Contente
- 1 Como é um cogumelo ryadovka?
- 2 Onde as linhas crescem
- 3 Como os cogumelos crescem
- 4 Quando as linhas crescem
- 5 Variedades de linhas
- 6 Como distinguir ryadovka comestível de venenoso
- 7 Saborear qualidades de cogumelos
- 8 Regras de coleta
- 9 Como cozinhar cogumelos ryadovka
- 10 Sintomas e sinais de envenenamento
- 11 Primeiros socorros para envenenamento por fileiras
- 12 Conclusão
Fileiras (tricolomos) são cogumelos moídos de tamanho médio que preferem a vizinhança de coníferas e crescendo em grupos. A aparência indefinida e o cheiro específico espantam aqueles que gostam de "caça silenciosa". Muitas espécies da família são realmente inadequadas para o consumo humano. Não é fácil distinguir entre cogumelos ryadovka comestíveis e venenosos. Mas vale a pena aprender isso, porque os pratos de trichol são deliciosos.
Como é um cogumelo ryadovka?
No total, são conhecidas cerca de 100 variedades de remadores, entre as quais existem cogumelos venenosos. Portanto, você precisa saber como são os espécimes comestíveis, condicionalmente comestíveis e não comestíveis. Isso ajudará na descrição dos cogumelos em linha e nas fotos - mais adiante no texto.
O corpo do cogumelo do ryadovka consiste em um gorro e uma perna. Exteriormente, os representantes da família da família comum diferem na variabilidade de caracteres. Os gorros de espécimes jovens em várias espécies têm a forma de uma bola, cone ou sino. Em um cogumelo adulto, a tampa, crescendo, se endireita. O diâmetro é de 3 a 20 cm, possui um tubérculo perceptível, mas pequeno no meio, e as bordas podem ser onduladas, retas, recolhidas ou salientes.
A pele do fungo, dependendo da espécie, é seca, aveludada ou lisa, escorregadia com muco, branco puro ou em todas as tonalidades de amarelo, verde, vermelho, marrom. À medida que se desenvolve, a cor também muda com frequência.
Sob a capa do tricoloma existem placas portadoras de esporos, que, dependendo da espécie, são finas, muitas vezes localizadas, ou raras, espessas, fundidas com o caule. Os esporos em si são lisos, alongados, esbranquiçados ou transparentes, e o pó dos esporos é branco ou marrom.
A perna das fileiras é completamente nua, escamosa ou fracamente fibrosa. A cor é marrom rosada. Algumas variedades têm roxo. O formato das patas dos cogumelos deste género é variado: cilíndrico, tipo taco, engrossado na tampa ou na base. Restos da cobertura cobrindo a camada portadora de esporos, se houver, na forma de um anel fibroso sob a tampa.
Onde as linhas crescem
As linhas crescem em áreas temperadas. A maior diversidade de espécies é observada nas regiões do sul da Rússia.
Mais frequentemente, os tricolomos escolhem o pinheiro como vizinho micorrízico, um pouco menos frequentemente outras coníferas, muito poucas espécies escolhem árvores decíduas. O melhor tipo de solo para tricolas são coníferos, calcários ou arenosos com baixo teor de gordura. Mas madeira mista também é adequada para eles.
Como os cogumelos crescem
Pela maneira como crescem em grupos - em fileiras - os cogumelos têm esse nome. Algumas espécies em processo de crescimento formam colônias em forma de anel - "círculos de bruxa".
As empresas de cogumelos podem ser numerosas, ocupando áreas florestais impressionantes. Grupos pequenos são mais comuns. Algumas espécies raras crescem uma a uma.
Quando as linhas crescem
Quase todos os tipos de cogumelos são outonais. Alguns deles aparecem já em meados ou no final de agosto. Espécimes separados na primavera - em abril, maio. Mas principalmente a frutificação ocorre do início de setembro até as geadas de novembro.Existem variedades que crescem no inverno sem medo de geadas. O pico de maturação é observado após resfriamento ao ar até + 15 ° C, ou seja, em outubro. Neste caso, a temperatura ótima do solo deve ser de cerca de + 20 ° C.
As espécies da Crimeia frutificam constantemente, exceto no final do inverno, mas os cogumelos mais "carnudos" ainda são obtidos no outono.
Variedades de linhas
Existem 45 tipos de remadores crescendo na Rússia. De acordo com sua comestibilidade, os representantes do gênero são divididos em subgrupos:
- comestível;
- condicionalmente comestível;
- venenoso não comestível.
Comestível
Muitas das espécies comestíveis são deliciosas. Alguns cogumelos comestíveis com fotos e descrições são apresentados a seguir.
- Linha cinza (Tricholoma portentosum) é um cogumelo comestível popular. O chapéu é cinza claro e carnudo (até 12 cm). Embora a fileira seja jovem, tem uma aparência em forma de cone e, para as mais velhas, é irregularmente plana. O centro da tampa é mais escuro do que as bordas. A perna é cinza ou esbranquiçada. A polpa cortada é ligeiramente amarelada. O aroma é fraco, o sabor não é forte a farináceo.
- Fileira de pés lilases (Lepista saeva, Bluefoot) - pertence à categoria de cogumelos comestíveis do sul. O chapéu (até 15 cm) é creme amarelado com uma flor lilás. A perna é roxa baixa, menos frequentemente clara com veias roxas. A polpa é densa, espessa, muito saborosa. Frutificação - de abril a outubro.
- Maio remar (Calocybe gambosa) é um cogumelo comestível delicioso. A tampa em espécimes jovens é hemisférica e em espécimes mais velhos é convexa e estendida (até 10 cm). Amarelado a branco. A perna (até 7 cm, 1-3 cm de espessura) se expande no solo. A polpa é branca como a neve, densa. Ela cresce nas estepes da Ásia Central, China, Mongólia, onde também é muito valorizada por suas propriedades medicinais. Frutificação - maio, junho.
- Shod row (Tricholoma caligatum, Matsutake). Traduzido do japonês, "matsutake" significa "cogumelo do pinheiro". Tem um aroma a pinho e um sabor delicado inerente aos cogumelos comestíveis nobres. A tampa marrom sedosa (6 a 20 cm) racha em remadores adultos. A polpa é branca como a neve, a perna é forte, esbranquiçada no topo e acastanhada na base (5-20 cm e até 2,5 cm de espessura), às vezes inclinada em direção ao solo.
Comestível condicionalmente
Os cogumelos deste grupo são frequentemente amargos. É melhor comê-los jovens.
- Linha roxa... Chapéu até 15 cm de tom púrpura profundo com polpa lilás clara. Em um tricoloma jovem, tem a forma de um hemisfério, em um adulto é achatado. A perna (até 8 cm) é mais leve que o boné e mais resistente. A carne firme é muito firme.
- Linha cinza-terra... O cogumelo com tampa em forma de cone (até 9 cm), em crescimento, adquire forma plana com um tubérculo no centro. Eles são freqüentemente chamados de ratos. A pele é de seda marrom-rato ou cor de tijolo. A perna branca como a neve (até 9 cm de altura) no cogumelo envelhecido torna-se oca e amarela no chão. A polpa elástica quase não tem sabor, mas apresenta um odor pulverulento discreto.
- Linha de choupo... É valorizado nas estepes, onde sempre há poucos cogumelos. Este cogumelo é curto (até 6 cm) com uma capa acastanhada clara irregular, que muitas vezes tem uma borda rachada. A perna é cilíndrica, com até 3 cm de espessura, a polpa é densa e branca.
- Linha amarelo-vermelho... Chapéu de 7 a 15 cm, com superfície amarelo-laranja fosca ou amarelo-vermelho, sobre a qual existem pequenas escamas. A perna é cilíndrica de 5 a 10 cm, mesma cor do gorro, alargado na base.
- Linha branco-marrom... A capa é mucosa, marrom-avermelhada, achatada com um tubérculo nas bordas intermediárias e onduladas. Existem veias escuras perceptíveis na superfície, e a borda é pálida. A perna é castanha avermelhada, aveludada com uma mancha branca. A polpa é branca com cheiro característico a farinha.
- Linha enfaixada... A superfície da capa fibrosa, convexa com bordo ondulado, apresenta uma coloração irregular, o que é confirmado pela presença de estrias e manchas nas cores vermelha, amarela, azeitona ou castanha. As placas sob a tampa estão emaranhadas e cobertas com manchas escuras. Antes do anel felpudo na perna, a pele é bege claro, depois com escamas escuras enferrujadas.
- Remo amarelo-enxofre... Esta espécie é caracterizada por uma cor amarela venenosa no gorro e nas pernas. A superfície do corpo frutífero apresenta uma textura aveludada. A perna é fina. A polpa também é cor de enxofre com um odor pungente de acetileno.
- A fileira está ensaboada... A tampa para barrar café e leite tem um centro escuro e uma borda mais clara e uniforme. A perna, curvada com uma estrutura fibrosa da superfície, é colorida de um tom mais claro que o gorro. O corte da polpa fica vermelho e exala forte cheiro químico de sabonete com notas frutadas.
Não comestível - venenoso
Há visivelmente menos variedades inadequadas de remadores do que comestíveis. Entre eles, existem algumas espécies especialmente venenosas que você precisa saber. Os mais perigosos entre os venenosos são aqueles que podem ser facilmente confundidos com cogumelos comestíveis.
- Linha branca... É caracterizada por uma cor branca do corpo frutífero. Menos comumente, há fileiras brancas ligeiramente amareladas. O chapéu aberto tem uma superfície lisa e aveludada. A haste cilíndrica é ligeiramente curva. Uma característica distintiva do cogumelo é a polpa com um cheiro pungente de rabanete, tornando-se rosa na quebra.
- A linha é pontiaguda... O gorro tem uma forma cônica característica com um tubérculo pontiagudo no meio. Sua pele é seca, cinza-escura, a borda está rachada. O caule é cinza claro, fino, ligeiramente curvo.
- Linha manchada... A camada espalhada, coberta de muco, tem uma pequena depressão no meio e é colorida de marrom sujo. Manchas e veias marrom-escuras são claramente visíveis em sua superfície. A perna, larga na base, repete a cor do gorro por baixo e por cima é branca.
- Tiger row... Uma característica distintiva são os pontos cinza escuros característicos na superfície cinza claro da tampa espalhada. A perna engrossada de cima para baixo é branca.
Como distinguir ryadovka comestível de venenoso
Cada tipo de ryadovka venenoso tem características externas distintas. Você deve conhecer esses sinais e ser capaz de defini-los visualmente.
Os cogumelos venenosos têm uma coisa em comum. A carne dos espécimes não comestíveis muda de cor ao interagir com o ar, ou seja, na hora da quebra adquire uma cor diferente.
Além disso, os cogumelos não comestíveis têm um forte odor químico. Mas não vale a pena focar no aroma, já que alguns tricolomas comestíveis condicionalmente têm um cheiro específico.
Saborear qualidades de cogumelos
Muitas variedades têm cheiro e sabor a pó específicos, característicos apenas desses cogumelos. Quase todas as fileiras são amargas em vários graus. Muitas espécies comestíveis possuem um sabor excelente e não possuem um sabor amargo.
Regras de coleta
É melhor coletar cogumelos ryadovki comestíveis de outono em uma empresa com catadores de cogumelos mais experientes, observando as regras de coleta:
- você não pode comer cogumelos, de cuja comestibilidade você duvida;
- não pegue cópias velhas e estragadas;
- mova-se lentamente usando uma vara para encontrar cogumelos;
- tome cestos de vime respirável e cestos como recipientes, mas não sacos de plástico e baldes;
- use sapatos confortáveis e roupas fechadas na floresta;
- coloque os cogumelos tubulares com as patas para baixo e, nos grandes, corte imediatamente a tampa e coloque-os separadamente;
- limpe o solo e a sujeira imediatamente e não deixe sobre os cogumelos;
- monitore constantemente seus movimentos, guiado pelo sol, uma bússola, para não se perder na floresta.
Se houve um longo período sem chuva, então ir para os cogumelos é inútil. Somente depois de uma boa chuva em clima quente a “caça tranquila” será produtiva.
Como cozinhar cogumelos ryadovka
O preparo das fileiras comestíveis começa removendo a sujeira e os resíduos com toalhas de papel. Então você precisa se livrar da amargura. Para isso, antes do tratamento térmico, são ensopados, trocando-se a água periodicamente por 12 horas.
As linhas podem ser preservadas por salga ou decapagem. Ferva os cogumelos antes de salgar. Para 1 kg de cogumelos cozidos, 4 folhas de rábano picadas finamente são tomadas, 5 dentes de alho são cortados em pratos, 10 pcs. pimenta em grão e 2 colheres de sopa. sal. Cogumelos salgados e especiarias são colocados em um barril ou outro recipiente em camadas.A primeira e a última camadas devem ser especiarias. Manter sob opressão por 3 dias em temperatura ambiente e, em seguida, guardar em local fresco.
Os cogumelos em conserva ryadovka fecham-se para o inverno em jarros estéreis.
Existem várias maneiras de secar as linhas:
- pendure cogumelos amarrados em fios ao redor da sala com ar seco;
- em um secador elétrico, forno de microondas, forno, forno;
- ao sol, espalhe em uma camada fina.
Regras de secagem:
- não seque em salas úmidas,
- use apenas cogumelos isentos de mofo,
- não seque a temperaturas acima de 40 ° С,
Sintomas e sinais de envenenamento
Os primeiros sinais de envenenamento aparecem 1-3 horas após a ingestão. Os sintomas são os seguintes:
- salivação abundante;
- enfraquecimento;
- nausea e vomito;
- diarréia;
- dor de estômago aguda e severa;
- dor de cabeça;
- suor excessivo;
- tontura;
- aumento de temperatura;
- zumbido;
- sonolência;
- em casos graves, desorientação e perda de consciência.
Primeiros socorros para envenenamento por fileiras
Os primeiros socorros fornecidos com competência podem salvar uma pessoa envenenada por cogumelos ou reduzir os efeitos da intoxicação. Em caso de envenenamento, o seguinte procedimento deve ser seguido:
- Lave o estômago com bastante água. É melhor usar uma solução fraca de manganês com dissolução completa das partículas de manganês. O paciente deve beber em pequenos goles em intervalos curtos. Depois disso, induza o vômito pressionando a raiz da língua. Repita o procedimento pelo menos quatro vezes. Se não houver permanganato de potássio, use uma solução quente de cloreto de sódio (0,5 colher de chá por 1 litro de água).
- Após a lavagem gástrica, dê ao paciente uma dose dupla de um dos medicamentos adsorventes: Eneterosgel, Polysorb, Filtrum ou carvão ativado na proporção de 1 comprimido por 10 kg de peso humano.
- Deixe os intestinos limparem. Se não houver diarreia, tome um laxante.
- Coloque o paciente na cama, cubra com um cobertor, coloque compressas aquecidas nos membros.
- Freqüentemente, beba chá preto forte e doce ou decocção de camomila para a pessoa envenenada.
Conclusão
Para ser capaz de distinguir entre cogumelos ryadovka comestíveis e venenosos, não basta apenas o conhecimento teórico sobre as características das várias espécies. É aconselhável que um colhedor de cogumelos mais experiente mostre claramente o que são espécimes comestíveis e não comestíveis. Você precisa ser capaz de prestar primeiros socorros em caso de envenenamento para ajudar a si mesmo e aos outros a evitar consequências graves em caso de intoxicação.