Contente
O pé de serra de cálice é um cogumelo comestível condicionalmente da família Polyporov. Raramente é encontrado em troncos decíduos apodrecidos ou existe como parasita, afetando a árvore com podridão branca. Para não cometer erros na hora de coletar e não recrutar falsos irmãos, você deve estudar cuidadosamente a descrição, fotos e vídeos.
Qual é a aparência do copo de serra
O pé de serra de taça é um cogumelo pouco conhecido, por isso tem poucos ventiladores. Mas como tem bom sabor e aroma a cogumelos, é necessário saber distingui-los pelas suas características externas.
Descrição do chapéu
Em espécimes jovens, a tampa é hemisférica, à medida que cresce, ela se endireita e se torna em forma de funil, as bordas são nervuradas e frágeis. A superfície, de até 25 cm de diâmetro, seca, pintada de cor vermelho-acinzentada. Com a idade, a pele fica descolorida, deixando uma mancha escura no centro.
A camada inferior é formada por estreitas placas serrilhadas que descem ao longo da haste. A cor das placas muda com o tempo, inicialmente esbranquiçadas, depois café, e na velhice tornam-se marrom-escuras. A reprodução ocorre por esporos hemisféricos, que são coletados em um pó branco como a neve. A polpa é densa, elástica, exala aroma frutado.
Descrição da perna
Perna grossa e carnuda, estreitando-se em direção à base, cresce até 6 cm, polpa dura, superfície leve e cremosa coberta com placas.
Onde e como cresce
Este morador da floresta prefere madeira decídua em decomposição. A mesma espécie pode crescer em uma árvore viva, causando podridão branca. Um fungo raro, adora um clima quente. A frutificação ocorre de junho a setembro. Como a polpa tem sabor e cheiro agradáveis, os roedores se apaixonaram por ela, de modo que o cogumelo raramente sobrevive até a velhice.
O cogumelo é comestível ou não
O pé de serra de taça pertence ao 4º grupo de comestibilidade, mas por causa da polpa dura, apenas espécimes jovens são usados para alimentação. Antes de cozinhar, a safra colhida é separada, limpa de substrato lenhoso e decíduo e fervida por meia hora. Os cogumelos preparados podem ser fritos, cozidos ou usados como recheio de tartes.
Duplas e suas diferenças
O pé de serra do cálice, como qualquer habitante da floresta, tem gêmeos:
- Tigre - espécies comestíveis condicionalmente. Cresce em árvores decíduas podres de junho a setembro. Pode ser reconhecido pela capa em forma de funil de cor cinza sujo com numerosas escamas marrons e por um caule denso esbranquiçado. A polpa é densa, perfumada, com danos mecânicos torna-se vermelha.
- Escamoso - um espécime comestível crescendo nos tocos de árvores coníferas. Cresce em famílias pequenas de junho a setembro.Uma vez que a espécie tem um corpo de frutificação duro, apenas os espécimes jovens são adequados para cozinhar.
Conclusão
Cálice sawfoot é um representante condicionalmente comestível do reino dos cogumelos. Prefere madeira em decomposição, começa a frutificar de junho a setembro. Na culinária, usam-se tampas de cogumelos jovens, portanto, para não cometer erros durante a colheita de cogumelos, é necessário estudar cuidadosamente a descrição desse tipo.