Contente
Entoloma vernum é uma das 40 espécies da família Entoloma do gênero Entoloma. Tem um segundo nome, Roseira de Primavera.
O nome determina a época de crescimento dos corpos frutíferos - início da primavera ou primeiros dias do verão. O entoloma tem vida curta, por isso é impossível encontrar o cogumelo em outras épocas do ano.
Descrição do Entoloma da Primavera
Devem ser conhecidas as características de aparência do cogumelo. Uma descrição de cada parte e uma foto do entoloma da mola serão de grande ajuda nisso.
Descrição do chapéu
A tampa do cogumelo é difícil de confundir com outras espécies. Possui uma forma cônica característica com um pequeno tubérculo localizado no centro.
Não tem coloração permanente, a cor varia do cinza ao castanho escuro, por vezes com um toque de azeitona. O diâmetro da tampa não é superior a 5-6 cm. No jovem enthola, a borda da tampa é esgalgada.
A polpa é branca ou acastanhada, não tem sabor nem cheiro.
As placas estão presas ao pedículo ou são soltas, onduladas, largas. Inicialmente, uma cor cinza pálido, depois com uma tonalidade avermelhada. Esporo rosa em pó.
Descrição da perna
O caule do fungo Entoloma é fibroso de primavera, ligeiramente engrossado próximo à base. Pode ser mais claro que a tampa ou um tom. O comprimento da perna é de 3 a 8 cm, o diâmetro é de 0,3 a 0,5 cm. Em espécimes antigos, atinge a espessura de 1 cm. Não há anel.
O cogumelo é comestível ou não
Cientistas de diferentes países afirmam que o Entoloma é venenoso na primavera. O corpo de frutificação contém toxinas que interrompem a atividade do sistema nervoso. Os sintomas de envenenamento são perceptíveis 30 minutos após o uso de Entoloma.
Onde e como cresce
Prefere solo arenoso, o Entoloma pode frequentemente ser encontrado nas bordas da floresta, onde há liteira de coníferas. Menos frequentemente nas profundezas da floresta. Eles crescem em grupos de 3-5.
A região de cultivo é muito grande - em todo o território da Federação Russa, até as regiões do Extremo Oriente.
Duplas e suas diferenças
Por fora, a primavera pode ser confundida com o Entoloma Sedoso (Entolomasericeum).
Mas esta espécie é muito rara, quase nunca encontrada nas regiões da Rússia. É considerado um cogumelo comestível condicionalmente. A principal diferença é o tempo de crescimento. O cogumelo aparece em agosto e cresce até o final de setembro, quando a primavera não pode mais ser encontrada. Portanto, você só pode cometer um erro sem ter informações sobre a espécie.
O segundo duplo é Entoloma clypeatum.
Cogumelo comestível, frutificando de meados de maio a setembro. Prefere florestas mistas ou decíduas, pomares. Externamente, é muito semelhante ao de mola. Portanto, os amantes deste cogumelo devem ter cuidado. As espécies crescem ao mesmo tempo, quase não diferem na aparência. Sadovaya é caracterizado por um cheiro fraco de farinha.
A fibra fibrosa (Inocyberimosa) também pode ser confundida sem o saber.
A diferença está na cor do cogumelo e nos pratos (ligeiramente vermelhos). A espécie é venenosa, com dados pouco apetitosos. Uma reminiscência de um cogumelo venenoso.Graças a isso, os amantes da "caça silenciosa" contornam a unidade de fibra óptica.
Um vídeo visual para lembrar bem a aparência do cogumelo:
Conclusão
O entoloma de primavera tem um período de frutificação limitado e uma aparência pouco apetitosa. Tendo encontrado uma cópia que corresponda à descrição e à foto, é melhor ignorá-la.