Contente
O musgo roxo é um cogumelo valioso e bom para consumo humano. O cogumelo não é muito comum, mas tem muitas propriedades úteis e, portanto, é de grande interesse.
Como são os cogumelos roxos?
O Mokrukha roxo, também conhecido como Pinheiro ou pé-amarelo, pertence à ordem Boletov e à família Mokrukhov e tem uma aparência bastante reconhecível.
Na foto de um pêlo roxo molhado, pode-se ver que seu boné é relativamente pequeno, de 4 a 8 cm de diâmetro, em idade jovem é arredondado, convexo e com um tubérculo rombudo característico no meio, e em um adulto é prostrado ou mesmo côncavo. A superfície da tampa é lisa, com o tempo húmido cobre-se de uma flor pegajosa, de cor muito invulgar, lilás-acastanhada ou com uma tonalidade vinho avermelhada. Abaixo, a superfície da tampa é coberta por placas largas e finas, nos cogumelos jovens é malva e nos adultos é marrom sujo, às vezes quase preto.
O caule do musgo roxo é fino, sobe até 10 cm acima do solo, geralmente é curvo e geralmente afunila ligeiramente em direção à base. Na cor, a perna tem o mesmo tom do gorro, mas permanece um pouco mais clara. A estrutura da perna é sedosa ao toque, muitas vezes você pode ver os resquícios do véu sobre ela, especialmente em corpos frutíferos jovens.
Se o musgo roxo for aberto, a polpa do gorro será firme e malva, com um odor e sabor neutros. O caule é vermelho-púrpura no corte e amarelo na base.
Onde crescem os pinheiros
O musgo roxo não é o cogumelo mais comum na Rússia. No entanto, você pode vê-lo no território de quase todo o país - na faixa do meio, no Cáucaso e na Crimeia, até mesmo na Sibéria. Na maioria das vezes, a perna amarela cresce em solos calcários em florestas de coníferas e mistas. Às vezes é encontrado nas montanhas, mas geralmente forma uma simbiose com bétulas ou pinheiros.
O musgo roxo cresce individualmente e em grupos. Freqüentemente, ela não fica muito longe do boleto, porque ele escolhe habitats semelhantes.
É possível comer cogumelos de pinho
O musgo roxo é um cogumelo comestível. Os corpos dos frutos devem ser processados antes do cozimento, mas a polpa pode ser usada em quase todas as receitas.
Saborear qualidades do cogumelo mokruha roxo
Em termos de sabor, o musgo roxo pertence a apenas 4 categorias.Isso significa que você pode comê-lo, mas a perna amarela não vai agradar com seu sabor rico e original. Muitos colhedores de cogumelos comparam o sabor do mokruha roxo com o sabor da manteiga. Freqüentemente, a perna amarela comestível é usada em combinação com outros cogumelos, a variedade mista tem um sabor mais agradável.
Benefícios e danos ao corpo
A popularidade do mokruha roxo na culinária não se deve apenas ao seu sabor. A perna amarela tem muitos benefícios para a saúde, pois tem uma composição química valiosa. As seguintes substâncias estão presentes em sua polpa:
- vitaminas B2, B1 e E;
- vitamina C;
- vitamina PP;
- celulose;
- uma grande quantidade de proteína vegetal de alta qualidade;
- aminoácidos;
- ácidos orgânicos e enzimas;
- potássio e ferro;
- cálcio, fósforo e manganês.
Com bom valor nutricional, a perna amarela é muito baixa em calorias e contém apenas 19 kcal por 100 g de polpa, por isso é encontrada em muitas dietas.
O uso do musgo roxo tem um efeito benéfico no corpo, uma vez que o produto:
- fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento do sistema metabólico;
- ajuda a aliviar a inflamação e a combater infecções;
- tem um efeito calmante e relaxante;
- tem um efeito positivo no sistema muscular;
- promove a renovação celular;
- melhora a condição da pele e do cabelo;
- tem um bom efeito sobre os vasos sanguíneos e protege o coração do desenvolvimento de doenças crônicas;
- fortalece a memória e melhora a função cerebral.
Apesar de suas muitas propriedades benéficas, o musgo roxo tem algumas contra-indicações. Em primeiro lugar, não é recomendado para mulheres grávidas e lactantes. Você não deve oferecer pernas amarelas para crianças menores de 7 anos de idade, qualquer polpa de cogumelo é mal absorvida pelo corpo devido ao seu alto teor de proteína.
Falsas duplas
O mokruha roxo não tem contrapartes venenosas e perigosas. Mas, na falta de experiência, pode ser bastante confundido com cogumelos comestíveis do mesmo tipo.
Spruce musgo
Este cogumelo é muito semelhante em estrutura à variedade roxa. Seu chapéu também é de tamanho médio, primeiro convexo, depois esticado, a perna atinge 12 cm de altura e 2,5 cm de circunferência. Mas você pode distinguir um cogumelo de abeto por sua tonalidade de cor, seu chapéu é cinza-acinzentado ou cinza-violeta, não tem uma tonalidade vinho incomum.
O musgo Spruce cresce, de acordo com o seu nome, principalmente nas florestas de pinheiros e forma uma simbiose com os pinheiros. Você pode comê-lo, mas seu sabor é normal.
Musgo rosa
Outra variedade semelhante à foto do musgo de pinheiro é o musgo rosa. Os cogumelos são unidos por características semelhantes na estrutura - fortes pernas cilíndricas, estreitas na parte inferior e convexas no início, e depois gorros espalhados. Mas as diferenças entre as variedades são perceptíveis - o musgo rosa é muito menor e raramente ultrapassa os 5 cm de diâmetro.Além disso, sua capa é rosa brilhante em uma idade jovem, em corpos frutíferos velhos - com uma leve coloração amarelada e manchas marrom-escuras.
O musgo rosa cresce em florestas de coníferas, principalmente nas montanhas, e costuma ser encontrado ao lado de cabras. O fungo não é comum e é bastante raro. Assim como o musgo roxo, pertence à categoria comestível, mas tem um sabor medíocre e precisa ser descascado antes do consumo.
Regras de coleta
Você precisa ir para a floresta para pegar musgo roxo durante o período de frutificação máxima, de agosto ao final de setembro. É melhor escolher dias após chuvas prolongadas; em clima úmido, os corpos frutíferos crescem de forma especialmente rápida e maciça.
Você precisa coletar musgo roxo em locais limpos, localizados longe de cidades, instalações industriais, ferrovias e rodovias.Como a polpa do cogumelo absorve todas as substâncias tóxicas da terra e do ar, as pernas amarelas coletadas em áreas ecologicamente desfavoráveis não serão capazes de trazer benefícios à saúde.
Receitas para cozinhar mokruh roxo
O musgo roxo é adequado para quase todos os métodos de cozimento. Mas antes de fritar, marinar ou preparar musgo roxo, ele precisa ser pré-processado?
- É necessário preparar os corpos de frutos frescos nas primeiras 24 horas após a coleta, eles não ficam armazenados por muito tempo e começam a se deteriorar rapidamente.
- Antes de cozinhar, a membrana mucosa da tampa deve ser removida da perna amarela e, em seguida, enxaguada em água fria.
Mokruh fervido
A maneira mais rápida de fazer Autumn Yellow Legs é simplesmente fervê-los em água salgada. Chapéus e pernas descascados e lavados são colocados no fogão e fervidos por apenas 15 minutos. A água é então drenada e, após o resfriamento, os cogumelos são adicionados à salada, usados como lanche ou submetidos a processamento posterior.
Frito mokruh
O pernilongo frito com batata, carne ou vegetais pode agradar com um sabor agradável. Numa frigideira untada com óleo vegetal, coloque os chapéus e as coxinhas cozidos e frite com as cebolas ou as batatas picadas o quanto for necessário até que a guarnição esteja bem cozida. Ao mesmo tempo, você não precisa verificar as pernas amarelas, elas não requerem uma longa fritura com uma tecnologia especial.
Musgo salgado
A forma clássica de cozinhar é a salga fria do musgo roxo, que permite conservar os cogumelos para o inverno. A receita parece muito simples - chapéus e pernas pré-cozidos são colocados em camadas em um frasco de vidro esterilizado. Polvilhe generosamente cada camada com sal, e você também pode adicionar temperos à salga, por exemplo, sementes de endro e pimentão, alho e cravo.
O frasco cheio é coberto com gaze dobrada ao longo do pescoço e pressionado com opressão. Depois de alguns dias, os cogumelos devem cobrir completamente o suco liberado e, depois de outros 40 dias, os picles estão prontos para comer. No processo de salga, a gaze no gargalo da lata precisa ser trocada de vez em quando para que o molde não comece.
Conclusão
O musgo roxo é um cogumelo comestível versátil que pode ser processado de qualquer forma. O sabor da perna amarela não é considerado uma iguaria, porém, em prato de cogumelos ou em combinação com outros produtos, é bastante agradável, além de beneficiar o corpo.