Mucilago cortical: descrição e foto

Nome:Mucilago cortical
Nome latino:Mucilago crustacea
Um tipo: Não comestível
Sistemática:
  • Departamento: Myxomycota (Myxomycetes)
  • Espécie: Mucilago crustacea

Até recentemente, o mucilago cortical era classificado como cogumelo. Nos últimos anos, foi alocado a um grupo separado de mixomicetos (semelhantes a cogumelos) ou, simplesmente, fungos viscosos.

O mucilago da cortiça adora pousar nos ramos das árvores, que se avolumam por todos os lados com as suas leves protuberâncias de coral.

Onde o mucilago crosta cresce

Vive principalmente em países com clima quente e úmido. Aqui ele pode ser encontrado quase todo o ano. Em latitudes temperadas, é encontrada com mais frequência em florestas decíduas, do verão ao final do outono.

Ele passa por várias fases principais de seu desenvolvimento:

  • plasmódio rasteiro (vive imperceptivelmente no solo);
  • esporulação (vem à superfície na forma de corpos frutíferos);
  • murchamento temporário (seca, mas sob esta forma pode reter funções vitais por várias décadas).
Atenção! Muitas vezes pode ser visto em grandes restos de madeira, hastes de ervas, ramos, aos quais se adere de todos os lados, formando uma espessa massa branca.

Mucilago crustal é facilmente visível em grama verde densa ou musgo

Qual é a aparência do mucilago crustal?

Mucilago cortical é um organismo vegetal que se parece muito com um corpo de fruto de cogumelo. É bastante grande em tamanho, por isso é fácil identificá-lo. Além disso, ele tem uma cor branca ou clara - contra o fundo de grama verde, musgo, ele imediatamente chama a atenção. A estrutura do corpo é macia, solta, coberta por uma fina crosta na parte superior, graças à qual a planta recebeu este nome.

A semelhança externa com os cogumelos termina aí, embora tenham alguns pontos de intersecção. Por exemplo, tanto esses como outros se reproduzem por esporos, podem viver no solo ou vir à superfície.

Existem muito mais diferenças entre eles:

  • a comida é organizada de maneira completamente diferente;
  • a cobertura externa não consiste em quitina, como nos cogumelos, mas em cal;
  • o corpo frutífero não é um organismo inteiro, mas consiste em muitos plasmódios separados;
  • pode se mover a uma velocidade de 0,5-1 cm por hora.

Se os fungos absorvem matéria orgânica do solo, os mixomicetos o fazem através da membrana celular. O corpo frutífero envolve partículas de matéria orgânica (alimento) e as envolve dentro da célula em bolhas especiais. Lá ocorre o processo de decomposição e digestão.

Externamente, a crosta de mucilago lembra muito o mingau de sêmola espesso.

É possível comer cogumelo crocante mucilago

Este organismo semelhante a um cogumelo é completamente intragável. Sua função na natureza é outra do que servir de alimento para outros seres vivos. Estando no estágio de plasmódio, ele se alimenta de bactérias nocivas, limpando as camadas superiores do solo delas. Assim, ele fornece um serviço inestimável a toda a natureza viva e aos humanos, incluindo a cura e a limpeza do ambiente externo.

Conclusão

O mucilago cortical é bastante comum em nossas florestas. Mas é absolutamente inútil para os humanos como fonte de nutrição. Portanto, o melhor é deixar o cogumelo em seu lugar - assim ele trará o máximo benefício, curando a microflora do solo e do meio ambiente.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção