Cogumelo do leite de cânfora (leite de cânfora): foto e descrição, como distinguir do vermelho

Nome:Leite de cânfora
Nome latino:Lactarius camphoratus
Um tipo: Comestível
Sinônimos:Cânfora de Miller
Características:
  • Info: com suco de leite
  • Grupo: lamelar
  • Placas: fracamente descendente
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Incertae sedis (indefinido)
  • Pedido: Russulales
  • Família: Russulaceae (Russula)
  • Gênero: Lactarius (Miller)
  • Espécie: Lactarius camphoratus

Cânfora lactus (Lactarius camphoratus), também chamada de cânfora lactarius, é um representante proeminente dos cogumelos lamelares, da família Russulaceae e do gênero Lactarius.

Descrição do peso da cânfora

De acordo com inúmeras fotos e descrições, o cogumelo cânfora pode ser imaginado como um pequeno cogumelo castanho com uma tonalidade avermelhada, bastante frágil. Na aparência, é semelhante à rubéola e aos cogumelos do leite marrom-avermelhados, mas menos comum em contraste com eles.

Descrição do chapéu

Em uma massa jovem de cânfora, a capa é convexa; à medida que cresce, torna-se plana ou convexa, com diâmetro de 2 a 6 cm. Freqüentemente, está no meio de um funil, ligeiramente deprimido, um pequeno tubérculo pode também estar presente. Bordas nervuradas, inclinadas. A superfície da tampa é uniforme, mate, a sua cor pode ir do vermelho escuro ao castanho avermelhado.

Camada lamelar de tonalidade avermelhada escura, as próprias placas são largas, aderentes ou descendentes, frequentemente localizadas. Manchas escuras podem ser vistas em muitos espécimes.

No corte, a polpa é avermelhada, friável, com odor desagradável, lembrando cânfora. Quando danificado, o cogumelo secreta uma seiva branca leitosa, que não muda de cor no ar.

Esporo em pó, creme ou branco com uma coloração amarela. Os próprios esporos ao microscópio têm uma forma arredondada com uma superfície verrucosa. O tamanho é médio.

Descrição da perna

A perna da cânfora é de forma cilíndrica, pode afunilar em direção à base, não é alta, cresce apenas 3-5 cm, a espessura varia de 0,5-1 cm. A estrutura é solta, bastante densa, há uma cavidade dentro. Sua superfície é lisa, aveludada sob a tampa e lisa próximo à base. A cor é idêntica à do gorro, pode ser alguns tons mais claro, a perna escurece com o tempo.

Onde e como cresce

Os cogumelos cânfora podem ser encontrados em florestas de coníferas e mistas, com menos frequência, localizadas na zona temperada da Eurásia e da América do Norte. Na Rússia, ela cresce principalmente na parte europeia e muitas vezes pode ser encontrada nas florestas do Extremo Oriente.

Eles preferem solos soltos e ácidos, muitas vezes crescendo perto de árvores podres caídas e em solo musgoso. Eles formam micorrizas com várias espécies de coníferas, às vezes com alguns tipos de árvores decíduas.

Frutificação do meio do verão ao início do outono (julho ao final de setembro). Geralmente cresce em grandes grupos, raramente em pares ou individualmente.

Duplas e suas diferenças

O cogumelo da cânfora tem poucas contrapartes, pois seu cheiro é bastante desagradável e é difícil de confundir com outras espécies. Mas ainda existem cogumelos que têm uma aparência semelhante:

  • amargo - refere-se a comestível condicionalmente, em tamanho excede o lactário duas vezes, também a diferença é a ausência de um odor desagradável;
  • leitoso marrom-amarelo - não é comestível, caracterizado pela ausência de odor desagradável, cor vermelho-laranja irregular, mudando quando seco com suco leitoso e camada lamelar de cor creme;
  • rubéola - outro tipo de cogumelo comestível condicionalmente, que tem um cheiro e cor ligeiramente semelhantes, mas ao mesmo tempo difere em uma camada lamelar mais escura com uma leve tonalidade roxa;
  • amante de leite (cogumelo de leite castanho-avermelhado) - é um cogumelo comestível que pode ser comido mesmo cru, de tamanho maior e secretando suco leitoso mais abundantemente quando danificado.

Como distinguir cânfora de vermelho e rubéola

Não é difícil distinguir o leite de cânfora de outros semelhantes, pois tem um odor desagradável. Mas é importante notar que a intensidade do aroma enfraquece com a idade, mudando o de coco, por isso pode ser facilmente confundido com rubéola ou cogumelo de leite vermelho.

Você pode distinguir esta espécie do cogumelo do leite castanho-avermelhado e da rubéola por sua cor. Na cânfora lactária, a tonalidade do gorro e das patas é mais escura, enquanto a camada lamelar tem uma cor mais próxima do marrom (ruivo), enquanto na rubéola a camada lamelar é esbranquiçada com tom creme claro.

No corte, a cor da polpa é mais vermelha na cânfora lactária, enquanto após o dano torna-se mais escura. E se você pressionar a superfície da tampa, uma mancha marrom escura com uma tonalidade marrom dourada aparecerá.

Outra diferença é o suco leitoso, que muda de cor no ar (torna-se translúcido na rubéola, e no vermelho adquire tonalidade marrom).

O cogumelo é comestível ou não

O cogumelo cânfora pertence à categoria comestível, mas devido ao seu odor característico, é considerado de má qualidade. O sabor é adocicado, mais próximo do insípido. Não tem nenhum valor nutricional especial, uma vez que requer uma longa fervura preliminar.

Importante! A cânfora de Miller acumula uma grande quantidade de toxinas com a idade, por isso é melhor coletar espécimes jovens para consumo.

Como cozinhar leite de cânfora

Os cogumelos de cânfora jovens são adequados para salgar e temperar.

Como os corpos frutíferos possuem muito suco leitoso, os cogumelos devem ser embebidos por pelo menos três dias antes da salga, trocando-se a água periodicamente. Só depois disso eles começam a salgar. Os próprios cogumelos de leite são dispostos em camadas em um recipiente fundo, polvilhando cada camada com bastante sal (você pode adicionar especiarias e ervas). Em seguida, coloque na prensa e salgue por um mês. Após este período, os cogumelos são transferidos para potes e enviados para a adega por mais um mês, após o qual podem ser consumidos.

Para preparar o tempero, o leite de cânfora também é pré-embebido e depois seco naturalmente. Depois que os cogumelos secos são transformados em pó.

Conclusão

O leite de cânfora é uma espécie de representante do gênero Millechnik, pois é comestível, mas ao mesmo tempo, se preparado de maneira inadequada, pode causar intoxicações. Além disso, devido ao cheiro incomum de farmácia, muitos catadores de cogumelos negligenciam completamente a coleta desta espécie.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção