Folha de serra escamosa (cogumelo adormecido): foto e descrição

Nome:Folha de serra escamosa
Nome latino:Neolentinus lepideus
Um tipo: Comestível condicionalmente
Sinônimos:Cogumelo adormecido, Lentinus lepideus
Características:
  • Grupo: lamelar
  • Registros: decrescente
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Incertae sedis (indefinido)
  • Pedido: Polyporales
  • Família: Polyporaceae
  • Gênero: Neolentinus (Neolentinus)
  • Espécie: Neolentinus lepideus

A serra escamosa, ou cogumelo adormecido, pertence às espécies comestíveis condicionalmente da família Polyporovye. Cresce em pequenas famílias em tocos de árvores coníferas. Por ter contrapartes falsas, você precisa se familiarizar com a descrição externa, ver fotos e vídeos.

Qual é a aparência da folha de serra escamosa?

Durante uma caçada tranquila, muitos catadores de cogumelos passam por esta espécie, sem saber que ela pode ser comida e que tem propriedades benéficas. Para reconhecer a folha escamosa, você precisa conhecer as características externas.

Descrição do chapéu

O topo da folha escamosa é arredondado-convexo, endireita-se gradualmente com a idade, deixando uma pequena depressão no centro. A superfície é coberta por uma pele esbranquiçada ou marrom acinzentada, que racha com o tempo seco. Um gorro com um diâmetro de 10 cm e mais tem numerosas escamas marrom-acastanhadas. A camada inferior é formada por placas amarelas finas e sujas. A reprodução ocorre por esporos microscópicos, localizados em um pó esbranquiçado.

Descrição da perna

A perna cilíndrica atinge um comprimento de 6 cm. Mais perto do solo, ela se estreita e torna-se cônica-alongada. A superfície é coberta por uma pele esbranquiçada com escamas vermelhas ou castanhas claras. Em espécimes jovens, a polpa é macia, firme, com sabor e cheiro agradáveis ​​de cogumelo. Com a idade, torna-se difícil, por isso cogumelos velhos não são usados ​​como comida.

Onde e como cresce

O pé de serra escamoso prefere crescer em tocos, madeira de coníferas caídas e em decomposição. Também pode ser visto em estruturas de madeira, como travessas e postes telegráficos. Para preservar as estruturas de madeira, os ferroviários tratam as peças com anti-sépticos. Mas esse representante não é prejudicado pelas drogas e continua crescendo e se desenvolvendo no mesmo lugar. Graças a isso, a folha escamosa tem um segundo nome, cogumelo adormecido. A frutificação ocorre durante todo o período quente, mas o pico ocorre em meados do verão.

O cogumelo é comestível ou não

O cogumelo é condicionalmente comestível, mas devido ao local de crescimento, não possui muitos leques. A partir da safra colhida, você pode preparar pratos fritos, cozidos ou enlatados.

Importante! Como o corpo frutífero absorve rapidamente substâncias nocivas, a coleta deve ser realizada longe de rodovias e ferrovias.

Devido às propriedades úteis e medicinais, este representante do reino da floresta ganhou popularidade entre os colhedores de cogumelos do Oriente. Na forma seca, a serra escamosa tem propriedades antitumorais. Ao utilizar esse representante do reino da floresta em pratos fritos e cozidos, o corpo recebe uma grande quantidade de nutrientes que combatem as doenças infecciosas.

Duplas e suas diferenças

A serragem escamosa tem uma aparência característica, por isso é muito difícil confundi-la com outras espécies. Mas este representante tem homólogos relacionados:

  1. Cálice - um habitante da floresta não comestível.Cresce em madeira decídua em decomposição e abatida. Pode ser reconhecido pela sua capa em forma de funil de cor avermelhada esbranquiçada. Com a idade, a superfície desbota e se torna branca pura. A perna é grossa e curta, totalmente coberta por placas. A polpa é firme e firme, com agradável aroma frutado.
  2. Tigre - pertence ao 4º grupo de comestibilidade. Apenas espécimes jovens são comidos. Carne densa de cor branca como a neve, com danos mecânicos torna-se vermelha. Pode ser encontrado em coníferas abatidas desde o início do verão até meados de setembro.

Conclusão

O pé de serra escamoso é um cogumelo comestível condicionalmente que cresce em madeira podre derrubada. Comem-se espécimes jovens coletados em local ecologicamente limpo. A frutificação dura todo o período quente, mas julho é considerado o mês mais frutífero. Como esta espécie tem primos não comestíveis, você precisa estudar cuidadosamente a descrição externa e olhar para a foto antes de uma caçada tranquila.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção