. Um corpo de frutificação desenvolvido tem as seguintes características:
A tampa atinge um diâmetro de 5 cm a 12 cm. Em um guarda-chuva jovem, é ovóide, então assume uma forma semicircular e em um cogumelo adulto torna-se prostrado. Um traço característico é um tubérculo no centro. A pele é fina e acastanhada, rachando à medida que o gorro cresce. Um tipo de padrão "em forma de estrela" é formado na superfície. A polpa concentra-se no centro da capa, quase ausente nas pontas. É de cor branca, não muda de tom quando quebrado.
Perna. De altura, o comprimento chega a 10 cm. Se as condições climáticas forem favoráveis, cresce até 15 cm. O diâmetro não ultrapassa 1,5 cm. Para baixo, a perna engrossa ligeiramente, há uma formação em forma de taco na base. Em espécimes jovens, é inteiro, em adultos é oco. A casca da perna é marrom-clara, lisa, quebrando com o tempo. Há um anel na perna. Claro acima, marrom abaixo.
Pratos. A espécie de Conrad pertence à espécie lamelar. Os pratos são frequentes, largos, brancos. Facilmente destacável da tampa.
As disputas são de um creme esbranquiçado.
O sabor e o cheiro dos corpos frutíferos são agradáveis.
Você pode comer o guarda-chuva de Konrad?
O cogumelo possui excelentes características gustativas. É considerado comestível, após o cozimento lembra o sabor do champignon.
Falsas duplas
O guarda-chuva de Conrad tem espécies semelhantes comestíveis e falsas. Para se banquetear com este cogumelo em particular, você precisa se familiarizar com as características distintivas de outras espécies:
Motley.Ele cresce para um tamanho maior. Possui capa fibrosa de cor bege e escamas marrons. A perna é oca, fibrosa, com um anel. A polpa é branca, friável, pertence a cogumelos comestíveis. A época de frutificação é a mesma, mas Variegado é mais comum em solo arenoso.
Branco. Também comestível com uma tampa carnuda que muda de forma à medida que o cogumelo cresce. A perna é oca, curva, fica laranja ao ser tocada. O período de frutificação é o mesmo do guarda-chuva de Konrad.
Duplos venenosos:
Amanita muscaria tem uma saia com uma perna que desliza para baixo. O de Konrad é estático. Também na perna há um volva, que está ausente do guarda-chuva comestível.
Toadstool é pálido. Em um estágio jovem, pode ser confundido com o guarda-chuva de Konrad devido à semelhança dos chapéus. Portanto, catadores de cogumelos experientes não são aconselhados a coletar guarda-chuvas jovens. Primeiro, vai prevenir o envenenamento. Em segundo lugar, nesta fase, a tampa quase não tem polpa.
Regras de coleta e uso
Regras básicas para colhedores de cogumelos:
- Não pegue corpos frutíferos que estejam em dúvida.
- Evite locais próximos a aterros, montes de lixo, áreas industriais, ferrovias.
- Recolha os guarda-chuvas de Konrad apenas na idade adulta, deixe os jovens.
- Processe os cogumelos o mais rápido possível.
- Coma as tampas como alimento, retirando as pernas após a fervura.
Os guarda-chuvas de Konrad são classificados como cogumelos dietéticos. O sabor dos pratos deles é muito agradável. A composição nutricional é bastante diversa, os corpos de frutificação contêm uma grande lista de substâncias úteis para o corpo humano. Se você precisa fazer sopa de cogumelos, não pode jogar fora as pernas, elas dão um caldo rico. Eles são removidos após a fervura. Os pratos principais são confeccionados com chapéus ricos em proteínas. Não é recomendado o uso de guarda-chuvas para pessoas com doenças do pâncreas, intestinos, fígado. Você também deve evitar pratos com guarda-chuvas para mães que amamentam e crianças menores de 5 anos.
Os corpos de fruta são adequados para qualquer tipo de processamento - fervura, fritura, salga, decapagem, secagem.
Conclusão
O guarda-chuva de Konrad é um cogumelo muito nutritivo e delicioso. Tendo estudado as principais características da espécie, você pode coletar uma cesta inteira de guarda-chuvas nutritivos e preparar muitas refeições dietéticas.