Contente
O cogumelo de zona aquosa é um cogumelo lamelar comestível. Faz parte da família russula, gênero Mlechnik. Em diferentes regiões, o cogumelo tem seus próprios nomes: podivnitsa, chumbada, lábio, cogumelo do leite com zoneamento de água.
Os micologistas chamam a espécie de Lactarius aquizonatus.
Descrição do peso da zona aquosa
Embora os cogumelos se escondam na grama e sob as folhas, um chapéu proeminente revela sua localização. Características distintivas permitirão que você determine a variedade do representante do reino do cogumelo.
Descrição do chapéu
Nos cogumelos velhos, a tampa é bastante grande - 8-20 cm. Nos cogumelos jovens, a tampa é redonda, compacta, as bordas são esgalgadas. Em seguida, plano, com uma depressão rasa em direção ao centro. Em espécimes mais antigos, as bordas são curvas para cima. A pele é ligeiramente viscosa. A bainha é desgrenhada, com franjas. Se estiver seco, os espécimes antigos não apresentam arestas. A parte superior é branca ou com uma tonalidade amarelo-ocre no centro e na bainha. O amarelecimento aparece devido às bordas desgrenhadas, que ficam amarelas e escurecem ligeiramente com o tempo. A espécie deve seu nome aos círculos vagamente perceptíveis na tampa - as zonas onde o líquido se acumula.
Placas de fundo largas e esbranquiçadas cremosas são fixadas ao caule. A carne branca é firme e firme. A cor da polpa não se altera na pausa, exala um agradável aroma a cogumelos com algumas notas frutadas. Um suco leitoso é liberado, acre, amarelando no ar.
Descrição da perna
A perna do cogumelo da zona aquosa é baixa, de 2 a 8 cm, estende-se em musgos.
Outras características:
- espessura 0,5-4 cm;
- forte, cilíndrico, uniforme;
- polpa inteira em espécimes jovens;
- oco com a idade;
- manchas amareladas deprimidas em uma superfície branca clara.
Onde e como cresce
As espécies da zona aquosa crescem sob espécies decíduas e em florestas mistas - em florestas úmidas de bétula, florestas de álamos, amieiro ou salgueiro, em bosques com solo úmido. Os locais favoritos dos experientes colhedores de cogumelos que coletam cogumelos de leite de zona aquosa são áreas entre florestas de pinheiros e florestas pantanosas de bétula nas regiões do norte da zona temperada da Rússia, na região de Moscou, florestas bielorrussas, na região do Volga, nos Urais e na Sibéria. Eles crescem em grupos, de 3-10 peças. Às vezes, os cogumelos são muito difíceis de encontrar: eles estão completamente escondidos sob a cama do ano anterior. Os cogumelos do leite da zona aquosa são colhidos de julho ao final de setembro.
O cogumelo é comestível ou não
Os representantes da zona aquosa são condicionalmente comestíveis. Eles pertencem à quarta categoria nutricional. Os amantes dos cogumelos de leite apreciam o seu sabor salgado pelo seu bom gosto.
Como cozinhar cogumelos aguados
Os cogumelos recheados com líquido só devem ser salgados. Regras de aquisição:
- os corpos dos frutos são embebidos ou fervidos para que o suco amargo desapareça;
- embebido por 12-24 horas, às vezes é recomendado até 3-7 dias;
- mude a água diariamente;
- que gostam de um sabor amargo especial, os cogumelos não ficam de molho por mais de um dia.
Os cogumelos de leite jovens são em conserva.
Duplas e suas diferenças
Para colhedores de cogumelos inexperientes, o cogumelo da zona aquosa é semelhante às seguintes espécies:
- com uma onda branca;
- carga branca;
- violino;
- carregamos o presente.
A espécie não tem contrapartes venenosas.
Característica da espécie em consideração:
- áreas na cabeça;
- borda da franja molhada;
- manchas deprimidas na perna.
Diferenças de gêmeos:
- a onda é menor, o suco leitoso é amargo;
- a carga não tem suco no corte;
- o violino é maior, com superfície de feltro da tampa e suco leitoso branco;
- um cogumelo verdadeiro não tem pubescência ou é pequeno.
Conclusão
O cogumelo do leite de zona aquosa é altamente valorizado como matéria-prima para decapagem. A espécie se desenvolve em noites quentes e de nevoeiro, mas não gosta particularmente de tempo chuvoso. As tampas cobertas por folhagem em decomposição apodrecem devido ao excesso de umidade.