Contente
Motruha manchado refere-se a cogumelos lamelares. É a variedade mais comum do gênero de mesmo nome. É importante para os coletores de cogumelos ávidos e novatos saber como é esse representante incomum do reino da floresta e qual é seu valor nutricional.
Como são os vermes manchados?
O muco cobrindo sua superfície dá uma aparência incomum ao mokruha. Essa característica deu o nome a toda a família: os corpos frutíferos parecem úmidos.
O cogumelo é notável por sua grande capa (2,5 a 5,5 cm de diâmetro). A camada de muco é especialmente espessa em sua superfície. No estágio inicial de crescimento, a capa do absinto manchado tem uma forma cônica, mas com o tempo torna-se plana, com bordas abertas e ligeiramente deprimidas. A superfície do fungo é pintada de cinza com manchas escuras características.
Uma perna com um diâmetro de até 1,5 cm em uma tonalidade esbranquiçada, embora pareça inchada, à medida que se expande e ilumina para cima. Na base é mostarda, pode apresentar manchas cinzentas escuras ou pretas, ser curvo. O muco não é expresso, no entanto, um anel maciço se forma a partir da própria capa. A perna atinge a altura de 8 cm e é densa em estrutura.
A polpa leve e solta de um cogumelo jovem fica rosa quando quebrada e fica marrom em espécimes velhos. Os pratos acinzentados de um mokruha maduro tornam-se pretos.
Onde cresce musgo manchado
A variedade é cultivada no território da Eurásia, América do Norte. Pode ser encontrada em pequenos grupos em raros matagais, entre musgos. O fungo prefere coníferas, com as quais forma micorriza (sobretudo com abetos e lariços), bem como florestas mistas.
É possível comer minhocas pintadas
O musgo manchado é classificado como cogumelo comestível condicionalmente. Antes de cozinhar, os corpos dos frutos são fervidos por pelo menos meia hora. Este tipo é usado na salga, em conserva. Os cogumelos cozidos têm um sabor agradável a manteiga, polpa carnuda e bom aroma.
Falsas duplas
O musgo manchado não tem gêmeos. Semelhanças externas só podem ser encontradas com outros membros da família.
Regras de coleta
Embora seja difícil confundir musgo manchado com outras variedades, é necessário verificar a descrição e, em caso de dúvida quanto à propriedade, é melhor deixar o cogumelo no local. Siga as regras padrão:
- É melhor colher cogumelos de manhã cedo.
- O momento ideal será após chuvas fortes, o que aumenta significativamente o nível de rendimento.
- É fortemente desencorajado coletar carpas molhadas manchadas em ambientes urbanos, perto de rodovias, ferrovias e indústrias químicas. Nessas áreas, os cogumelos absorvem metais pesados, toxinas e gases de exaustão.
- Para uma caminhada em forma de cogumelo, é melhor usar botas ou botas grandes, bem como coisas feitas de tecido grosso.
- Amostras podres, muito maduras, com vermes ou flácidas não devem ser cortadas. Esse musgo manchado começará a se decompor rapidamente, liberando substâncias que são tóxicas para o corpo.
- Para a colheita de cogumelos, é melhor usar cestos de vime com boa ventilação ou baldes de metal. Não coloque os corpos de frutificação em um saco plástico: dessa forma, eles sufocarão e se deteriorarão rapidamente.
- Tendo encontrado musgo manchado, você não deve arrancá-lo do solo: assim você pode destruir o micélio, e é por isso que a produção no local irá parar por vários anos. Basta cortar cuidadosamente o corpo do fruto pela raiz com uma faca.
Usar
Além da salga e da decapagem, o musgo manchado é bom para fazer caldos, molhos, acompanhamentos para pratos de carne e peixe e também como ingrediente único em saladas.
O uso de musgo manchado possui uma série de propriedades úteis, devido à presença de enzimas no fungo, que são utilizadas na fabricação de antibióticos.
Os corpos de frutificação contêm um complexo de aminoácidos, oligoelementos e vitaminas. Em termos de concentração de proteínas na composição do mokruha, o spotted é comparado à carne, por isso o produto está incluído no cardápio vegetariano.
O uso do cogumelo tem um efeito benéfico na qualidade da atividade cerebral, no estado do sistema imunológico. O produto ajuda a eliminar a fadiga, aumenta o tônus geral do corpo e melhora a fórmula do sangue.
No campo da medicina tradicional, o musgo manchado também é usado para combater enxaquecas, insônia, fraqueza e distúrbios nervosos.
Conclusão
A casca manchada é a variedade mais comum. Como o resto do gênero, este cogumelo tem uma peculiaridade: corpo frutífero coberto de muco. A espécie não tem contrapartes falsas, é classificada como comestível condicionalmente. A cozedura é possível após a pré-fervura.