Mokruha sentiu: descrição e foto

Nome:Mokruha sentiu
Nome latino:Chroogomphus tomentosus
Um tipo: Comestível
Características:

Grupo: lamelar

Sistemática:
  • O Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina (Agaricomicetos)
  • Aula: Agaricomicetes (Agaricomicetos)
  • Subclasse: Agaricomycetidae (Agaricomycetes)
  • Ordem: Boletales
  • Família: Gomphidiaceae (Gomphidia ou Molhada)
  • Gênero: Chroogomphus (Chroogomphus)
  • Visualizar: Chroogomphus tomentosus

Mokruha feltro - uma variedade de cogumelos lamelares, que pertence ao gênero Chroogomfus. O corpo do fruto é comestível, após tratamento térmico não é prejudicial para a saúde. Cresce em florestas de coníferas. É bastante raro e é protegido pelo estado.

Como são os tapetes de feltro

O chapéu tem formato convexo. Sua superfície é esbranquiçada, sensação de feltro ao toque. A cor é marrom ou ocre. Nas bordas, a tampa é uniforme, consiste em áreas deprimidas. Na parte inferior estão as placas que vão até a perna. Sua coloração é marrom com um subtom laranja.

A parte superior mede 2 a 10 cm. Freqüentemente, há um tubérculo no meio. Nas bordas estão os restos da colcha. A superfície está seca, fica pegajosa após a chuva. Em climas quentes, a tampa é fibrosa, de feltro. A cor é variada: amarelo, marrom, rosado. Às vezes, as fibras cor de vinho são claramente visíveis.

A polpa do musgo de feltro é densa, ocre, com fibras pronunciadas. Seca rapidamente e assume um tom rosado. A perna é reta, inchada na parte central. A cor do corpo da frutificação é uniforme. O cobertor é fibroso, lembra uma teia de aranha.

Onde os feltros crescem

O musgo de feltro prefere bosques. É freqüentemente encontrado em florestas mistas e de coníferas. O fungo forma micose com pinho, cedro e abeto preto. Os corpos frutíferos crescem individualmente ou em grandes grupos. As condições favoráveis ​​para a espécie são alta umidade e clima quente.

A área de distribuição inclui o Extremo Oriente: Primorsky Krai e Sakhalin Oblast. Também cresce no Japão e na América do Norte. O período de frutificação é no outono. Mokruha aparece de setembro a outubro.

Importante! No Território de Primorsky, o musgo de feltro é protegido na reserva natural de Lazovsky. A variedade está incluída no Livro Vermelho do Extremo Oriente.

A extinção da espécie está associada a desmatamentos e incêndios. Como resultado, a fonte de alimento para fungos é perdida - a madeira das árvores coníferas. Portanto, hoje uma atenção especial é dada à preservação da floresta no Extremo Oriente.

É possível comer feltro

A casca feltrada é um cogumelo comestível de alta qualidade. Pertence à 4ª categoria de valor nutricional. Isso inclui variedades que podem ser consumidas. No entanto, a palatabilidade é baixa. O corpo de frutificação não possui sabor ou aroma picante. A polpa não contém substâncias nocivas que dêem gosto amargo ou sejam prejudiciais à saúde.

Falsas duplas

O musgo de feltro tem contrapartes falsas. São cogumelos de aparência semelhante. No entanto, nem todos são comestíveis e também existem espécimes menos úteis. Os duplos podem ser distinguidos por seus traços característicos.

Duplas Falsas Comuns:

  1. Siberian Mokruha. Uma variedade muito próxima, que se distingue pela tonalidade acinzentada da tampa. Muito raro. As propriedades nutricionais não foram estudadas, por isso é recomendável parar de comer.
  2. Casca de abeto. O duplo se distingue por um chapéu marrom acinzentado com um tom roxo. A forma é convexa, tornando-se gradualmente plana.Em representantes jovens, a tampa é coberta por muco. A variedade é comestível, mas a qualidade dos alimentos é baixa.
  3. Mokruha é suíço. Externamente, parece uma variedade de feltro, mas não tem uma pubescência esbranquiçada. A tampa é convexa, ocre, com bordas lisas. A espécie é considerada comestível condicionalmente, sendo consumida após tratamento térmico.

Regras de coleta

O musgo feltro é colhido no outono, após as chuvas. Eles verificam clareiras e outras áreas abertas, locais próximos a riachos e corpos d'água. Em primeiro lugar, as raízes das coníferas são examinadas. Os corpos dos frutos são cuidadosamente cortados com uma faca para preservar o micélio.

Importante! O mokrukha é coletado em locais distantes de rodovias e instalações industriais. Nos corpos frutíferos, os radionuclídeos e outras substâncias perigosas se acumulam facilmente.

Cestos grandes são usados ​​para coletar cogumelos. A massa não é colocada muito apertada para não aquecer. Deve haver espaços de ar entre as amostras individuais. Após a colheita, recomenda-se processar os cogumelos o mais rápido possível.

Usar

Os cogumelos coletados são colocados em água limpa por 3-4 horas. Em seguida, sujeira, folhas, agulhas e outros detritos são removidos dos corpos frutíferos. Em seguida, são cortados em pedaços e cozidos em fogo baixo por 45 minutos. A massa resultante é frita, enlatada, adicionada a sopas, acompanhamentos, recheios para assar.

Conclusão

Mokrukha feltro - um cogumelo raro incluído no Livro Vermelho da Rússia. Ele é saudado ao lado de coníferas. A variedade tem vários gêmeos, entre os quais há representantes venenosos. Os corpos de fruta são comidos após o pré-tratamento.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção