Contente
Exidia glandular é o cogumelo mais incomum. Era chamado de "óleo de bruxas". Um raro colhedor de cogumelos prestará atenção nele. O cogumelo é semelhante à marmelada negra. Cresce em galhos de árvores caídas. É considerado um suplemento alimentar biologicamente ativo.
Qual é a aparência do exidium glandular?
A descrição da exsídia glandular deve começar com o corpo frutífero. É baixo, podendo atingir a altura de 1 a 2 cm, por fora é preto. Dentro há uma substância gelatinosa transparente ou marrom-oliva. O cogumelo jovem tem a forma de lágrima. Tendo crescido, adquire um corpo frutífero semelhante à estrutura do cérebro humano: tuberoso e em forma de orelha.
Quando seca, a cor fica opaca. O corpo endurece para formar uma crosta densa. Com o aumento da umidade, ele retorna ao seu estado original. Por consistência - densidade mole, semelhante à gelatina inchada ou marmelada. As plantas adultas formam uma colônia contínua, crescendo juntas em um único todo. Inodoro. O sabor é fraco. Outras características estruturais:
- Os frutos do cogumelo são brancos, curvos, de forma cilíndrica. Disputas são produzidas durante todo o ano (no inverno - durante o aquecimento).
- A hifa (teia de cogumelo) é ramificada e equipada com fivelas.
- Os órgãos reprodutivos (basídios) têm a forma de uma bola ou ovo e formam 4 esporos cada.
Comestibilidade de exídia glandular
Exidia glandularis pertence a uma variedade de cogumelos não comestíveis. Não é considerado venenoso. Quem já experimentou afirma que esta espécie tem uma consistência glandular característica, não tem sabor pronunciado.
Onde e como cresce
Podem ser encontrados nos troncos e ramos de bétulas, carvalhos e álamos abatidos. A área de distribuição da exsídia ferruginosa é toda a faixa de mata média da Eurásia. Ela cresce até a casca, mas é bom cortá-la com uma faca. Ela cresce tanto como exemplares únicos quanto em grandes colônias, cobrindo todas as árvores hospedeiras em decomposição. O outono profundo ou início da primavera é a época para o aparecimento do fungo.
Duplas e suas diferenças
Muito semelhantes a este cogumelo são:
- Exidia truncada (Exidia truncata). Possui uma tampa preta plana bem definida, que é fixada lateralmente ao substrato. Não é usado para comida.
- Enegrecimento de Exidia (Exidia nigricans). Sua superfície é mais enrugada do que glandular. Aparece na segunda metade da primavera nas coníferas. Não comestível.
- Abeto de Exidia (Exidia pithya). O corpo da frutificação é mais fino, como um travesseiro. Termina com uma crista ondulada ondulada. Não é considerado um produto alimentar. Cresce em árvores coníferas.
Conclusão
Exidia glandularis é considerado um cogumelo não comestível. Todas as variedades desta espécie não são utilizadas para consumo humano, pois não possuem valor nutritivo e, se utilizadas de forma incorreta, podem causar danos ao organismo.