Contente
O cogumelo do abeto é um cogumelo da família Syroezhkov, também chamado de abeto e considerado uma das deliciosas espécies de cogumelos. Para apreciar o sabor e os benefícios de uma árvore de abeto, você precisa saber sua aparência e onde cresce.
Onde cresce o cogumelo do abeto
Os abetos podem ser encontrados em toda a Rússia central, bem como nos Urais, no Extremo Oriente e na Sibéria. Como o nome indica, os fungos crescem nas florestas de abetos, geralmente se escondem na grama e nas agulhas caídas sob os abetos e, às vezes, sob os zimbros. Às vezes, você pode ver os abetos um por um, mas com mais freqüência eles são encontrados em grupos inteiros.
Os cogumelos verdes spruce são considerados cogumelos tardios, a frutificação máxima ocorre em setembro e os fungos podem ser encontrados na floresta até a geada.
Qual é a aparência de um cogumelo de abeto?
O fungo spruce pode ser reconhecido pela sua capa plana-côncava, com cerca de 10 cm de diâmetro, de cor ruiva ou rosa claro. Nos fungos jovens, a capa é ligeiramente convexa, com as bordas dobradas para baixo e um tubérculo no meio, mas posteriormente sua forma muda gradualmente. Uma característica do cogumelo do abeto é a fragilidade da capa e a ausência de pubescência nas bordas.
De acordo com a foto e a descrição do cogumelo do abeto, sua perna é pequena - apenas cerca de 5 cm de altura, mais curta que a de um cogumelo real. A forma do caule é cilíndrica, nos cogumelos jovens é sólida, e nos adultos é oca por dentro e muito quebradiça. Na cor, a perna é exatamente a mesma do chapéu, e fica verde da mesma forma se estiver danificada.
Quando quebrado, o fungo do abeto libera uma seiva leitosa laranja brilhante, que rapidamente fica verde com a interação com o ar. O mesmo vale para a polpa de laranja, que fica verde na hora do intervalo. Por baixo, a tampa do abeto é coberta por frágeis placas finas de cor laranja claro, que ficam verdes quando pressionadas.
É possível comer cogumelos abetos
Na Europa, o cogumelo abeto camelina é considerado uma iguaria e faz parte de muitos pratos complexos e caros. Os colhedores de cogumelos russos experientes também concordam que o cogumelo do abeto supera o real em sabor e benefício, requer processamento mínimo e é definitivamente adequado para consumo.
Gosto de cogumelo
Do ponto de vista do paladar, os abetos pertencem à prestigiosa 1ª categoria de cogumelos comestíveis. Têm sabor agradável e aroma frutado leve quando fresco.
Os fungos Spruce podem ser processados de quase todas as formas existentes, eles não são adequados apenas para secagem. Mas eles são salgados, em conserva, fervidos e fritos, e às vezes até comidos frescos, lavados e devidamente polvilhados com sal.
Benefícios e danos ao corpo
Os cogumelos abetos, quando consumidos, não só são capazes de agradar com um sabor agradável, como trazem benefícios significativos para o corpo.
- Os abetos contêm proteínas naturais de alta qualidade. Devido a isso, os fungos satisfazem plenamente as necessidades de proteína do corpo e podem substituir com sucesso a carne em uma dieta vegetariana.
- O conteúdo calórico dos fungos do abeto não excede 18 kcal por 100 g de fungos crus. Ao usar eloviks é impossível melhorar, o que significa que você pode comer fungos em uma dieta.
- Camelina contém uma grande quantidade de vitamina A, protege os órgãos da visão de doenças, ajuda a combater a inflamação e acelera a cicatrização de feridas.
- As vitaminas B e C nas cápsulas de leite de açafrão são responsáveis pelo funcionamento normal dos sistemas metabólico e imunológico do corpo humano. Comer eloviki é útil para a prevenção e tratamento de resfriados, para a normalização da digestão.
- Os fungos Spruce contêm lactariovilin, uma substância antibiótica que suprime as bactérias patogênicas. Portanto, é possível comer fungos para qualquer processo infeccioso no corpo - os cogumelos são benéficos até mesmo para a tuberculose.
Os fungos contêm uma quantidade suficiente de fibra. Elovik pode ser consumido para regular a evacuação.
Apesar dos grandes benefícios, os fungos do abeto podem ser prejudiciais em algumas situações. Eles não são recomendados para uso em alimentos:
- com doenças crônicas do fígado;
- com doença do cálculo biliar ou na ausência da vesícula biliar;
- com tendência a fraqueza muscular;
- com constipação frequente;
- se é alérgico a cogumelos ou aos componentes neles presentes.
Elovik não é recomendado durante a gravidez e lactação - os cogumelos podem ser prejudiciais. É melhor não oferecer cogumelos de abeto a crianças e idosos - o produto pode ser muito pesado para sua digestão.
Diferenças entre cogumelos abetos e pinheiros
De acordo com a foto e a descrição, o cogumelo do abeto é muito parecido com seu irmão - cogumelo de pinho, ou real. Eles estão relacionados pela mesma estrutura da perna e do gorro, ambos os cogumelos crescem principalmente em florestas de coníferas e têm sabor semelhante.
Mas, ao mesmo tempo, com a experiência, o abeto e o pinheiro camelina podem ser distinguidos entre si.
- O cogumelo do abeto forma uma simbiose com os abetos e, em alguns casos, com os zimbros. O pinheiro cresce sob os pinheiros e geralmente é menos visível na grama e nas agulhas caídas.
- A tampa do cogumelo do pinheiro é ligeiramente pubescente, e grandes círculos vagos divergindo em diâmetro são visíveis nela. Na árvore de abeto, esses círculos são menores e menos pronunciados, e a capa é desprovida de bordas e frequentemente coberta com muco em tempo chuvoso.
- O cogumelo verdadeiro é mais denso, enquanto o abeto é mais frágil. Na quebra, a polpa de ambos os cogumelos fica verde, mas no fungo do abeto, a mudança de cor é mais rápida.
Quanto ao sabor, é o cogumelo do pinheiro que oficialmente é chamado de iguaria. No entanto, muitos conhecedores de cogumelos são da opinião que o cogumelo do abeto é muito mais saboroso, tanto fresco como processado.
Falsas duplas
É bastante difícil confundir cogumelos com cogumelos venenosos - nenhum cogumelo tóxico tem grande semelhança com os abetos. No entanto, existem vários cogumelos comestíveis com estrutura e cor semelhantes.
Cogumelo real
Na maioria das vezes, os abetos são confundidos com os cogumelos do pinheiro; na aparência e na distribuição, os fungos são mais semelhantes. Os cogumelos do pinheiro são de cor laranja-avermelhada, semelhantes em tamanho aos abetos e sabor semelhantes. Eles podem ser distinguidos principalmente por sua tonalidade, capa pubescente e estrutura menos quebradiça.
Cogumelo vermelho
Em estrutura e forma, o fungo assemelha-se ao pinheiro e ao abeto, mas difere deles no tamanho da capa, até 16 cm de diâmetro, e na cor vermelha brilhante. O suco secretado pelo fungo na fratura também é vermelho escuro. Você também pode reconhecer o fungo pela ausência de círculos divergentes na tampa.
Os fungos vermelhos são adequados para consumo, mas seu sabor é muito inferior ao dos eloviks.
Onda rosa
Como o cogumelo do abeto jovem, a onda tem um topo plano-côncavo e uma cor rosa claro.A maneira mais fácil de distinguir um cogumelo é pelo suco leitoso - é branco na onda e não escurece sob a influência do ar. O cogumelo Spruce, ao contrário dela, libera suco de laranja e rapidamente fica verde no ar.
Regras de coleta
Você pode encontrar os primeiros cogumelos abetos em julho, mas a maior parte dos cogumelos abetos aparecem em setembro e outubro. Muitos desses cogumelos crescem principalmente após um verão chuvoso e podem ser coletados na floresta até a geada.
Na maioria das vezes, os cogumelos abetos são encontrados em grupos inteiros em florestas de abetos jovens e nas bordas das florestas. É muito difícil notar fungos imperceptíveis nas folhas caídas e nas agulhas, portanto, os colhedores de cogumelos experientes recomendam levar uma vara longa com você para uma caminhada de cogumelos. Com este pau, você pode agitar suavemente as agulhas perto das árvores e, se você conseguir encontrar pelo menos um abeto, pode ter certeza de que outros estão localizados nas proximidades.
Como cozinhar o cogumelo do abeto
Os cogumelos de abeto delicado são preparados de todas as maneiras, exceto para secar. Na forma fervida, podem ser adicionados a saladas e acompanhamentos, por vezes os cogumelos chegam a ser comidos crus, generosamente polvilhados com sal. Mas, mais frequentemente, os fungos são em conserva, fritos ou salgados.
Como fazer picles de cogumelos abetos
Para marinar o abeto, primeiro você precisa preparar a própria marinada. Eles fazem assim:
- despeje água em uma panela e coloque uma pequena cabeça de alho descascada, 10 grãos de pimenta-do-reino e ervas a gosto;
- os ingredientes são servidos com 5 colheres grandes de óleo vegetal;
- a marinada é fervida por 10 minutos em fogo baixo.
Ao mesmo tempo, despeja-se 1 kg de cogumelos abetos descascados e lavados com água em outra panela para que o líquido os cubra completamente e põe-se no fogo por meia hora. Quando os fungos estiverem cozidos, você precisará drenar a água imediatamente e colocar os cogumelos em uma peneira para drenar o líquido restante.
Os cogumelos cozidos são colocados em uma jarra de vidro, despejados por cima com uma marinada quente e apimentada e, em seguida, bem fechados com uma tampa. Guarde os cogumelos abetos em conserva em um local fresco, longe da luz solar.
Como salgar cogumelos de abeto
Uma das receitas de processamento mais simples é a salga de cogumelos abetos. O processo é assim:
- cogumelos frescos são limpos de detritos florestais aderidos e enxugados com um pano limpo - não é necessário lavar os fungos;
- em um grande recipiente, os cogumelos são colocados em uma camada densa de vários centímetros de espessura e generosamente polvilhados com uma grande quantidade de sal;
- coloque outra camada de cogumelos por cima, adicione sal novamente, para que as camadas se alternem até que o recipiente esteja cheio.
Em seguida, o recipiente é coberto com uma tampa, pressionado com um objeto pesado e esperar vários dias até que os cogumelos assentem, após o que uma nova camada de leite de açafrão e sal é adicionada. Quando o recipiente está cheio até o topo e os fungos param de se estabelecer, eles podem ser temperados com óleo vegetal e alho, pimenta-do-reino e ervas podem ser adicionadas aos cogumelos de abeto salgados a gosto. Você pode usar cogumelos salgados como parte da salada, ou pode adicioná-los à sopa ou aos pratos principais.
Como fritar cogumelos abetos
Além de decapagem e salga, os fungos costumam ser fritos, por exemplo, ficam muito saborosos com batatas e cebolas. Uma receita simples para fritar abetos é parecida com esta:
- cerca de 700 g de cogumelos abetos frescos são lavados, cortados em pequenos pedaços e fervidos durante meia hora em água com sal;
- os cogumelos prontos são jogados em uma peneira e a água é drenada, e então os cogumelos são colocados de lado temporariamente;
- 500 g de batatas são descascadas, lavadas e cortadas em pequenas barras;
- descasque e corte em meias argolas 300 g de cebolas;
- os fungos fervidos são espalhados em uma panela pré-aquecida untada com óleo vegetal;
- os cogumelos são fritos sem cobrir a panela com uma tampa até que o excesso de umidade evapore dos cogumelos;
- em seguida, despeje a cebola na frigideira e frite junto com os cogumelos até que apareça um tom dourado nas meias argolas;
- na última etapa, coloque um pouco mais de óleo fresco na panela e acrescente as batatas.
A mistura é frita, mexendo regularmente, até que as batatas estejam totalmente cozidas. 5 minutos antes do prato estar pronto, cogumelos e batatas devem ser levemente salgados e pimenta a seu gosto.
Conclusão
O cogumelo do abeto é um cogumelo delicioso e valioso para a saúde, que é considerado uma iguaria em muitos países. É encontrado na floresta de outono com bastante frequência, e você pode cozinhar uma grande variedade de pratos com ele.