Contente
Os cogumelos boletus na foto parecem muito atraentes, parecem apetitosos e saborosos mesmo na foto. Mais perto do outono, os cogumelos aparecem nas florestas por toda parte, a fim de trazer uma cesta cheia, é preciso estudar adequadamente as espécies existentes.
Qual é a aparência de um lubrificador
O cogumelo lubrificador se parece com um fungo de tamanho pequeno ou médio com uma tampa tipo tubo. A superfície inferior da tampa lembra uma esponja, pois consiste em muitos tubos minúsculos dispostos verticalmente. O caule do cogumelo pode ser liso ou granulado, geralmente um anel permanece nele. A polpa cortada é branca ou ligeiramente amarelada, no processo de oxidação torna-se azulada ou avermelhada.
A tampa é coberta por uma pele fina, o que é bastante tradicional para a maioria dos cogumelos. No entanto, o lubrificador tem uma característica importante - a pele da tampa é pegajosa e brilhante, muitas vezes viscosa ao toque.
Como são os embriões do boleto
Uma foto e uma descrição da aparência de um cogumelo lubrificador demonstram que os cogumelos jovens, que acabam de emergir do solo, têm uma tampa em forma de cone muito pequena com bordas curvas para baixo. A camada tubular inferior do gorro é coberta por uma fina película esbranquiçada, a chamada colcha. Os cogumelos pequenos costumam ter uma capa muito brilhante e pegajosa, só depois a pele seca um pouco.
Como é o boleto jovem
Os fungos que conseguiram crescer um pouco, mas ainda não começaram a envelhecer, são facilmente reconhecíveis pelo anel na perna, que permanece depois que a colcha na parte inferior da tampa se rompe. À medida que envelhecem, a forma da tampa muda, ela se endireita, embora continue a se assemelhar a um cone muito baixo e suave. O diâmetro da capa de um fungo adulto jovem geralmente não excede 15 cm.
Qual é a aparência de um boleto crescido
Apenas 7 a 9 dias após o nascimento, os fungos começam a envelhecer, sua carne escurece e se torna flácida. O anel de cogumelos crescidos na maioria das vezes cai, e a pele da tampa de espécimes velhos seca e pode rachar.
Por que o lubrificador foi assim chamado
O cogumelo lubrificador recebeu este nome devido à pele pegajosa incomum na tampa com um brilho úmido. À primeira vista, parece que o cogumelo foi untado com óleo por cima.
Deve-se notar que esse recurso é lido em nome do cogumelo em diferentes idiomas. Por exemplo, na Alemanha, os fungos são chamados de "cogumelos manteiga", na Inglaterra eles chamam de butterdishes de "Jack escorregadio" e na República Tcheca eles os chamam de cogumelos amanteigados.
Quais cogumelos são boletos
Do ponto de vista da classificação, o boleto pertence à família do mesmo nome oleoso e à ordem Boletovye. O fungo está incluído no departamento de basidiomicetos e pertence à classe dos agaricomicetos.
Quais são os boletos
O gênero Maslenkovs possui cerca de 50 espécies diferentes. Os cogumelos podem ser divididos em 2 grupos - cogumelos completamente comestíveis e cogumelos condicionalmente comestíveis.
Tipos de manteiga comestível com fotos e descrições
Os colhedores de cogumelos interessam-se mais pelo óleo comestível, têm bom gosto, muitas propriedades úteis e, além disso, são fáceis de processar antes de comer. Os fungos comestíveis nas florestas russas são encontrados em vários tipos.
Ordinário
Este cogumelo comestível também é chamado de manteiga tardia, outono, verdadeiro ou amarelo. Cresce com mais frequência nas florestas de pinheiros, e você pode encontrá-lo do início de agosto ao final de setembro. O fungo é facilmente reconhecível pela capa mucosa convexa de cor chocolate, marrom-avermelhada ou marrom-amarelada. O diâmetro do gorro não ultrapassa 12 cm, e a altura da perna é de 5 a 10 cm, e geralmente possui um anel.
Vermelho vermelho
Na foto de variedades de boletos, muitas vezes você pode ver um fungo vermelho-avermelhado comestível. Também cresce principalmente em plantações de florestas de coníferas e é encontrada com mais frequência de meados de julho a outubro. O fungo comestível tem uma grande capa carnuda de até 15 cm de diâmetro, a cor da capa é amarelo-laranja com escamas vermelho-laranja. O cogumelo sobe em um caule até 11 cm acima do solo, enquanto o caule é geralmente quase da mesma cor do gorro ou ligeiramente mais claro.
Bellini
O cogumelo comestível de óleo de Bellini é facilmente reconhecível por seu caule denso, mas curto, branco-amarelado e tampa marrom-clara. A parte inferior da tampa tem uma superfície amarelo-esverdeada esponjosa. Os anéis do caule geralmente não estão presentes em espécimes jovens.
Branco
A lata de óleo branca, ou clara, é um cogumelo comestível que é mais freqüentemente encontrado sob cedros e pinheiros, e pode crescer nas florestas russas de junho a novembro. O diâmetro da parte superior é padrão - até 12 cm, o gorro é coberto por uma pele mucosa. A cor do fungo branco comestível é amarelo claro; com o tempo, manchas roxas podem aparecer na parte superior do cogumelo. A variedade é pequena - o cogumelo geralmente não se eleva mais do que 8 cm acima do solo.
Granulado
O lubrificador comestível denominado granular tem uma tampa convexa ou em forma de almofada - nos espécimes jovens é uma tonalidade enferrujada e nos mais velhos é amarelo-alaranjado. Acima da superfície da terra, o fungo sobe no máximo 8 cm e o diâmetro de sua parte superior não ultrapassa 10 cm. Em tempo seco, a casca do fungo comestível fica seca e lisa, embora possa se tornar pegajosa depois das chuvas. Na parte superior do caule, gotas de líquido são freqüentemente liberadas dos poros e, quando secam, a superfície do caule torna-se irregular, pontilhada de manchas e granulosa.
O cogumelo comestível cresce principalmente sob os pinheiros e às vezes sob os abetos, podendo ser encontrado em todos os lugares desde o início do verão até novembro.
Ruiva
O cogumelo gengibre, ou sem anéis, tem uma tampa de gengibre avermelhado e uma camada esponjosa amarelo-claro em sua superfície inferior. Na foto dos cogumelos comestíveis desta espécie, geralmente é perceptível que a perna retém os restos de uma colcha rasgada, mas não há nenhum anel como tal, daí o segundo nome. Às vezes, a perna do fungo é coberta por pequenas verrugas.
Cedro
A lata de óleo de cedro comestível tem uma tampa marrom bastante grande - até 15 cm de diâmetro. Normalmente, a superfície da pele do topo do fungo não é pegajosa, mas como se coberta com cera, a cor varia do amarelo ao laranja-acastanhado. A perna do fungo comestível é padrão, mesmo com um ligeiro afilamento na parte superior, pode atingir a altura de 12 cm.
Amarelo marrom
O lubrificador amarelo-marrom, também chamado de pântano, pilão ou musgo do pântano, difere da maioria dos cogumelos desse tipo por não ter uma capa viscosa, mas escamosa. Em fungos jovens, a superfície da pele na parte superior é coberta por pêlos finos. A cor do fungo é geralmente oliva nos espécimes jovens e amarelo com uma tonalidade avermelhada ou laranja nos adultos.O fungo pertence à categoria dos bastante grandes, podendo atingir 10 cm de altura e até 14 cm de largura ao longo da tampa.
Notável
As fotos da aparência dos boletos comestíveis incluem uma espécie chamada digna de nota. É encontrado com mais frequência em pântanos e você pode reconhecê-lo pelo tom marrom da parte superior escamosa e pegajosa e pelo anel na perna. Neste caso, a cor da perna na parte inferior é vermelho acastanhado, e acima do anel - branco amarelado. O diâmetro do fungo pode chegar a 15 cm, geralmente de altura não ultrapassa os 12 cm.
Siberiano
O fungo siberiano comestível geralmente cresce até 10 cm de largura e 8 cm de altura. Nos exemplares jovens, a cor é amarelo-palha e, à medida que cresce, torna-se amarelo-escuro com manchas marrons. O butterdish siberiano é um fungo com uma pele viscosa, um anel na perna e uma leve franja ao redor das bordas da tampa. É relativamente raro encontrar esta espécie, principalmente na Sibéria em áreas montanhosas próximas a pinheiros.
Cingido
Os boletos comestíveis desta espécie crescem mais frequentemente ao lado do larício e têm uma cor escura - castanho escuro ou castanho-avermelhado. O fungo pode crescer até 12 cm, atinge cerca de 15 cm de largura, geralmente fica um anel na perna. No corte da perna, a polpa é marrom-clara, e dentro do chapéu é amarelo-laranja e carnuda.
Foto e descrição de borboletas de cogumelos comestíveis condicionalmente
Nas florestas russas, você pode encontrar não apenas boletos comestíveis, mas também boletos comestíveis condicionalmente. Isto significa que, em princípio, os cogumelos não são tóxicos, mas na sua forma crua têm um sabor amargo e picante desagradável e podem causar envenenamento.
Fotos e descrições de cogumelos boletus comestíveis condicionalmente devem ser cuidadosamente estudadas. Eles devem ser processados com muito cuidado antes do uso - deixe ferver por muito tempo. Nesse caso, eles não representarão mais perigo para a digestão e o sabor melhorará visivelmente.
Larício
O fungo comestível condicionalmente é facilmente reconhecido por sua cor amarelo brilhante ou laranja brilhante. Ao mesmo tempo, não só os topos, mas também as patas desta espécie de fungos podem orgulhar-se de uma cor viva. Os fungos larício emitem um aroma agradável, mas só podem ser usados na culinária após um longo processamento.
Pântano
O fungo pode ser reconhecido por seu topo amarelado ou ocre com uma protuberância no centro e uma pele pegajosa. A perna do fungo comestível condicionalmente é fina e amarela, geralmente com um anel, e a polpa no corte é de cor limão claro. Sob a influência do oxigênio, a polpa torna-se avermelhada.
Cinza
O boleto de larício cinza ou azul é caracterizado por uma cor cinza-amarelo ou cinza claro, tamanho médio para o boleto e um anel esbranquiçado no caule. A carne do fungo torna-se azulada quando cortada.
Bode
Os oleagos cabritos, também chamados verbasco ou treliça, são geralmente marrom-alaranjados ou marrom-avermelhados e atingem apenas 11 cm de largura. A perna do fungo é da mesma cor do topo, geralmente sem anel. Na maioria das vezes, as espécies comestíveis condicionalmente são encontradas em áreas pantanosas. A polpa branco-amarelada do fungo é boa para comer, mas tem um sabor azedo, portanto, requer um processamento preliminar cuidadoso.
Amarelado
Os cogumelos desta espécie são condicionalmente comestíveis e são encontrados frequentemente em florestas com solos arenosos. Você pode reconhecer a aparência pelo tom laranja-marrom ou ocre de um chapéu pequeno, de até 6 cm de diâmetro. Normalmente, um anel denso permanece no caule do fungo - branco em espécimes jovens e roxo em adultos. A pele dessa espécie, quando comida, causa mal-estar estomacal, por isso deve ser removida e a polpa deve ser bem fervida.
Rubi
Uma variedade de óleo de rubi se distingue por uma cor marrom claro na parte superior e uma espessa perna rosa, às vezes bastante saturada. A camada tubular na parte inferior do chapéu também é rosa.Antes de comer este tipo de alimento, os cogumelos devem ser descascados e devidamente fervidos para eliminar o gosto residual desagradável.
Pimenta
Pimentas, ou boletos de pimenta, são muito pequenas em tamanho - até 6 cm de altura e até 5 cm de largura. Todo o fungo é totalmente colorido em tons de marrom, apenas o caule no corte é de cor amarela com um leve brilho avermelhado. Os fungos da pimenta recebem esse nome devido ao seu sabor muito picante. É permitido comê-los, mas somente após prolongada secagem ou imersão e em pequenas quantidades. Normalmente, este tipo é usado como tempero para vários pratos.
Fatos interessantes sobre boletos
Os pequenos fungos puros têm algumas características únicas. Nomeadamente:
- na foto dos boletos na floresta, pode-se ver que na maioria das vezes eles crescem em colônias inteiras - raramente podem ser encontrados isoladamente, geralmente outros estão localizados bem próximos a um lubrificador;
- são adequados para alimentação principalmente em uma idade jovem - os boletos são freqüentemente afetados por vermes;
- na limpeza, deixam manchas marrons pegajosas na pele, por isso é melhor retirar a pele dos fungos com luvas finas;
- pode causar alergias graves - se você tem predisposição a reações alérgicas, é melhor usá-las com cautela.
É interessante que os fungos não crescem apenas na Eurásia e nos continentes americanos, mas também na África. Acredita-se que eles foram trazidos para países quentes na Idade Média junto com os pinheiros. No entanto, a população local raramente os come - os habitantes da África consideram esses fungos venenosos.
Conclusão
Os cogumelos boletus na foto podem ser encontrados em muitas variedades. Não existem espécies venenosas nesta família, portanto, teoricamente, qualquer um dos óleos de manteiga pode ser usado para alimentação, mas alguns requerem processamento especial.