Contente
Mokrukha suíço ou canela amarela de feltro é um membro da família Gomfidia. Esta espécie não é muito popular entre os amantes da caça silenciosa, pois muitos, sem saber, a confundem com um cogumelo não comestível. Ele pode ser encontrado em fontes oficiais sob o nome de Chroogomphus helveticus.
Como são os mokruhs suíços?
A parte superior do mokruha suíço é seca, convexa, de cor ocre. Seu diâmetro é de 3-7 cm, a superfície da tampa é aveludada, a borda é plana. Quando maduro, sua forma é preservada.
Na parte de trás da tampa existem raras placas ramificadas que descem até o pedículo. Nos espécimes jovens, são de cor ocre e, à medida que o cogumelo amadurece, adquirem uma tonalidade negra.
A perna é alongada, cilíndrica. Sua altura pode chegar a 10 cm, e seu diâmetro no corte é de 1,5 cm, na base, a parte inferior se estreita ligeiramente. A cor da perna é idêntica à do gorro. Entre a parte superior e a inferior, existe uma manta fibrosa que cobre as placas. Esta característica é inerente apenas a espécimes jovens.
A polpa do corpo frutífero distingue-se pela sua alta densidade e estrutura fibrosa. Sua cor é laranja, na hora do intervalo em que entra em contato com o ar torna-se rapidamente vermelha. O cheiro da polpa é suave.
Esporos em mokruha suíço em forma de fuso. Seu tamanho chega a 17-20 x 5-7 mícrons. Quando maduro, o pó do esporo torna-se castanho-oliva.
Onde cresce o mokruh suíço
Esta espécie pode ser encontrada em áreas montanhosas. Prefere florestas de coníferas e também pode ser ocasionalmente encontrado em plantações mistas.
Mokruha swiss cresce individualmente e em pequenos grupos.
É possível comer mokruh suíço
Esta espécie é considerada comestível condicionalmente. O sabor é médio, portanto, em termos de valor nutricional, pertence à quarta categoria.
Falsas duplas
Na aparência, o feltro de perna amarela é em muitos aspectos semelhante a seus parentes próximos. Portanto, para reconhecer gêmeos, é necessário estudar suas diferenças características.
Espécies semelhantes:
- Mokruha é sentido. Uma característica desta espécie é que sua capa é coberta por uma pubescência branca. Além disso, a parte superior é dividida em lóbulos. O nome oficial é Chroogomphus tomentosus. Trata comestíveis.
- O muco é roxo. Este gêmeo pode ser reconhecido pela superfície lisa da parte superior. E também a cor do corpo da frutificação é laranja-avermelhado, em contraste com o buffy na Suíça. O nome oficial é Chroogomphus rutilus. Trata comestíveis.
Regras de coleta
A colheita de cogumelos pode ser feita de junho a outubro. Recomenda-se fazer um branco a partir de espécimes jovens, pois quando maduros o sabor fica sensivelmente reduzido. Você precisa cortar na base do corpo de frutificação para não danificar o micélio.
Usar
Antes de usar o mokruha suíço, primeiro você deve fervê-lo. Após a limpeza, você pode fritar, marinar, refogar. Este cogumelo não precisa de tratamento térmico de longo prazo. O tempo de cozedura não deve ultrapassar 15-30 minutos, caso contrário o sabor do futuro prato pode deteriorar-se.
Conclusão
O Mokruha Swiss é um cogumelo pouco conhecido que raramente acaba nas cestas dos amantes da caça tranquila. Em termos de sabor, não é inferior a muitos tipos comuns, então o baixo nível de popularidade só pode ser explicado pela ignorância dos catadores de cogumelos. Nas regiões do norte da China, é considerado uma iguaria e muitos pratos são preparados a partir dele. Porém, ao utilizá-lo, é preciso observar a medida para evitar uma sensação de peso no estômago.