Contente
A floccularia de Ricken (Floccularia rickenii) é um cogumelo lamelar da família Champignon, tem uma área de cultivo limitada, cobrindo parcialmente o território da região de Rostov. A espécie é protegida como rara e pouco estudada, havendo trabalhos de busca de novas populações. Não tem outros nomes.
Qual é a aparência da floccularia de Ricken?
Floccularia rickenii é um cogumelo de tamanho médio com uma polpa adocicada e um cheiro agradável de cogumelo. A estrutura do corpo do fruto é densa, a polpa é branca, ao interagir com o ar, a cor na quebra não muda.
Descrição do chapéu
O diâmetro médio do gorro é de 3 a 8 cm, alguns exemplares chegam a 12 cm.Em tenra idade, o gorro é carnudo, espesso, hemisférico. À medida que cresce, ele se abre, tornando-se prostrado-convexo. A superfície da tampa é seca, sem brilho, com pequenas verrugas características. São os resquícios de um velum (manto comum) que protege o corpo frutífero em uma idade jovem. Cada verruga possui de três a oito facetas, com diâmetro variando de 0,5 a 5 mm. Quando secos, os crescimentos verrucosos são facilmente esfoliados.
As bordas da tampa são primeiro dobradas, depois retas, geralmente com fragmentos da colcha. A cor da tampa muda de branco para creme com o tempo. O centro é muito mais escuro do que as bordas e é pintado em tons de palha acinzentada ou cinza-limão.
O verso é coberto por finas lâminas brancas, localizadas próximas umas das outras e descendo até o pedículo. Nos cogumelos mais velhos, os pratos adquirem uma cor creme-limão.
Os esporos microscópicos são incolores, com a forma de um oval largo ou bola. A superfície dos esporos é lisa, às vezes com uma gota de óleo.
Descrição da perna
A cor da perna é idêntica à cor do gorro. Altura - em média de 2 a 8 cm, diâmetro - 15-25 mm. O pedúnculo da floccularia de Ricken tem a forma de cilindro, com um espessamento muito perceptível na parte inferior. Na base, o pedículo é coberto por pequenas verrugas em camadas - cerca de 0,5-3 mm. O topo está vazio. Os espécimes jovens têm um anel que desaparece rapidamente à medida que crescem.
O cogumelo é comestível ou não
A floccularia de Riken é comestível. Os dados sobre qualidades gustativas são contraditórios: em algumas fontes a espécie é descrita como saborosa, em outras - com baixas qualidades gustativas.
Onde e como cresce
A floccularia de Riken é um cogumelo raro listado no Livro Vermelho da Região de Rostov. No território da Rússia, ele pode ser encontrado apenas no subúrbio de Rostov-on-Don (no cinturão de floresta da fazenda Chkalov), nas proximidades da fazenda Ulyashkin no distrito de Kamensky e no maciço florestal Schepkinsky do Distrito de Aksaysky. Também há casos registrados de encontrar esta espécie na região de Volgogrado.
A floccularia de Ricken cresce em outros países:
- Ucrânia;
- República Checa;
- Eslováquia;
- Hungria.
Prefere instalar-se em plantações artificiais de acácia branca, matagais de hedichia e robínia comum. Os corpos de fruto estão localizados no solo, muitas vezes em maciços arenosos de florestas decíduas, crescem em pequenos grupos. Floccularia Ricken adora a vizinhança com bordo e pinheiro tártaro, mas não forma micorriza com eles. Frutificação de maio a outubro.
Duplas e suas diferenças
Em alguns casos, a floccularia de Ricken pode ser confundida com seu parente mais próximo, a floccularia amarelo-palha (Floccularia straminea). Outro nome é Straminea Floccularia. A principal diferença entre os dois tipos é a cor amarela da tampa. Floccularia straminea é um cogumelo comestível de sabor medíocre, que cresce principalmente nas florestas de coníferas da Europa Ocidental.
Conclusão
A floccularia de Riken é uma espécie rara nas florestas russas, mais interessante para especialistas do que para catadores de cogumelos comuns. Para preservar e divulgar ainda mais este representante do Champignon, você deve evitar a coleta em favor de variedades mais conhecidas e saborosas.