Contente
Ryadovka Gulden é um dos muitos representantes da família de cogumelos Ryadovkov. Foi descrito pela primeira vez em 2009 e classificado como comestível condicionalmente. Não se distingue por sinais externos brilhantes e propriedades de alto sabor. Os corpos frutíferos desta linha foram encontrados no norte da Europa nas florestas onde os abetos crescem.
Como é Row Gulden?
Na natureza, existem mais de 100 variedades de cogumelos pertencentes à linha. Destas, cerca de 45 espécies crescem na Rússia, incluindo subespécies especialmente valiosas, mas Gulden não é uma delas. Na literatura, o nome desse cogumelo também é usado - Tricholoma guldeniae.
Em uma das primeiras descrições, os pesquisadores notaram que esse cogumelo é raro e só cresce nas florestas do norte da Europa.
Externamente, a fileira de Guilder não parece atraente. Devido às flores branco-acinzentadas na coloração do corpo do fruto, que são inerentes a muitos outros Ryadovkovs, e à falta de traços característicos brilhantes, esta espécie não é fácil de identificar.
Morfologicamente, o fungo pertence ao grupo distinto ryadovka (Tricholoma sejunctum). Esta é uma variedade do norte do ryadovka amarelo sujo (Tricholoma luridum), que é encontrada apenas em solos calcários, em florestas montanhosas mistas do centro e do sul da Europa, onde abetos, abetos e faias estão presentes.
Linha amarela suja:
Características do aparecimento de Tricholoma Guilder:
- Chapéu. O diâmetro médio da tampa é de 4 a 8 cm. Às vezes, você pode encontrar espécimes maiores de até 10 cm de diâmetro. Em alta umidade, a superfície é coberta por uma película pegajosa e pode ser pintada em diferentes tons de paleta de cinza: do escuro ao verde oliva. A cor não é sólida, mas texturizada. Através das fibras coloridas orientadas de cima para baixo, surge um fundo claro com subtom oliva, amarelado ou verde claro. Os corpos dos frutos jovens têm uma tampa cônica em forma de sino com bordas curvas. Com a idade, torna-se prostrado, com um tubérculo no topo. Suas bordas em um corpo de frutificação maduro são uniformes ou ligeiramente curvadas para cima.
- Polpa. Esta espécie é caracterizada por carne solta e solta. É claro, com tonalidades de verde acinzentado ou amarelado. Nos locais de dano adquire uma coloração cinza escuro. Seu cheiro e sabor não são expressos claramente, eles emitem notas farinhentas.
- Pratos. A cor das placas é uniforme, amarelo fosco ou verde esbranquiçado. Eles são largos, aderentes, raramente localizados. Cada um deles pode ter um entalhe ou entalhe na borda. Com a idade, em tempo seco, as placas ao longo da borda da tampa secam. O amarelecimento em sua cor aumenta, aparecem tons de cinza. Locais de dano às placas podem ter bordas cinzentas. No tempo frio, o acinzentado é menos pronunciado.
Atenção! Tons acinzentados na cor das placas de espécimes maduros são um sinal pouco informativo.Eles não aparecem todos os anos e nem em todas as populações de Row Gulden. - Perna. O formato da perna não está correto. Tem uma ligeira conicidade, afinando em direção à base. Existem jovens representantes em que a perna pode apresentar um espessamento no terço inferior. Sua faixa de tamanho varia amplamente: comprimento - 4 - 10 cm, diâmetro - 0,8 - 1,5 cm. Em espécimes que crescem em grama alta e densa, a perna é mais longa. Representantes da mesma população podem ter pernas com superfícies lisas e escamosas pronunciadas. A cor das escamas pode variar de cinza claro a cinza sujo.
- Disputas. O pó de esporos deste tipo de ryadovka é branco. Os esporos de superfície lisa têm forma não homogênea: são esféricos e elípticos.
Linha separada:
Onde o cogumelo ryadovka Gulden cresce?
A temporada de remo Gulden começa em meados de setembro e vai até o início de novembro. Eles preferem solos argilosos e calcários. A variedade é encontrada em florestas mistas e coníferas com predomínio de abetos. Ocasionalmente, é encontrado em plantações florestais, onde também há bétula, aveleira, freixo da montanha, choupoeiro.
Alguns micologistas acreditam que Gulden forma micorriza com abeto. Mas não há dados exatos confirmando isso.
É possível comer uma fileira de florim
Row Gulden é descrito como um cogumelo comestível condicionalmente. É consumido após tratamento térmico preliminar.
Gosto de cogumelo
Há informações sobre o sabor agradável desse cogumelo, que lembra a farinha de trigo. O cheiro da farinha de florim ryadovka é quase imperceptível.
Benefícios e danos ao corpo
Este cogumelo foi pouco estudado. Nos estudos de cientistas dinamarqueses, é enfatizado que raramente é encontrado, apenas alguns espécimes foram encontrados. Não existem dados sobre suas propriedades benéficas e prejudiciais ao corpo humano.
Falsas duplas
Micologistas experientes reconhecem esta espécie examinando seus esporos com um microscópio. Eles são heterogêneos em tamanho e forma. Além disso, os esporos de diferentes espécimes da linha Gulden da mesma população podem ter tamanhos médios significativamente diferentes.
O remo Gulden tem a maior semelhança externa com o remo de enxofre, que cresce apenas em pinhais em solos arenosos. Não há tons de cinza na cor de suas placas.
Muito semelhante ao cogumelo Gulden, a linha pontiaguda Seu corpo frutífero é venenoso. Possui três importantes características distintivas:
- perna fina;
- protuberância na tampa;
- placas cinza.
Você pode confundir Row Gulden com cogumelos não comestíveis, por exemplo, cogumelo.
Regras de coleta
Row Gulden é um espécime raro, sobre o qual há poucas informações. Portanto, se for encontrado, não deve ser arrancado, mas é recomendável relatá-lo às autoridades ambientais.
Usar
Row Gulden não é usado em sua forma bruta. Tendo-o previamente fervido, é frito. Você pode conservar e conservar este cogumelo.
Conclusão
Ryadovka Gulden é um cogumelo cujas propriedades são mal conhecidas. Foi descrito pela primeira vez nos escritos de micologistas de Copenhague. Esta variedade é condicionalmente comestível, às vezes é encontrada nas florestas do norte, perto de abetos, em solos argilosos e calcários. Não há informações confiáveis sobre a influência dos representantes desta espécie no corpo humano.