Contente
O cogumelo da ostra do outono, também chamado de tardio, pertence aos cogumelos lamelares da família Mycene e do gênero Panelus (Khlebtsovye). Seus outros nomes:
- pão tardio;
- porco salgueiro;
- cogumelo ostra amieiro e verde.
Aparece no final do outono, quando outros tipos de cogumelos comestíveis não dão mais frutos.
Onde crescem cogumelos ostra de outono
O cogumelo da ostra do outono é encontrado nas latitudes norte e temperadas da Rússia, na China, no Cáucaso, na Europa Ocidental e Oriental, na Ucrânia, no Alasca, no Canadá e nos Estados Unidos. Seu habitat é extremamente amplo.
Assenta em madeira caducifólia: amieiro, choupo, bétula, bordo, tília, olmo. Muito raro em coníferas. Prefere troncos mortos e em pé, nos quais cresce em grandes grupos. Encontrado em árvores vivas e tocos. Pode crescer em companhia próxima, formando crescimentos semelhantes a cascalho, ou em comunidades separadas espalhadas por todo o tronco de 2-3 espécimes.
O cogumelo da ostra do outono aparece em setembro. Os micélios começam a frutificar ativamente em outubro-dezembro, pois uma temperatura diária de +5 graus é suficiente para o crescimento desta espécie. Mesmo os corpos de fruta ligeiramente congelados são bastante comestíveis. Eles podem ser colhidos durante todo o inverno, com muitos sobrevivendo até fevereiro e março.
Como são os cogumelos ostra de outono
O cogumelo ostra do outono tem um corpo frutífero em forma de orelha, muitas vezes pode parecer um suculento apetitoso com bordas onduladas dobradas ou uma pétala. Ela cresce em um lado do substrato. Em espécimes jovens, as bordas lisas são claramente dobradas para dentro e são do tipo semicônico. O cogumelo então se espalha, tomando uma forma espalhada, geralmente com uma borda irregular, para baixo ou quebrada.
O chapéu é fosco, carnudo, aveludado. Em contato com a umidade - brilhante, viscoso. A cor pode variar de bege-marrom a verde-oliva, cinza-esverdeado e preto pontilhado com verde. A cor é irregular, a parte central é mais clara, quase cremosa ou amarelada, alternam-se áreas concêntricas escuras e claras desfocadas. A largura do fungo do substrato é de 1,5 a 8 cm, o comprimento varia de 2,5 a 15 cm.
A polpa é densa ou frouxa-farinácea, branco-creme, amarelada. É capaz de absorver água ativamente, por isso torna-se pesado e aguado na chuva. Em corpos de fruta muito maduros, a consistência se assemelha a borracha densa.
As placas crescem até o caule, descendo. Eles são frequentemente localizados, finos, de vários comprimentos. Os cogumelos jovens são brancos pálidos ou prateados, mudando de cor para tons acinzentados, amarelados sujos e marrons cremosos. Eles podem assumir tons de ocre e amarelo brilhante. Pó de esporo de branco a lilás.
O cogumelo ostra de outono tem uma perna curta e fortemente curvada, alargando-se significativamente em direção à tampa. Ele está localizado excentricamente, do lado da árvore portadora. Denso, carnudo, sem vazios. A superfície é lisa, ligeiramente pubescente, com pequenas escamas. Pode atingir 3-4 cm de comprimento e 0,5-3 cm de espessura. A cor é irregular, visivelmente mais escura na tampa. As cores são variadas: café com leite, castanho, amarelo claro, âmbar azeitona ou castanho amarelado. Em algumas amostras, pode ser leve.
É possível comer cogumelos ostra de outono
O cogumelo da ostra do outono é classificado como cogumelo comestível condicionalmente, não deve ser consumido sem tratamento térmico. A polpa dos espécimes jovens é tenra, com agradável aroma herbáceo fresco e sabor ligeiramente amargo. Em espécimes maduros, a pele se assemelha a um pântano viscoso e a polpa é dura; depois da geada, é nitidamente amarga.
Falsas duplas
Os cogumelos ostra do outono são difíceis de confundir com outros cogumelos. Ela aparece em um momento em que outros representantes de sua espécie já estão se mudando, e os fungos tinder têm uma aparência específica. O único gêmeo falso venenoso cresce na Austrália.
Cogumelo-ostra (ostra). Comestível. Apresenta uma cor acinzentada acastanhada, frequentemente com tonalidade roxa, polpa inodora.
Cogumelo-ostra com bainha. Não comestível. Difere em um aroma pronunciado de batata crua e na presença de uma colcha fina em pratos largos.
Cogumelo-ostra laranja. Não comestível, não tóxico. Tem uma superfície pubescente amarelo-avermelhada e um odor pútrido a frutas.
Folha de serra de lobo. Não comestível, não contém substâncias tóxicas. Difere em rica polpa amarga e cheiro pútrido de repolho.
Regras de coleta
Colete espécimes jovens, não crescidos demais, em clima seco. Separe os cogumelos ostra de outono do substrato com uma faca afiada, sacuda a cama e corte a parte próxima do caule da perna. Coloque os cogumelos encontrados em uma cesta em fileiras regulares com os pratos voltados para cima para não enrugar durante o transporte.
Como cozinhar cogumelos ostra de outono
Como o cogumelo da ostra do outono é um cogumelo comestível condicionalmente, ele pode ser comido após o pré-tratamento. Os cogumelos devem ser cozinhados imediatamente após a colheita, não conservam por muito tempo nem mesmo no frigorífico. Atravesse, limpe os detritos da floresta, corte os locais secos ou escurecidos. Despeje sobre água com sal, leve para ferver e cozinhe em fogo baixo por 15-20 minutos. Certifique-se de escorrer o caldo. Lave os cogumelos com água corrente. Depois, você pode congelá-los para o inverno ou preparar refeições deliciosas.
Os métodos de preparação de cogumelos ostra de outono podem ser diferentes: cozinhar sopas de cogumelos frescos ou secos, fritar e salgar.
Cogumelo-ostra frito com creme de leite
Uma refeição simples e saudável com ingredientes acessíveis.
Produtos necessários:
- cogumelos cozidos - 1 kg;
- creme de leite - 150 ml;
- cebolas - 150 g;
- alho - 2-3 dentes;
- óleo ou banha para fritar;
- Sal e pimenta a gosto.
Método de cozimento:
- Lave os legumes, descasque. Pique a cebola em rodelas, pique finamente ou amasse o alho.
- Coloque os cogumelos ostra de outono em uma frigideira quente com óleo, frite até que o líquido evapore. Adicione a cebola.
- Tempere com sal, pimenta, creme de leite e alho. Cozinhe em fogo baixo, coberto por 20-30 minutos.
Desligue o fogo e deixe descansar por 10-20 minutos. Polvilhe com ervas a gosto.
Cogumelo-ostra de outono frito na massa
Cogumelos crocantes apetitosos na massa são bons tanto para a mesa do dia quanto para as férias.
Produtos necessários:
- gorros de cogumelo ostra de outono - 1,2 kg;
- farinha de trigo - 75 g;
- ovo - 3 peças;
- óleo vegetal ou ghee para fritar - se necessário;
- sal - 15 g;
- temperos a gosto.
Método de cozimento:
- Salpique os chapéus, polvilhe com especiarias.
- Prepare a massa: misture os ovos, o sal e a farinha até obter uma consistência lisa e cremosa.
- Aqueça a panela. Mergulhe cada chapéu na massa e frite dos dois lados até dourar. O óleo ou a gordura devem cobrir o fundo da panela pelo menos 5 a 8 mm para que os alimentos cozinhem corretamente.
Coloque os cogumelos ostra prontos na massa em um guardanapo para remover o excesso de gordura. Você pode servir com qualquer molho a gosto, com creme de leite, ervas.
Cogumelo ostra salgado
Uma das receitas mais populares para a colheita de cogumelos para o inverno.
Produtos necessários:
- cogumelos cozidos - 2,5 kg;
- água - 2 l;
- sal cinza grosso - 90 g;
- cebolas - 170 g;
- alho - 1 cabeça;
- folhas de cereja ou groselha - 15 unid .;
- folhas de raiz-forte - 15 unid. (ou raiz seca - 2 colheres de sopa. l.);
- pimentas - 20 pcs .;
- talos de endro com guarda-chuvas - 8 unid. (ou sementes - 20 g);
- folha de louro - 5 unid.
Método de cozimento:
- Corte os cogumelos grandes em pedaços médios. Descasque e enxágue os legumes, separe as verduras e as folhas, corte os galhos pretos ou os locais secos, lave.
- Coloque os cogumelos em água fervente, adicione sal, cozinhe por 20 minutos.
- Coloque as folhas, o endro em potes esterilizados no fundo. Espalhe os cogumelos com força para que não fiquem bolhas de ar.
- Adicione especiarias, alho, cubra com folha de louro e raiz-forte por cima, adicione o caldo de salmoura para cobrir completamente o conteúdo.
- Sele bem com tampas. Depois de uma semana, os cogumelos estão prontos.
A preservação deve ser armazenada em local fresco e escuro.
Conclusão
O cogumelo da ostra do outono é comum em toda a Rússia e no hemisfério norte. Ele cresce nos troncos e galhos grossos de árvores mortas, transformando-os em húmus nutritivo. Ele se instala principalmente em árvores decíduas. Aparece no início do outono e frutifica até dezembro, e nas regiões meridionais até a primavera. Os espécimes jovens são adequados para uso culinário após a pré-fervura. Os pratos destes corpos frutíferos não devem ser dados a crianças com menos de 6 anos de idade. Pessoas com problemas gastrointestinais precisam ingeri-los com cautela.